sexta-feira, 22 de julho de 2011

Prevenção: prefeitura começa a entrega de quase 2 mil filtros d’água para famílias da zona rural de Sena.


Moradores da zona rural de Sena Madureira estão recebendo um importante aliado para a prevenção de doenças transmitidas pela água de beber. Na semana passada a prefeitura de Sena Madureira recebeu uma remessa de 1.780 filtros, que já começaram a serem entregues as famílias contempladas. Os primeiros 22 filtros foram entregues a comunidade São José, localizada no quilômetro 38 da estrada Linha Seca.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Nelson Sales(foto abaixo), os filtros são oriundos do governo do estado, através do ProAcre, e visão a prevenção de Hepatites, Verminose, diarréia e outras doenças que são transmitidas por meio da água consumida sem o devido tratamento.

“Com os filtros os moradores poderão filtrar a água da cacimba para o consumo sem problemas de contaminação. É um cuidado que custa caro, mas quando se trata de saúde pública todo investimento é compensado”, afirma Nelson Sales.
Segundo o secretário, a distribuição dos utensílios vai continuar neste final de semana. Dessa feita as comunidades atendidas são Uirapuru e Edilza Carneiro, na BR-364. Aproveitando a presença dos moradores, a prefeitura de Sena Madureira vai realizar nessas localidades mais uma etapa do programa saúde itinerante, inclusive fazendo o teste rápido de Hepatites Virais.
Posteriormente as demais comunidades também serão contempladas. Segundo a secretaria municipal de saúde, no rio Iaco todos os moradores estão cadastrados, além dos projetos de assentamentos favo de mel e Joaquim de Matos.

O secretário adverte que as entregas ocorrerão somente nas comunidades da zona rural. “Não adianta querer se apressar e vir à secretaria porque os filtros destinados as famílias cadastradas pelo ProAcre. Para isso, vamos retornar com a equipe médica que fará o atendimento e depois a distribuição e orientação para a utilização do equipamento”, ressalta.
Os filtros de cerâmica contêm três velas para tratamento d’água e tem capacidade para armazenar cerca de 15 litros de água.
Segundo levantamento do setor de saúde, grande parte das doenças que atingem os moradores estão relacionadas à água de cacimba, que aparentemente é limpa, mas quando não filtrada transmite vários tipos de doenças, inclusive a gastrite. Com os filtros o número de pacientes deve diminuir substancialmente nos postos de saúde.

Com informações de Aldejane Pinto/Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário