sexta-feira, 27 de maio de 2011

Saiba o que deve adotar ou evitar para ter mais cálcio no organismo

Imagem/fisiostore.com.br
Você sabia que apenas 10% da população brasileira ingere a quantidade diária de cálcio recomendada? O Estudo Brazos Nutricional, que é a mais completa pesquisa já realizada sobre alimentação no Brasil, avaliou 2.420 pessoas em 150 municípios espalhados por todo o país e concluiu que os brasileiros ingerem uma quantidade de cálcio três vezes abaixo da quantidade diária recomendada internacionalmente.

Essa quantidade ideal é de 1000mg por dia, o equivalente a três copos de leite integral mais uma porção de queijo amarelo. Ter um consumo abaixo desse valor pode desencadear doenças como osteoporose e hipertensão, além de facilitar fraturas ósseas por quedas.

Porém, não basta apenas ingerir esses alimentos - existem diversos outros fatores que influenciam a absorção do cálcio pelo organismo.
- Pratique exercícios: Atividade física e absorção do sol, ajudam muito.
- Magnésio e Fósforo: São boas fontes de Magnésio as folhas verdes escuras e as castanhas. Já o Fósforo é encontrado em carne, leite e derivados.
- Vitamina D: Dentre as fontes alimentares desse nutriente estão a Sardinha, o Salmão e os Cogumelos.
- Prebióticos: Eles são um tipo de fibra encontrada em frutas como maçã e laranja; legumes e verduras como almeirão, chicória, cenoura, cebola e alho; cereais como aveia; e industrializados enriquecidos com o componente.
- Evite o excesso de proteínas: as proteínas de origem animal - encontradas em carnes em geral, peixes e queijos -, aumentam a perda de cálcio do osso pela urina quando consumidas em excesso.
- Cuidado com o sódio: "O sal, quando consumido em excesso, aumenta a excreção de cálcio na urina" explica a médica Syllene. Além do sal de cozinha, alimentos em conserva, carne de sol, molho shoyu e sopas de preparo instantâneo devem ser evitados. 
- Atenção aos oxalatos e fitatos: Alimentos de origem vegetal ricos em cálcio, como o brócolis, também têm em sua composição oxalatos e fitatos, que acabam comprometendo a absorção do cálcio presente nesses vegetais. Por isso, não podemos deixar de lado a ingestão de alimentos fontes de cálcio de origem animal, como os derivados de leite.
- Refrigerante: um estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition indica que pessoas que bebem refrigerantes à base de cola tendem a expelir o cálcio pela urina em maior quantidade. Nenhuma relação significativa foi observada com bebidas gaseificadas sem colas, porém pesquisas adicionais são necessárias para confirmação desses resultados. 
- Fumo e álcool: "O álcool em excesso aumenta a excreção urinária de cálcio, magnésio e zinco que são agentes importantes da matriz óssea", diz Syllene. Além disso, alcoólatras crônicos têm dificuldades para ativar a vitamina D presente no organismo. Os resultados disso podem ser a Osteopenia - redução da formação óssea - e o aumento do risco de fraturas. 
- Cafeína: Sabe o famoso café com leite? Ele é a maior cilada para quem quer mais cálcio na dieta. "Isso porque a cafeína, quando consumida na presença de cálcio, reduz a absorção intestinal desse mineral" afirma Camila. Você não precisa dispensar completamente essa opção da sua dieta, mas deverá procurar outras fontes se quiser absorver cálcio. E não é só o café - refrigerantes e chás também devem não devem ser consumidos junto com alimentos ricos em cálcio. 

Fonte: minhavida.com.br

* É muito bom a gente se prevenir, para quando estivermos mais idosos, o nosso corpo não ficar tão vulnéravel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário