sexta-feira, 22 de julho de 2011

Iniciam punições para policiais que participaram de ato contra o governo

Imagem:bizudepraca.blogspot.com
Enganou-se quem pensava que o governo do estado, por meio do Comando da Polícia Militar iria deixar de graça a participação de policiais militares do ato realizado por onze sindicatos do funcionalismo estadual contra a política salarial do estado, realizado no dia 14 de maio.
Naquela data, centenas de servidores estaduais de mais de noves categorias, incluindo a policia militar, foram ás ruas protestar contra a posição do governo em não conceder um reajuste salarial. Dias depois, muito pressionado, o governo anunciou um reajuste de 20%, mas as conseqüências para os policiais militares que engrossaram aquela marcha começaram a surgir agora.
Em Boletim interno com data de 20 de julho de 2011, assinado pelo Tenente Coronel Francisco Alberto Espíndola da Silva, comandante do 1° BPM,  o comando informa a punição de cinco policiais com detenção e até prisão, por terem participado do manifesto.
Documentos obtidos com exclusividade pelo AC24horas comprovam as punições e revelam que o pano de fundo da ¨justiça disciplinar¨ adotada pelo comando da PM, na verdade é uma tentativa de amedrontar a tropa e tentar retomar o controle político entre os militares.
O primeiro a ser punido foi o sargento Valdemir Almeida Dantas, que recebeu como pena dois dias de detenção na sede do comando geral. O relatório que decidiu pela punição do militar está assinado pelo capitão Luzelândio Freitas Pinheiro, sub comandante do 1° BPM,com data de 26 de junho de 2011,  que em um trecho do despacho, diz: ¨entendo,em tese, pelo cometimento da transgressão de natureza grave, razão pela qual, opino pela punição disciplinar do policial militar¨, concluiu o sub-comandante.
Diz ainda o documento que o referido policial militar será dispensado no período em que estiver punido para realizar a alimentação em casa, com prazo de uma hora para retornar ao quartel, sendo este tempo fiscalizado pelo comandante de patrulha.
Com a mesma pena também foram punidos o sargento  Valdemir Ferreira da Silva, e os soldados André Cabreiro da Silva e Fábio Júnior Gonçalves da Silva. Pelo que está contido nos documentos, a punição dos militares se iniciou na manhã de ontem, quinta-feira, e termina na manhã do próximo sábado.
Sargento foi punido com prisão
O sargento Raimundo de Souza Vale não teve a mesma sorte que os colegas. Ao contrário dos outros militares, que estão apenas detido no quartel, podendo circular livremente nas dependências do prédio, desde que estejam uniformizados com a farda de educação física, ele vai passar dois dias em uma das celas do comando geral.
Nem o relatório, tampouco o despacho do comandante justificam porque o sargento foi julgado com mais rigor, uma vez que em tese, teria praticado a mesma falta disciplinar.
Policiais Militares que por motivos óbvios não querem ser identificados disseram á reportagem que este é apenas o primeiro lote de muitas punições que serão aplicadas á tropa nos demais Batalhões. Alguns afirmaram que a medida disciplinar, na verdade tem caráter político e de perseguição á aqueles que apenas foram ás ruas protestar por melhores salários e melhores condições de trabalho.
Matéria:Jairo Barbosa/ac24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário