quarta-feira, 6 de abril de 2011

HOJE É DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA


Imagem retirada do site:www.wallstreetfitness.com.br
Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Atividade Física visa promover a mobilização mundial para reflexão e realização de ações a favor da adoção de um estilo de vida mais ativo que favoreça a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida e evite o sedentarismo.
A atividade física é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual.
A atividade física quando é feita de forma continua e programada resulta no ganho de força física, incremento da capacidade cardiorrespiratório, da flexibilidade entre outros fatores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de um indivíduo no que diz respeito a performance humana.
A atividade física moderada regular é uma das maneiras mais simples de melhorar e manter sua saúde. Tem o potencial de prevenir e controlar certas doenças como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e osteoporose. Ser fisicamente ativo aumenta o seu nível de energia, ajuda a reduzir a tensão e diminui os níveis de colesterol e pressão arterial. Também diminui o risco para alguns cânceres, especialmente o câncer de cólon. A atividade física regular promove o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças e jovens. Aumenta a confiança, a auto-estima e os sentimentos de realização; os adultos mais idosos se beneficiam tanto de hábitos saudáveis ao longo de suas vidas, como de mudanças recentes na atividade física. É importante para envelhecer de maneira saudável, melhora e mantém a qualidade de vida e a independência. A atividade física diária ajuda as pessoas com algum tipo de incapacidade, melhorando a mobilidade e os níveis de energia. Também pode prevenir ou reduzir certos graus de incapacidade. 

Parabéns aos Senamadureirenses, que todos os dias estão fazendo a sua atividade física, principalmente aqueles que deixam a suas casas e vão praticar caminhasdas e corridas ao longo das ruas, avenidas e  estradas da nossa cidade.
Portanto, não deixe para depois, e aproveitando a data, comece a praticar, escolha uma atividade que você melhor se enquadra e mãos a obra, ande, corra, pule, etc. O importante é não ficar parado, melhorar sua qualidade de vida e evitar o sedentarismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário