quinta-feira, 28 de abril de 2011

ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SENA MADUREIRA


Foto: Raimundo Nonato Melo da Silva

Segundo estatísticas, no Brasil mais de 40.000 pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de trânsito, porém acredita-se que esse número seja muito maior, pois as estatísticas são falhas. Em todo mundo o trânsito ceifa vidas, porém os números no Brasil são alarmantes e disparam na frente de qualquer país.

Foto: Márcio Farias

A causa mais comum dos acidentes de trânsitos é o erro humano, sendo responsável em todo mundo por mais de 90% dos acidentes registrados; e as principais imprudências e fatores determinantes para acidentes são: Velocidade excessiva, dirigir sob efeito de álcool, desrespeito a sinalização, impunidade (legislação deficiente), baixo nível cultural e social, baixa valorização da vida (própria, dos filhos e demais condutores), ausência de espírito comunitário e uso do veículo como forma de demonstrar poder e virilidade.

Foto: Gilberto Monteiro

Em nossa cidade, Sena Madureira, acontece muito desses casos, pessoas que andam em velocidade excessiva sem se importar com os pedestres nas ruas; alguns que dirigem sobre influência de álcool, não se importando com a sua vida e nem com as dos demais e também sabem que as leis não o obrigam a fazer o teste do bafômetro; não valorizam de certo modo a vida seus filhos menores de sete anos, quando circulam com os mesmos em motocicletas sem segurança nenhuma e muitas vezes imprensados entre os pais; usam os veículos para se mostrarem, realizando manobras e perturbando a tranqüilidade dos demais com som acima dos limites.

Foto: Wandeberg Jardim

Os condutores só sentem mesmo e passam a pensar na situação, quando acontece alguma coisa com alguém próximo ou quando sentem no bolso, quando na verdade o que precisa é uma conscientização maior de todos nós e valorizamos mais a nossa vida, se precavendo no momento em que podemos, pois na minoria das vezes o acidente é inevitável e não temos nada o que fazer, mas na maioria dos casos a culpa é sempre nossa, que estamos desatentos e cometendo algum tipo de infração.

Foto: Márcio Farias

Tente evitar se colocar em uma situação causadora de acidente e reduza a velocidade quando seu estado emocional estiver comprometido ou evite dirigir (não dirija depois de uma discussão ou estressado); mantenha sempre a distância necessária (segura) em relação aos outros veículos (não dirija próximo demais a outros veículos); utilize sempre os dispositivos de segurança adequadamente (seja sempre precavido, usando principalmente cinto de segurança e capacete e pense que a próxima vítima pode ser você); respeite e procure atender a sinalização (dirija devagar e com atenção, em nossa cidade não tem lugares para corrida de rua), isto poderá evitar acidentes; mas principalmente, acima de tudo, considere que todo acidente poderá ser evitado.

Foto: Márcio Farias

4 comentários:

  1. Em Sena Madureira quem tem carro pensa que é o dono da rua, avenida ou estrada, quem tem moto pensa que pode voar, e os que não têm carros e nem motos tem que andar beirando as cercas pra não morrer atropelado. Cadeia pouca é bobagem para esses assassinos em potencial detrás de um volante ou pilotando uma moto.

    ResponderExcluir
  2. Um senhor e sua neta numa bicicleta vão atravessando a Avenida Brasil, a criança na garupa da bicicleta. E do nada uma moto, no valor de cinco mil reais, aparece e atropela o ciclista. Quando aconteceu o acidente a preocupação do idiota na moto foi verificar se a moto tinha sofrido alguma avaria, verificado que não ele caminhou até o senhor e esbravejou com ignorância que o velho deve prestar mais atenção. Parece até piada mais não é!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi um cara atrupelar um outro cara numa bicicleta. Depois que ele viu que a motocicleta tava ok ele ainda quis bater no coitado da bicicleta.

    ResponderExcluir
  4. A maioria dos motoristas e motociclistas que atropelam as pessoas são imbecis. Eles não entendem que crime no transito representa perder pontos na carteira, ele pensam idiotamente que sair atropelando os outros representa mais pontos ganho na carteira. Digo imbecil porque, o imbecil acha que fazer uma curva em auto velocidade torna ele menos imbecil, ou estacionar na contra mão deixa ele menos imbecil, ou buzinar pro pedestre sair da frente do seu caríssimo carro, enfim os imbecis estão por aí e é fácil de reconhece-lo: é só observar ele na direção de um carro ou de uma moto!

    ResponderExcluir