segunda-feira, 14 de março de 2011

CAMINHADA DE PEREGRINAÇÃO, QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Final da Caminhada de Peregrinação/Foto: Francisco Amorim

A QUARESMA

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
A Quaresma dura 40 dias; começa na quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo de todo esse tempo, sobretudo na liturgia do domingo, a comunidade católica faz um enorme esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Convida-nos a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 (Fraternidade e a Vida no Planeta)

A Campanha da Fraternidade de 2011aborda o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas. A considerar as intempéries climáticas que estão sistematicamente assolando as populações, de forma cada vez mais intensa e em quantidade sempre crescente, a temática é plenamente justificável.
Para a Campanha da Fraternidade 2011, a Igreja no Brasil propõe como Objetivo Geral: contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes objetivos específicos:
  • Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;
  • Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global;
  • Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário:
  • Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.
Serão adotadas as seguintes estratégias:
  • Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento.
  • Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente;
  • Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.
Esses, marcos católicos, tiveram início pra valer em nossa comunidade católica, na noite/madrugada de sábado para domingo, 12/13.03.2011, com a caminhada de peregrinação, onde centenas de pessoas pagam promessas, e usam também a caminhada como penitência e aproveitam para se interarem de temas relacionados a Campanha da Fraternidade de 2011(confira a cobertura completa da caminhada de peregrinação em reportagem divulgada no jornal online sena24horas.com.br) e terá o seu ápice com a realização da dramatização da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, a ser realizada na quinta e sexta feira santa e Domingo de Ramos.
Espero que realmente não só a comunidade católica, mas como a população em geral de Sena Madureira-Ac e até mesmo do Brasil e do Mundo, possa usar esse tempo de conversão para mudar um pouco os seus costumes e se não de todo, mas que pelo menos durante esse período procure ser mais espiritual, mais calmo, sem muitas badalações e procure a paz interior, pois precisamos estar bem com a gente mesmo, para que possamos estar bem com o mundo ao nosso redor.

Confira a seguir o Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário