terça-feira, 19 de abril de 2011

VÂNDALOS ARROMBAM A IGREJA CATÓLICA,QUEBRAM E FURTAM IMAGENS HISTÓRICAS

José Augusto e Francisco/Cícero da Silva, pegos com a imagem de São Sebastião nas mãos/Foto:Gilberto Monteiro
Bem que a visita do governador a Sena Madureira, poderia ser a notícia que mais iria chamar a atenção hoje, mas acontece que dois vândalos resolveram arrombar a Igreja Nossa Senhora da Conceição, por volta das 23h40min. E além de tentarem levar sem êxito a imagem de São Francisco, que é feita de madeira e é muito pesada, não se deram por satisfeitos e derrubaram no chão da Igreja a imagem de São João Batista, vindo a quebrar a mesma, em seguida furtaram a imagem de São Sebastião e depois saíram quebrando-a pela Rua Dom Julio Mattiolli, parando na Rua Padre Egídio, em frente a loja de material de construção Ronsy, a estátua de São Sebastião ficou praticamente irreconhecível.
COMO ACONTECEU O CASO: Por volta das 23h40min, as RP’s de serviço na noite de ontem, foram acionadas via 190, para atenderem uma ocorrência de suposto furto de uma imagem da Igreja Nossa Senhora da Conceição, informada por uma pessoa anônima, que em seguida ligou novamente para a Polícia Militar e informou que os vândalos estavam quebrando a referida imagem em frente à Ronsy.
Imediatamente as guarnições se deslocaram para o local informado, ou seja, para a proximidade da Escola Eliziário Távora. Quando uma das viaturas chegou em frente a Ronsy, presenciou os vândalos com pedaços da imagem de São Sebastião na mão, imediatamente foi dada voz de prisão aos autores do fato e os mesmos foram conduzidos para a Delegacia Local, para demais providências cabíveis ao fato. Na delegacia, os autores do fato deram os nomes de Francisco do Nascimento da Silva (não sabendo dizer a idade) e de José Augusto Rubens da Silva, 46 anos, ambos moradores de rua.
A outra guarnição foi para a referida igreja comunicar aos padres o ocorrido. Ao chegar à Igreja, na presença do Frei Zezinho e Pedro, foi verificado que a porta lateral estava violada, com sinais de arrombamento, e que dentro da Igreja, os infratores ainda teriam tentado retirar a imagem de São Francisco, derrubado e quebrado à imagem de São João Batista, assim como também teriam levado um Castiçal. Imediatamente a Perícia foi acionada e compareceu ao local, para maiores averiguações.
No momento do acontecido, frei Zezinho, me relatou que não teria acordado o Padre Paulino, para relatar o fato porque o mesmo iria ficar muito triste e não iria mais conseguir dormir direito e que também não entendia porque os infratores teriam realizado esse ato.
Padre Paolino, após o café da manhã, muito triste pelo acontecido/Foto:Gilberto Monteiro
Hoje pela manhã, em conversa com o padre Paolino, o mesmo me relatou que ficou muito triste com o fato, pois se tratavam de imagens muito antigas, do ano de 1927, que vieram da Itália e pertenciam a antiga Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Beira do Rio, e disse também, que ficou apreensivo, pois se uma pessoa pode entrar na Igreja e fazer isso com algumas imagens que ele tanto gosta e admira, podem querer fazer alguma coisa contra a sua vida, pois sempre fica por ali rezando. Padre Paolino me pediu para ir a Delegacia perguntar aos mesmos porque eles teriam feito isso, e finalizando disse, mesmo que não seja possível restaurar a imagem de São Sebastião, ele vai guarda - lá para colocar seus pedaços no museu.
Quando fui até a Delegacia perguntar aos mesmos o motivo pelo qual teriam cometido tal fato, um dos autores me informou outro nome, o que era Francisco e não sabia a idade, passou a ser Cícero, 34 anos, morava na colônia Guanabara, ramal do Cassiriam, Km 17, sendo natural de Feijó e o José Augusto, disse que não era morador de rua e que trabalha na colônia do Sr. Valdemar (Policial Civil), no Ramal Favo de Mel, Km 21 e que eles não tinham feito nada, apenas iriam levar a imagem para rezar, pois era Semana Santa e precisavam de oração.
Imagem de São João Batista,já levantada, não conseguiram levar/Foto: Gilberto Monteiro
Ai aconteceu o seguinte: O cidadão Francisco ou Cícero, não sei qual o nome verdadeiro dele, me perguntou que horas iriam sair da cadeia, eu disse que achava que eles iriam para a Penal, Francisco/Cícero se exaltou e disse, você é policial também, está puxando o saco deles, abre essa grade aqui, que eu vou brigar contigo. Dando vários chutes na porta da cela.
* O que importa agora, depois dos danos material e sentimental, que são grandes, é a apuração dos fatos, pois em nossa cidade, nunca houve moradores de ruas, e de alguns tempos pra cá, apareceu algumas pessoas vindas de outras cidades e até de outros estados e começam a se passar por moradores de ruas, inclusive alguns dias atrás, foi puxada a ficha criminal de um desses que se diziam moradores de rua e ele já tinha alguns antecedentes. Sabemos também, que quando alguém quer fazer alguma coisa, praticar algum mal, ele se transforma em busca desse objetivo, podendo se passar por morador de rua ou qualquer outra coisa que lhe venha a cabeça e lhe seja conveniente.
Confira abaixo um slide com fotos do acontecido:





3 comentários:

  1. Cabra da peste tem que entrar na igreja pra rezar não fazer o que vcs fizeram. Cadeia neles...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Gilberto,
    Que pena que isso tenha acontecido, das lembranças que guardo na lembrança do arraial do Padre Paolino é a mais bonita.
    Seria legal o Padre guardar os resto da imagens para restaurar, pois aqui em Rio Branco tem uma senhora que trabalha muito no restauro das artes sagras.

    Leudes

    ResponderExcluir
  3. Leudes, meus amigos seguidores e visitantes, o pior de tudo é que os infratores, responderão apenas a um TCO (Termo Circustanciado de Ocorrência) por Dano, mesmo tendo furtado a Imagem da Igreja. E furto é um crime maior, não entendi isso, eles já estão livres pronto para atacar de novo e sem pagar nem fiança,acreditem.

    ResponderExcluir