segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mesmo com pressão popular pré-candidatos da FPA à prefeito, não assinam CPI da corrupção


Os pré-candidatos à prefeito pela Frente Popular do Acre que atuam na Câmara Federal, deputada Perpétua Almeida [PCdoB], deputados Sibá Machado [PT] e Henrique Afonso [PV], ainda não assinaram a CPI da Corrupção, proposta pela oposição e que ganhou apoio da população. Um site foi criado para que à sociedade pressione os parlamentares de seu estado para que assine a comissão parlamentar mista de inquérito (CPI) a fim de que sejam investigados todos os escândalos do governo Dilma Rousseff. Até agora, dos oito deputados federais do Acre, somente o deputado federal Márcio Bittar [PSDB] assinou o documento. Nenhum dos três senadores eleitos pelo povo do Acre também assinou a lista.
Como forma de acompanhamento e de pressão, foi lançado um site que permite a sociedade de cada estado monitorar quais deputados e senadores já assinaram o requerimento. O site traz a lista dos que já subscreveram por ordem alfabética, partido e estado.  Outra relação também divulga os que ainda não manifestaram apoio. O site está sendo amplamente divulgado nas redes sociais. Além disso, a oposição busca a interlocução e apoio de entidades representativas da sociedade, como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que conduziu o movimento em prol do Ficha Limpa.
Com exceção de Marcio Bittar[PSDB], os demais deputados federais do Acre que não assinaram a lista, são pré-candidatos para as eleições de 2012. Em recente pesquisa divulgada pelo jornal A Tribuna, 53% da população apoia a investigação dos gastos públicos realizados pelo governo. Num estilo “não estou nem ai para a opinião pública”, as lideranças que se apresentam comofuturos administradores do erário público pela Frente Popular do Acre, fazem o jogo governista e apoiam a “faxina” nos moldes feitos pela presidente Dilma Rousseff, do PT.
Diferente dos discursos que pregam em todo o Estado, eles parecem não estar preocupados com suas imagens. O ac24horas ouviu o único deputado que assinou a lista. Para Marcio Bittar, a corrupção é um câncer que corrói a sociedade e dever ser combatida de forma franca, com os dois instrumentos que a democracia dispõe.
-  Combater a instalação de uma CPI é combate as próprias instituições democráticas. Dois ministros já caíram. Um cidadão comum, com muito menos, já estaria nas barras da Justiça – comentou Bittar.
Para que a CPMI seja instaurada é necessária a assinatura de 171 deputados e 27 senadores. Devido o feriado prolongado, não foi possivel falar com os deputados federais através de seus gabinetes em Brasilia.
Matéria:Jairo Carioca/ac24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário