sexta-feira, 6 de maio de 2011

Inflação oficial fica em 6,51% em 12 meses, mostra IBGE

 

Resultado de abril ultrapassa teto da meta do Banco Central, de 6,5%.

A Taxa acumulada em 12 meses é a maior desde Julho de 2005.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,77% em abril e acumula alta de 6,51% em 12 meses, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (6). O resultado ultrapassa o teto da meta estabelecida pelo Banco Central para este ano, de 6,5%. Frente a março, que registrara taxa de 0,79%, o índice mostra desaceleração. Em abril de 2010, a taxa havia ficado em 0,57%.
 
A taxa acumulada em 12 meses em abril é a maior desde julho de 2005, quando o IPCA ficara em 6,57%, de acordo com a série histórica do IBGE.
Na opinião de especialistas ouvidos pelo G1, apesar de o resultado anual não ser o ideal, não há indícios de que haverá pressões inflacionárias tão fortes, e consequente descontrole de preços, ao longo do ano. Segundo os economistas, a variação da taxa acumulada vem acelerando nos últimos meses, num ritmo contrário ao da mensal, porque reflete o grande aumento de preços registrado no ano passado. Nos últimos dias, o Banco Central já havia reconhecido que a meta não deveria ser cumprida e que o desafio do governo seria trazer a taxa ao centro da meta, de 4,5%.
A maior variação no acumulado em 12 meses partiu do grupo despesas pessoais, com alta de 8,44%, seguido de educação (8,06%) e alimentação e bebidas (7,81%), segundo o IBGE.

Fonte:g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário