terça-feira, 19 de julho de 2011

Expoacre 2011 terá um dia dedicado a Ovinocultura

A ovinocultura vem crescendo em todo Acre. Além do aumento nos efetivos dos rebanhos, o trabalho pioneiro da empresária Luciana Mendonça [Grupo Contri] vem estimulando a cadeia produtiva com um programa de seleção dedicado aos ovinos sul-africanos Dorper e também à Raça Santa Inês. Graças a este trabalho e as parcerias firmadas com o Governo do Estado, Sebrae e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, o primeiro abate do Frigorífico Annasara será realizado na programação da Expoacre.
A segunda-feira de exposição terá programação destinada a ovinocultura. Durante todo o dia 25 acontecem exposições de animais, palestras com ministrantes de fora do Estado e outras atividades voltadas aos produtores de ovinos do Acre e de regiões circunvizinhas.
- Para chegar até aqui tivemos um trabalho de muita persistência, de coragem mesmo. Estamos saindo de um rebanho de 75 mil para mais de 120 mil cabeças e o melhoramento genético é a nossa grande meta –, disse a empresária Luciana Mendonça, esposa do empresário Alberto Moreto.
O método utilizado para o estimulo do negócio com ovinos no Acre pode ser comparado ao construtivista da educação revolucionária feita pelo filósofo Jean Piaget. Em parceria com o Sebrae, 33 produtores foram conhecer o trabalho no setor de ovinos realizado em Rondônia, onde aconteceu um dia de campo com os produtores acreanos.
- Nesta viagem os produtores fizeram a aquisição de 30 reprodutores da raça Santa Inês com o objetivo de melhorarem o seu rebanho – conta Luciana.
Depois foi a vez dos empresários trazerem os produtores para conhecer a realidade local. Com o apoio da Associação Acreana de Criadores de Ovinos e Caprinos do Acre, a AACO, as técnicas foram repassdas em atividades nas propriedades do Grupo Contri, em Rio Branco. Eles mostraram que é possível trabalhar a partir das realidades de cada produtor, mesmo em regiões tipicamente dedicadas a outras atividades pecuárias, como bovinocultura de corte. 
O veterinario Alex Cicinato é outro incentivador do projeto. Ele vem se dedicando de forma exclusiva à formação da nova cadeia produtiva mostrando que com a união de criatividade e técnica, é possível tornar o negócio de ovinos rentável. Os animais das raças Dorper e Santa Inês, segundo Cicinato, atendem o mercado, principalmente se tratando de rusticidade, conversão alimentar, rendimento de carcaça, ganho de peso, fertilidade e precocidade.
- Nosso maior objetivo agora é estimular a produção perseguindo de forma paralela ao melhoramento genético, isso também é fundamental para o sucesso do negócio – lembrou o veterinário.
O Frigorífico Annasara já é uma realidade. Erguido na Rodovia Estadual AC 10, sentido Porto Acre, a obra recebe os últimos acabamentos. O primeiro abate será durante a programação da Expoacre, feito com animais selecionados e comprados de produtores da região.
- As compras de animais estão abertas, os produtores podem procurar a sede do Frigorífico e também na própria Expoacre, no stande do Annasara ou na Associação – acrescentou Cicinate.
frigorifico_annasara_in700

Expoacre terá um restaurante especializado em carne de cordeiro
Outro avanço que acontece graças ao desenvolvimento da cadeia produtiva será o funcionamento durante toda a Exposição, de um restaurante que servirá pratos da ovinocultura. Segundo Luciana, o primeiro abate acontecerá para atender este espaço especial da culinária de ovinos.
- O restaurante foi cedido pelo governo do estado, para AACO -Associação Acreana de Criadores de Ovinos e Caprinos – disse Luciana.
Outro objetivo da empresária, que não esconde sua alegria com o empreendimento no Estado é divulgar as receitas com a carne de cordeiro, mostrando que não existe mais resistência à carne com sabor surpreendente.
- Na Expoacre vamos incluir através do restaurante terceirizado, cardápio à base de cordeiro, como paleta assada com nozes e hortelã, picadinho e esfias, agradando o paladar sofisticado dos clientes – garantiu a empresária.
Luciana fez questão de agradecer o apoio e a parceria que vem recebendo do governo do Estado através do secretário de produção Mauro Ribeiro e do Sebrae no Acre.
Matéria:Jairo Carioca, de Rio Branco-Ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário