sexta-feira, 22 de julho de 2011

Saúde em Capixaba está entregue às baratas

flagrante
Os moradores do município de Capixaba, localizado cerca de 77 km da capital, que necessitam de atendimentos médicos nos dois postos de saúde da zona urbana, quando chegam ao centros se deparam com a falta de médicos e de remédios. Há 58 dias o Posto de Saúde Ildefonso Cordeiro está sem médico e atende apenas com enfermeiros. Na unidade familiar Dr. Luiz F. Magalhães, a única médica, Renata Maria Marques Pinto, não tem CRM, assina receitas com carimbos de outra especialista que nem pisa em Capixaba. O caso foi denunciado no Ministério Público Federal.
A estrutura física da Unidade de Saúde está comprometida. As lentes do ac24horas flagraram material hospitalar conservados na mesma geladeira dos funcionários. Na parte externa, a caixa d’água está sem tampa, se transformando em um criadouro de dengue. O lixo do Posto é armazenado praticamente junto com a sala de curativos.

Na unidade F. Magalhães, no centro da cidade, as cadeiras dos funcionários são cobertas com material de publicidade. A mesa do consultório médico e calçada com pedaço de papel. A lista enviada ao secretário Claudio Feitosa, escrita à mão, informa entre 33 itens, “umidade nas paredes e mau cheiro no banheiro”, diz a enfermeira Geruza Brito Sarki.

- Isso é uma vergonha, alguém está se beneficiando com o dinheiro da saúde deste município, a população sofre com essa ingerência do prefeito Joais. Faltam remédios, mas eles tem dinheiro para comprar GPS, por isso resolvemos denunciar – disse o senhor José Henrique.

O mesmo acontece com remédios, moradores com pouca renda e que necessita pegar remédios, falam que raramente conseguem pegar os indicados nas receitas. Nossa equipe foi levada à farmácia. Só tinha amoxilina.

- Não tinha nem soro fisiológico, teste de glicemia para diabéticos raramente existe, hoje tem porque a equipe foi em Rio Branco buscar – acrescentou Henrique.
Médica sem CRM atende com carimbo de outra profissional
falsaO ac24horas flagrou um dos atendimentos médicos que é feito pela médica Renata Marques Pinto que não tem CRM. Após a consulta, conseguimos fazer uma cópia do atendimento encaminhado ao SAMUR onde consta o carimbo da médica Claudineia M. Barroso.

O exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e estelionato é patrocinado pela prefeitura. Segundo a médica Renata, ela recebe um salário provisório para consultar no Posto de Saúde.

- O prefeito tem conhecimento da situação, eu estou aqui há seis meses, ninguém quer vir para esta cidade. Eu fiz o projeto piloto, me levaram para lá com a promessa de me darem CRM e isso nunca aconteceu – desabafou a médica.

Com uma população de 8.810 habitantes, com mais um médico que atende na zona rural, os índices de médicos por habitantes se igualam aos de países como a África. O Conselho Regional de Medicina garantiu que tão logo seja provocado, irá punir a profissional que em tese, emprestou o seu CRM. O secretário de saúde de Capixaba não atendeu e nem retornou as ligações feitas ao seu telefone celular *408 *223.
Matéria:Jairo Carioca - da redação de ac24horas

2 comentários:

  1. Eita! Que vergonha!

    Porém é essa é a verdade!
    Também quem manda eleger vereadores leigos, que não sabem defender seus direitos quanto mais o do povo!

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá esta chegando a hora de mudar essa história. Já temos muitos nomes, qual será o super herói que vai conseguir trabalhar nesta prefeitura falida.KKKKKKKKKKKKKKK,RIRIRIRIRIRIRRRRRRRR.

    ResponderExcluir