quinta-feira, 21 de julho de 2011

Petecão responde a ataques feitos por Tião e Aníbal e diz que petistas têm medo de abertura da caixa preta das obras da BR364


O senador Sérgio Petecão resolveu abrir o verbo sobre o medo que os petistas teem de uma rigorosa fiscalização na aplicação dos recursos das obras da BR 364 [Sena Madureira/Cruzeiro do Sul] em que sejam descobertas irregularidades. “Eles sabem que a “caixa preta” vai ser aberta e muitas pessoas que se dizem santo vão ter que enfrentar o fogo do inferno”, disse o senador se referindo a lideranças petistas.
Entrevistados pelos jornalistas do complexo de comunicação dos Camelis estabelecido em Cruzeiro do Sul, Tião Viana afirmou que Petecão, em 20 anos de mandato, nunca  destinou qualquer tipo de emenda para a pavimentação da estrada, fato que foi rechaçado pelo senador, que destacou que durante o período em que foi deputado estadual, suas emendas jamais foram liberadas pelo ex-governador Jorge Viana (PT), mas sempre conseguiu aprovar todos os projetos das administrações da FPA, no período em que ocupou a presidência da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
Em sua defesa, Petecão foi categórico em enfatizar que não é contra a conclusão da BR 364, e ao contrário do que o governador Tião Viana disse, jamais fez lobby em Brasília contra a liberação de recursos para o Estado. “Não conheço ninguém que seja contra essa estrada. Tudo que quero é esclarecer as dúvidas das pessoas, que todas as vezes que vou a Cruzeiro do Sul, questionam quando a estrada ficará pronta. Não podemos sacrificar o sonho das pessoas do Juruá em detrimento do enriquecimento de um pequeno grupo de pessoas que saqueiam os cofres públicos há mais de 16 anos”, justifica o senador Petecão.
Sérgio Petecão disse ainda, que os políticos da FPA não suportam o fato de os políticos de oposição querer o cumprimento das leis, sobre a instalação do processo de investigação dos recursos públicos, um direito que é garantido aos parlamentares de oposição. “A função de um parlamentar não é só colocar emendas ou aplaudir as ações do governo. Precisamos ter a isenção de levantar e apurara as irregularidades em processos licitatórios fraudulentos, onde os preços são manipulados de acordo com a conveniência dos governantes e empreiteiros. Tião Viana e Aníbal Diniz criticam porque não se acostumam com o processo democrático”.
O senador questionou ainda as informações de Tião Viana, que durante a entrevista disse que o quilômetro de estrada no Acre oscila de R$ 500 mil, a R$ 4,5 milhão. Segundo Petecão o período em que a construção teve menor avaliação por quilômetro foi na administração do ex-governador Orleir Cameli. “Nas reportagens e levantamentos de Narciso Mendes, que hoje está do lado da FPA, o empresário mostrava o superfaturamento e a baixa qualidade dos insumos consumidos na construção da estrada. Portanto, eles questionam as informações de um engenheiro e dos relatórios do TCU, que constataram as irregularidades”, diz Petecão.
O governador Tião Viana chegou a afirmar que Petecão teria inveja, já que segundo Viana, os governos da FPA, junto com antigo desafeto e novo aliado, Orleir Cameli, que foi acusado até de ser narcotraficante pelos petistas, lutaram e lutam incansavelmente pela conclusão da estrada. “Não vejo motivos para ter inveja em desperdício de dinheiro público. Todos os anos, o ritual se repete, eles asfaltam um trecho e durante o inverno, o serviço de péssima qualidade se derrete com as chuvas. O que o governador precisa entender é que o Acre está se endividando a cada dia, por causa de uma obra que é usada como moeda política em toda eleição”,  destaca.
Sobre as declarações do senador Aníbal Diniz, que classificou o senador de incoerente, irresponsável e desonesta. E foi enfático: “estou sendo bastante responsável e honesto, já que quero tornar público os gastos com estrada, e falo com a autoridade das pessoas que me elegeram através do voto, ao contrário do senador petista que herdou um mandato e tenta jogar a sujeira para debaixo do tapete. A estrada gerou e continua gerando riquezas, mas apenas para os empreiteiros que contribuem com as campanhas milionárias da Frente Popular, destinando generosas quantias de dinheiro para os mandatários da coligação”, dispara.
Sérgio Petecão, que teve o direito de resposta negado nas emissoras do Juruá, já que segundo ele, pessoas ligadas ao governo teriam ligado aos diretores e determinado que os apresentadores não poderiam entrevistá-lo, destacou que teme pela crise que se instalou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília chegue ao Acre e os recursos para a conclusão da estrada não sejam mais liberados, se ficar comprovado que existam irregularidades na aplicação do dinheiro na obra.
“Tenho medo sim, que eles não terminem a estrada e digam que não terminaram a estrada por causa da oposição. A roubalheira dentro do Dnit pode perfeitamente respingar no Acre e certamente os políticos ligados a Frente Popular, vão culpar a oposição que pediu o cumprimento da lei na investigação dos recursos públicos. Mas a preocupação não termina nesta questão. Os setores da estrada que foram construídos se acabando novamente e lá vem mais aditivo para encher os bolsos nas empreiteiras que se especializaram em trabalhar apenas na BR 364, porque as obras de má qualidade se transformaram na mina de ouros dos empresários”, acrescenta Sérgio Petecão.
Matéria:Ray Melo, da redação de ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário