segunda-feira, 23 de maio de 2011

Deputado Major Rocha presta solidariedade a PMs de Sena Madureira


O deputado estadual Werles Rocha se reuniu com os militares do oitavo Batalhão, no final de semana, para prestar solidariedade aos policiais que poderão ser penalizados com prisão, por conta do movimento estadual da categoria, que paralisou as atividades nos últimos dias 13 e 14 de maio. Como represália, o comando geral da PM enviou notificação para que eles apresentem justificativa num prazo de 48 horas, que termina nesta segunda-feira (23).
A prisão de 21 militares de Sena Madureira é tida como certa, uma vez que os envolvidos devem assumir o motivo da paralisação. E de acordo com regime disciplinar da PMAC, esse tipo de manifestação é passivo de prisão.
Na reunião com o deputado, que também é policial militar, o efetivo recebeu o apoio do mesmo e a garantia de que o movimento deve continuar, caso o governo não atenda a reivindicação salarial da classe. “A Polícia militar mostrou que é unida, caso não tenhamos uma resposta favorável, iremos realizar novos protestos”, afirmou o deputado Major.
Rocha disse ainda que a categoria não teme esse tipo de represália. “Hoje são 21 que estão sendo penalizados em favor dos demais aqui em Sena, mas amanhã pode ser o restante da tropa, e todos estão preparados. Por isso, o movimento se fortalece e tem o meu total apoio”, garantiu.
Perguntado sobre a vinda de policiais da Força Nacional ao estado, Major Rocha demonstra tranqüilidade. Segundo o deputado, os policiais que compõem a força não preocupam a PM acreana. “São policiais como nós, eles estão ganhando para isso. Por sinal, estão recebendo cerca de R$ 09 mil ao mês, dinheiro que o governo do estado deveria pagar aos nossos policiais”, avalia.
O prazo de avaliação da possível defesa dos 21 policiais de sena termina em 05 dias. Em seguida, os mesmos receberão uma punição, quando pode ser publicada a prisão dos manifestantes ou outro tipo de advertência. Até lá ainda não existem outras manifestações programadas.
Major Rocha tem forte influência sobre o oitavo Batalhão, não somente por ser deputado, mas por ter comandado a tropa de Sena por mais de 05 anos. Na reunião, os PMs garantiram manter a união estadual, que segundo eles, vem se fortalecendo cada dia mais.
Além disso, Rocha foi um dos líderes da associação dos militares do Acre, onde começou sua carreira política. Formado em direito e Major PM, o mesmo vem encabeçando diversas manifestações, com o apoio da corporação, que podem resultar em grandes mudanças na PM do Acre.
Curiosidade
Por conta do não comparecimento ao trabalho dos PMs escalados nos dias13 e 14 de maio, os policiais que estavam de serviço no dia anterior tiveram que permanecer no posto até o final do movimento. Um dos pontos do RD/PMAC determina que o policial que abandonar o posto de trabalho sofre punição automática, cuja pena é cumprida com vários dias de prisão. Na PM, o serviço só acaba quando é entregue a próxima equipe escala pelo comandante independente do dia que for.
Da Redação do Sena24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário