segunda-feira, 6 de junho de 2011

Influenza A reaparece no Acre; 7 casos já foram registrados neste ano

Enfermidade, também chamada de gripe suína, fez milhares de vítimas fatais pelo mundo há 3 anos.
Campanha de vacinação contra a gripe no Acre foi estendida pela segunda vez (Foto: Microsoft)
  O Estado do Acre registrou, nestes primeiros meses de 2011, 7 casos de pessoas contaminadas por Influenza A, transmitida pelo vírus H1N1, e também conhecida como gripe suína. A divulgação dos registros foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde. Segundo informações da Secretaria, dos acometidos pela enfermidade, seis estão em Rio Branco e um no município de Senador Guiomard, localizado a cerca de 25 quilômetros da capital.
No ano de 2009, a Influenza A causou uma pandemia (epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta) que foi iniciada no México, se espalhou pela América do Norte, depois Europa e Oceania.
No Acre, naquele ano, pelo menos 179 casos da doença foram registrados, sendo 5 vítima fatais.
A campanha de vacinação contra a gripe, que deveria ter sido encerrada na última segunda-feira no Estado, após ser prorrogada por mais duas semanas além do prazo inicial (13 de maio), foi novamente estendida, desta vez até o dia 10 de junho.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o Acre já ultrapassou a meta de cobertura vacinal (80%), atingindo 80,06%, no entanto, como crianças e grávidas ainda não foram totalmente contempladas a campanha vai continuar.
Fique sabendo
Diferente de uma gripe comum, a Influenza A apresenta sintomas como febre alta com fraqueza do enfermo, tosse seca, dificuldade respiratória e dor na garganta.
Prevenções como não tocar em objetos em ambientes públicos, evitar contato com as mucosas produzidas nos olhos, na boca e no nariz, e higienizar as mãos constantemente devem ser utilizadas para evitar a infecção pelo vírus.

Matéria:vejaanoticia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário