terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CORRER SÓ OU ACOMPANHADO ?

Foto Ilustrativa/blogdalu.magazineluiza.com.br

Um estudo publicado na edição mais recente da revista médica Nature Neuroscience indica que o cérebro de pessoas que praticam corridas sozinhas não se beneficia como o das que fazem a atividade em grupo.
A maioria das pessoas prefere correr acompanhado. Algumas pessoas ressaltam que mesmo acompanhado, mas “fazendo o seu ritmo” e outros ainda falam que quando o treino é mais puxado, preferem correr sozinhos, ou com alguém que tenha o mesmo ritmo.
Correr acompanhado é uma excelente forma de manter a motivação, mas não vai funcionar se vocês conversarem muito durante o percurso, prejudicando assim o treino, e se também começarem a competir entre si até que alguém desmaie ou simplesmente canse e pare. O prazer de correr acompanhado é um dos principais elementos de motivação para um treinamento, porque não queremos decepcionar o amigo ao lado; mas não esqueça que você tem um ritmo e ele pode ter outro.
Segundo alguns estudos, são notáveis a diferença de desempenhos dos dois tipos de corredores: individuais e em grupos. Os atletas em grupo têm muito mais motivação de ir aos treinos e superar suas marcas. O ambiente social também é um fator que motiva, tendo em vista o interesse em comum. Por isso o desempenho dos atletas individuais é mais baixo, não há tanta motivação. Mas não quer dizer que você correndo sozinho (a), não pode ser melhor do que os que correm em grupos, o que importa mesmo é à força de vontade, determinação e o prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário