segunda-feira, 16 de maio de 2011

Com Acre em ‘estado de greve’, deputados se preparam para passeio

Imagem:djaildocomunicandocerrocorarn.blogspot.com
Gastos com viagem a Florianópolis ainda é uma incógnita para a população que vai arcar com os custos
Com os maiores sindicatos do Acre em busca de reajustes e reposições salariais, deputados da base e da oposição se preparam para férias fora de época em Florianópolis (SC). Estima-se que mais de um terço do plenário estará ausente esta semana.

Com todas as despesas pagas com recursos públicos, os deputados vão participar da posse de Luiz Tchê (PDT) na presidência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), entidade que reúne os parlamentares das 26 assembleias e da Câmara Distrital. Os deputados terão passagens, hospedagem e diárias pagas com dinheiro público.

Desde a semana passada Agazeta.net tenta obter da Assembleia Legislativa do Acre os gastos referentes à caravana que vai a Florianópolis. Até o momento não houve respostas ao requerimento apresentado.

A 15º Conferência da Unale acontece entre os dias 18 e 20. É justamente nesta época que estão agendadas as maiores manifestações dos dois principais sindicatos do Estado; o da Educação e da Saúde.

Nos últimos anos, a Assembléia Legislativa se tornou a intermediadora das negociações entre sindicatos e governo. A Casa passou a ser o palco das manifestações das várias categorias dos servidores públicos. Esta semana, porém, os sindicalistas podem não contar com o apoio dos deputados estaduais. 
Casa não tem mecanismos de transparência

Ao contrário do governo do Estado e do Ministério Público que mantêm mecanismos de transparências em seus portais na internet, a Assembleia Legislativa não dispõe de nenhum instrumento que possibilite ao contribuinte acompanhar seus gastos.

As edições do Diário Oficial da Casa publicados datam de janeiro deste ano, quando o Poder ainda era presidido pelo ex-deputado Edvaldo Magalhães (PC do B). Por serem documentos escaneados, a visualização não é a das melhores.

No portal do Ministério Público está disponível os salários de seus promotores e procuradores. Já o Portal da Transparência do governo disponibiliza todas as verbas usadas pelo Executivo. A Assembleia Legislativa tem um orçamento de mais de R$ 60 milhões.
* Será esse um dos motivos do Estado não ter dinheiro para dar aumento aos verdadeiros trabalhadores?

Matéria:Adailson Oliveira, do Site Agazeta.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário