Uma viagem pela BR 364 no trecho que liga Manoel Urbano a Sena Madureira relata o medo, não só meu, mas de muitas pessoas que precisam da estrada. Nela existem várias rachaduras laterais, que assim como já aconteceu aproximadamente pelo Km 61, existe o risco de apartar. Esses problemas não existem em poucos lugares, mas sim em 15 (quinze) lugares, alguns deles não sinalizados, sem contar com as depressões e com o mato que tomam conta da lateral da BR, impedido as vezes a visão de algumas placas de sinalizações.
Esse relato vai ser contado através de fotos retiradas por mim, com o meu celular, em umas das viagens que fiz há pouco tempo, mais precisamente dia 13.03.2012, de Manoel Urbano para Sena Madureira.
Após os meus seguidores e alguns internautas que acessam esse blog verem as fotos, façam as suas conclusões e vejam a situação desse trecho da BR, e se ela corre mesmo o risco de apartar e deixar boa parte da População do Acre isolada, e também, se o preço pago por ela foi justo, sendo que em um trecho novo e que foi entregue há pouco tempo, existe sinalização de pavimentação provisória.
Vamos começar a viagem:
Quando você começa a viagem e passa pelo trevo (ou bola), Km 0, no começo da "Manga"(pedaço da estrada que dá acesso a BR 364), já existe um desmorronamento na Lateral Esquerda.( foto abaixo)
Quando você se aproxima do Balneário Sabor da Terra, Km 2, antes da primeira ponte(galeria), a segunda depressão, desta vez na lateral direita.(foto abaixo)
Seguindo a viagem, agora entrando na BR 364, quando você espera ver uma asfalto de boa qualidade; encontra uma espécie de "asfalto frio" e muitos buracos. (foto abaixo)
No Km 22, mais um desmorronamento ao lado esquerdo, (foto abaixo) No Km 28, mais um desmorronamento do lado esquerdo; (foto abaixo)
Quinhentos metros depois(28,5 Km), mais um desmorronamento do lado esquerdo; (foto abaixo)
Agora o desmorronamento é no Km 32,8, e outra vez do lado esquerdo; (foto abaixo)
Km 34,3, mais um desmorronamento, dessa vez do lado direito; (foto abaixo)
No Km 36, mais um desmorronamento; esse merece duas fotos, pois existe o alerta de "máquinas na pista", só que eu não consegui vê; (fotos abaixos)
No Km 40,3 um desmorronamento que já foi consertado, corre o risco de desabar mais uma vez, tanto que ainda está sinalizado, mesmo com as placas só no local; (foto abaixo) Duzentos metro depois( Km 40,5), outro desmorronamento, que já chega quase a metade da rodovia; e mais uma vez a placa adverte: "máquinas na pista", de novo não consgui vê as máquinas; (foto abaixo)
No Km 47,1, mais uma vez duas fotos, uma pra você vê a falta de sinalização e a outra pra você vê o desmorronamento de perto; (fotos abaixos)
Km 60,2 de novo duas fotos, uma para você me ajudar e tentar encontrar as máquinas na pista e a outra para vê o desmorronamento de perto; (foto abaixos)
Quinhetos metros depois, no Km 60,7, foram preciso três fotos. Finalmente encontrei as máquinas na pista, só que estavam paradas e não tinha ninguém por perto; vale ressaltar que nesse local da BR já aconteceu de apartar e fizeram um conserto provisório e não tinha ninguém trabalhando, como dizia a placa; (fotos abaixos)
No Km 63, mais duas fotos; na primeira, a imagem do desmoronamento que já chega na metade da BR, e na segunda foto, você vê que a outra metade da rodóvia já está muito comprometida, tendo apenas uma pequena parte da BR para circulação; (fotos abaixos)
Chegamos ao Km 69 e último local de desmorronamento na lateral da estrada, como você vê na foto a erosão é grande, chegando a danificar o meio fio da pista, além de não ter sinalização alguma informando; (foto abaixo)
São 15 locais em que existe o risco de apartar a estrada, em média a cada 5,73 km, um perigo da estrada apartar.
As placas de sinalizações que indicam perigo a 300, 150 metros (fotos abaixos), estão espalhadas por quase toda a rodovia, e deveriam além desses alertas, conter um outro com a frase; "PERIGO DE DESMORRONAMENTO EM TODA A ESTRADA".
As placas de sinalizações que indicam perigo a 300, 150 metros (fotos abaixos), estão espalhadas por quase toda a rodovia, e deveriam além desses alertas, conter um outro com a frase; "PERIGO DE DESMORRONAMENTO EM TODA A ESTRADA".
Como relatei acima, o mato invade a lateral da rodovia e dependendo da posição, muitas vezes você não consegue ver a sinalização; (fotos abaixos)
Ainda existem também algumas palcas que sinalizam a advertência para animais selvagens (A-36), mais os únicos animais que vemos pela rodovia, são animais domésticos. (fotos abaixos)
Obs: Essas medições de quilometragens são todas aproximadas e podem existir variações e são contadas de Manoel Urbano para Sena Madureira
Nosso dinheiro está sendo jogado fora literalmente.
ResponderExcluiressa realidade que hoje esta a nossa tão esperada por todos cruzeirense, agora os corruptos da FPA do Acre vive mentindo no radio e TV e só o que sabe fazer em vez de trabalhar inútil....
ResponderExcluirboa tarde, passei neste fim de semana também por ai, aliás em 3 fins de semanas que vou até crueiro do sul, e relamente está péssimo, mas péssimo mesmo está depois de tarauacá para cruzeiro, antes do rio gregório, da atoleiro no asflato, o onibus da real norte levou 1 hora e 10 minutos para sair de um, a uns 30 kms de tarauacá, é o PT decepcionou a todos, bls.
ResponderExcluirOlá, gostaria que mostrasse as fotos de como era a 10, 20 anos atrás!!!! você tem alguma aí???
ResponderExcluirA realidade é que pra quem se interessa e quiser deixar de ser linguarudo pesquise e verá que essa terra é muito ruim, e levará mais de 10anos para compactar realmente. Com essa chuva toda estrada cria buraco. Graças a Deus hoje tenho como ir e voltar a Cruzeiro do Sul. Seja lá com que governo for. A 15 anos atrás não ia nem de jegue (o governo era de quem mesmo???)
O povo reclama desse governo, porque acha que todo mundo ta se dando bem e ele não, dai vem a raiva e a crítica. Ou era funcionário público fantasma e agora ta trabalhando, aí fica chateado é foda mesmo. esses fi duma égua fica botando os outros pra trabaiá, bom mesma era no governo da oposição, onde nóis pudia receber sem trabaiá, só nas praia de fortaleza.
ResponderExcluirSeu Anônimo, primeiro você deveria ter a coragem de se identificar (mas não se preocupe, o seu comentário, vai continuar ai).
ResponderExcluirSegundo: se uma rodovia foi feita por esse governo ou por aquele, isso não me interessa, pois não sou partidário, pelo contrario, não gosto nem um pouco de política.
Terceiro: Pelo fato do solo ser muito ruim e ter custado muito caro, acredito que o trabalçho deveria ser de melhor qualidade, pois já trabalham nessa estrada há muito tempo, e quando entregam ela, com menos de um ano, já está do jeito que tá.
Quarto: Eu, trabalho desde os 14 anos, e já teve uma vez que vim de carro até a Balsa e depois tive que vir a pé para Manoel Urbano. Para quem me conhece, acredito que você não é um desses, sabe que eu sou muito cumpridor de minhas obrigações.
Quinto: Ainda bem que temos uma estrada que ligue Sena Madureira/Manoel Urbano/ Sena Madureira; agora não é porquê temos e porque foi governo a ou b, que fizeram, que nós vamos ver ela se acabar e não falar ou mostrar nada.
Pra terminar, eu sou po que sou e tenho o que tenho, graças a Deus, o meus pais e ao meu trabalho, sou concursado e não devo favor a político nenhum, talvez por isso tenho a coragem de falar ou mostrar (independente de partido) o que acontece de errado.
Temos que ter muito cuidado, pois podemos mais uma vez ter que andar de BURRO (Jegue), pois existe uma grande diferença entre Buracos e Erosão (desmoronamento) e tudo que você disse com uma coisa que eu quero, MANUTENÇÃO.
Boa noite,
ResponderExcluirCom todo esse descaso do governo federal o nosso país vai sediar a pior Copa do Mundo de todos os tempos.