domingo, 24 de julho de 2011

Revista do Futebol Acreano destaca participação do Grêmio no Estadual

Imagem:umtimepordia.blogspot.com
 
Lançada recentemente pela Federação de Futebol do Acre, a revista relembra as três participações do “ Mais querido do Vale do Yaco” nos estaduais de 1994, 95 e 96.
         No primeiro campeonato de futebol profissional de sua história o Grêmio começou com o pé direito. A equipe comandada pelo então Capitão da PM Marcus Wismam, conquistou o titulo do torneio inicio ao vencer o favorito Atlético Acreano na final.
         A Edição Histórica da Revista destacou: O Grêmio Esportivo Acreano jogou ofensivamente e logo eliminou a Adesg;  depois venceu o Independência nas penalidades e por ultimo, o Atlético Acreano por 1 a 0, gol do zagueiro Ferrugem. O time foi comandado pelo o Capitão PM Marcus wismam.
         O jogo de abertura  foi entre Grêmio, de Sena Madureira, e Adesg, de Senador Guiomard,  dois clubes representantes do interior do Estado. O jogo aconteceu no Estádio Marreirão em Sena Madureira. Resultado Grêmio 1 x 2 Adesg.
         Na disputa por uma vaga no quadrangular final o Grêmio enfrentou o Rio Branco. No primeiro confronto em Sena Madureira, o time da Capital venceu pelo o placar mínimo. Gol  de Ney aos 8 minutos da etapa final. Na partida de volta, no Estádio José de Melo, o Estrelão venceu por 4 a 0.
         Em 1995, o Grêmio também chegou a decisão do torneio inicio, mas o titulo ficou com o Rio Branco, que venceu nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
         O Grêmio entrou em campo com a seguinte formação:  Durval,  Siqueira,  Jairo, Darck e Nenê Diniz; Cita,  Ermilson e Neno;  Ribeiro, Ney Benone ( Balão)  e Maradona. Técnico Elder Teixeira.
         Após o torneio inicio veio o campeonato, a revista relata alguns jogos do Grêmio. Em casa o time de Sena Madureira goleou a Adesg por 5 a 2. Na abertura do returno o  “ Mais Querido”, surpresa, em casa o Grêmio perdeu por 3 a 0 para o Atlético Acreano.
         Em 1996, o oficial da Policia Militar Marcus Wisman, voltou a comandar o time de Sena Madureira. Por conta das dificuldades encontradas no futebol local, da falta de apoio e transporte até Rio Branco.
         A base do time foi formada por policiais militares da Capital Acreana.  No torneio inicio da temporada o Grêmio voltou a brilhar conquistou o torneio inicio.  O  “ Mais querido” derrotou na final  o Atlético Acreano ( 1 a 0) gol de Lolô ( hoje sargento da PM e atacante do Galvez ).
         No campeonato o Grêmio perdeu para o Rio Branco ( 1X3). O Rio Branco foi campeão do Estadual.
         Este foi o último ano que o Grêmio disputou o Campeonato Profissional. A partir daí o futebol do Vale do yaco foi literalmente abandonado.
         Para o Deputado Gilberto Diniz (PT do B), que antes de ser parlamentar atuou muito tempo como cronista esportiva, faltou vontade e principalmente compromisso como o Futebol da nossa cidade por parte dos representantes municipais.
         O Deputado disse que hoje a situação também não é diferente. Ele citou como exemplo o Estádio José Marreiro Fillho, “ Em 2007 fizeram uma verdadeira festa na quadra da praça, com a presença do ex- secretario de esporte Jose Alicío e de outras autoridades. O prefeito aproveitou para lançar a “ Pedra Fundamental de reconstrução do Estádio, mas não passou de promessas, acho que nem a maquete do estádio eles tem mais”, concluiu o parlamentar.
         Segundo as informações, hoje as obras depois de reiniciadas e prometidas mais uma vez estão paradas. Falta de pagamento.

Fonte:www.gilbertodiniz.com.br
* Obs: Preste atenção na escalação do time de 1995, quem substitui  Ney Benone, um dos melhores jogadores do time, eu...também faço parte da história do Futebol Sena Madureirense e Acriano; isso é muito importante, vou registrar e guardar para mostrar no futuro para minha filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário