terça-feira, 7 de junho de 2011

Especialistas: consumo de álcool prejudica o desempenho na corrida

Médico e treinador alertam para as consequências negativas que os exageros na noite podem representar: fadiga, desidratação, tempos mais baixos e dores.

 


corrida e álcool Shentema Gudisa (Foto: Getty Images) 
Mau exemplo? Etíope Shentema Gudisa contraria
especialistas em pódio na Alemanha(Getty Images)
A rotina não chega a ser exatamente uma novidade. De segunda a sexta-feira, o corredor dá todo o gás nos treinos, aproveita o fim de semana para fazer uma corrida mais longa durante o dia e, ao anoitecer, cai na balada. Até aí nada demais. O problema é quando ocorre o abuso no consumo da bebida alcoólica durante a farra. Além das consequências negativas para a saúde, o exagero com o álcool prejudica também o desempenho nas pistas, seja em provas ou treinos.
Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), o fisiologista Marcelo Leitão admite que, quando moderado, o consumo de álcool não chega a ser danoso para a performance atlética. Para isso, a ingestão diária não pode ser superior a duas doses (veja no quadro abaixo). Passou disso, há o exagero, e o desempenho do corredor fica bastante comprometido, garante o médico.
- O álcool interfere no nível de glicose no fígado e isso influi negativamente numa pessoa que vai participar de uma corrida. Isso porque, com essas taxas alteradas, o rendimento do corpo do atleta sofre uma queda, prejudicando no desempenho final. Outra coisa que acontece é no pós-prova. Se a pessoa está num ciclo de treinamento e consume uma cerveja logo após o exercício, isso vai atrapalhar a hidratação, porque o álcool estimula a diurese, fazendo com que a pessoa perca água na urina - diz o médico.
Tipo de bebida Quantidade de doses
Cerveja Dois latas (350 ml)
Vinho Duas taças (150ml)
Destilado Duas doses (45ml)
Os avisos do médico são, no entanto, para pessoas que estão procurando uma melhor performance na corrida. Leitão admite que as consequências não chegam a ser tão danosas no caso de quem pratica a modalidade apenas por recreação. Mas faz outro alerta.
- Quando o treino termina, existe a necessidade de se ingerir uma boa quantidade de carboidrato. O álcool faz com que a pessoa consuma menos carboidrato, já que a mesma  sente uma maior sensação de saciedade, e isso pode atrapalhar a formação dos estoques de carboidrato nos músculos e no fígado - acrescenta.
corrida e álcool (Foto: Getty Images) 
Corredor para no meio da prova para dar umas goladas em Auckland, na Nova Zelândia (Foto: Getty Images)
Exagerou? Saiba como voltar bem
salvador corrida de rua (Foto: Divulgação/Night Run) 
Especialistas indicam o consumo de água em
caso de exagero na bebida (Divulgação/Night Run)
O treinador Rubens D’Elia é outro que acredita que a mistura de corrida com álcool não combina. Apesar de não achar que a bebida precise ser retirada radicalmente da vida de um praticante da modalidade, ele alerta para possíveis sobrecargas no fígado que podem causar a desidratação. Nos treinos e provas, isso vai representar mais fadiga, enquanto no dia a dia o reflexo será dores e mal-estar.
- O músculo tem que estar hidratado. Então, o sangue que vai abastecer esse músculo precisa estar fininho, basicamente com oxigênio e água. O álcool só atrapalha nisso. Se exagerou na bebida, é preciso aumentar a quantidade de água ingerida durante os treinos. Caso a pessoa costume beber 2 litros de água, é bom aumentar para 2,5, por exemplo. Se bebe 3? Acrescente para 3,7 e por aí vai.
O treinador diz que esse tipo de mistura é mais comum em corredores iniciantes e, à medida que aumenta a “experiência” na modalidade, o consumo de álcool acaba caindo naturalmente. Mesmo assim, dá a dica para quem exagerou e quer retomar os treinos.
- Exagerou na noite anterior? Sugiro um trote leve, aumenta um pouco no treino seguinte e vai subindo durante a semana. O conselho é reestruturar a planilha, começando leve e ir aumentando paulatinamente. Além disso, é importante se nutrir de alimentos mais saudáveis e curar a ressaca com água, frutas e sucos - conclui.
 
Fonte:globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário