segunda-feira, 18 de julho de 2011

Petecão consegue anular exigência para estudantes brasileiros na Bolívia

O embaixador brasileiro na Bolívia, Marcel Biato, comunicou oficialmente esta semana  ao senador Sérgio Petecão (PMN) que o Governo da Bolívia desistiu  de exigir comprovante de residência aos estudantes brasileiros residentes em Cobija,capital do Departamento de Pando,na Bolívia.
Peteco_1607
Os estudantes, a maioria acreanos, foram surpreendidos mês passado com a exigência do documento, sob pena de não poderem fazer os exames. ”Felizmente tudo foi resolvido”, resumiu o senador.

Ao saber da exigência, Petecão se reuniu com um grupo de estudantes em Epitaciolândia e telefonou diretamente ao embaixador Biato, em La Paz, comunicando o fato.
O diplomata  entrou em contato com o Consulado de Cobija que confirmou as denúncias. Petecão, então, elaborou um requerimento ao chanceler Antonio Patriota solicitando informações quanto às medidas que o Governo brasileiro iria tomar em relação ao caso. No documento, lembrou dos acordos bilaterais na áreas de educação e cultura ,”e a reciprocidade nas relações, já que inúmeros estudantes bolivianos estudam no Brasil desfrutando até de bolsas”.

Por seu lado, os estudantes brasileiros chegaram a fechar a ponte Wilson Pinheiro, em Brasiléia, exigindo uma solução para o problema. Finalmente esta quinta-feira o Governo boliviano comunicou o fim  da exigência.
Vários alunos ficaram gratos pela intervenção direta do senador. Pelo twitter,Gladson Alencar agradeceu:”Muito Obrigado,Sérgio Petecão, por tudo o que está fazendo por nós ,estudantes de Cobija”. Já Mayara Mesquita resumiu: ”Senador, já foi liberado.....Obrigada pela força”.
Restou a Petecão agradecer às autoridade diplomáticas brasileiras e  bolivianas pelo fim da pendência.”Agora é estudar em Cobija  com a certeza de poder morar no lado brasileiro”.
Matéria:agazetadoacre.com(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário