A mobilização é fruto de uma série de reuniões realizadas na OAB-AC com deputados e grupos sociais, com o objetivo de diminuir os impostos da conta de energia do acriano, e também uma luta da radialista mais conceituada do Acre, Eliane Sinhasique.
O principal objetivo do movimento é a redução das tarifas energéticas cobradas, que se calculadas aos demais impostos como PIS, Confins e ICMS aumentam em mais de 40% o valor final da conta repassada ao consumidor acreano.
Você tem muitas razões para também fazer parte dessa jornada de cidadania e justiça:
A luta pela diminuição das tarifas energéticas do Acre diz respeito a toda nossa população.
• A maioria dos acreanos vem pagando, nos talões de luz, uma série de impostos para os Governos Federal (PIS e Confins – Cosip, taxa de transmissão, de distribuição e etc.) e Estadual (ICMS) que aumentam em mais de 40% o valor do seu consumo.
• Para muitas famílias a tarifa energética é um dos principais itens de custo de vida.
• Os valores exorbitantes pagos poderiam estar servindo para dar mais qualidade de vida à nossa população.
• Conseqüentemente o governo poderia estar recolhendo valores similares do ICMS através do consumo de outros bens de consumo que beneficiam a população do Acre.
Coordenadores do movimento em Sena/Foto:Gilberto Monteiro |
• Além das tarifas extorsivas, a baixa qualidade da energia fornecida no Estado tem criado uma série de transtornos aos consumidores.
• É comum a perda de aparelhos eletro-eletrônicos por conta dos picos de energia e dos apagões.
• Também é impossível imaginar um aumento na capacidade produtividade do Estado com a inconstância do fornecimento.
• A limitação impede o aumento de oferta de emprego e oportunidades à nossa população.
• Portanto, a questão energética interfere diretamente na vida de todos nós e não dá para ninguém ficar indiferente. Na nossa cidade, o movimento se encontra em frente a agência do Banco do Brasil e está sendo coordenado por Wanderley (loro da Santana) e Marquele Pontes (foto acima), em todo Acre espera-se a assinatura de mais de 18 mil acrianos, ai será transformado em Projeto de Lei que deverá ser votado pelos parlamentares acreanos.
O movimento tem apoio da OAB Acre e de Alguns políticos do bloco da oposição.
* A nossa conta de energia é cara, mais só fica mais cara, por causa dos impostos, em uma conta com valor de R$ 457,00 (quatrocentos e cinquenta e sete) reais, por exemplo, você paga mais de R$ 130,00 (cento e trinta reais) de impostos, pode conferir na sua conta.
Portanto, vamos acender essa idéia e assinar nesse manifesto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário