sábado, 5 de fevereiro de 2011

POLÍCIA

O que é Polícia?
É a atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em beneficio do interesse público, assim como também a prevenção e elucidação de crimes
O termo provém do vocábulo grego ("politeia"), donde derivou para o latim ("politia"), ambos com o mesmo significado: governo de uma cidade, administração, forma de governo.
No Brasil, os órgãos policiais são:
- Polícias Militares;

Foto: dgpmu.blogspot.com

- Polícias da Forças Armadas; (Polícia do Exército - PE, Polícia da Aeronáutica – PA e a Companhias de Polícia do Corpo de Fuzileiros Navais – SP)
- Polícias Civis;
- Polícia Rodoviária Federal;
- Polícia Federal;
- Polícia Ferroviária Federal;
- Polícia Legislativa federal; (Polícia do Senado Federal e Polícia da Câmara dos Deputados)
- Guardas Municipais;
- Polícias Científicas; Quanto à natureza jurídico-administrativa das Polícias Científicas, há discordâncias doutrinárias se podem ou não se caracterizar como instituições policiais autônomas, em decorrência de não terem sido assim consideradas no artigo 144 da Constituição Federal, que pela enumeração taxativa dos incisos I a V instituiu os seguintes órgãos da segurança pública para o Brasil:
I – Polícia Federal
II – Polícia Rodoviária Federal
III – Polícia Ferroviária Federal
IV – Polícias Civis
V – Polícia Militares e Corpo de Bombeiros

O QUE É SER POLICIAL?
Foto: Arquivo Pessoal
É uma das profissões mais difíceis do mundo, sabendo-se que há qualquer momento pode existir uma situação de risco em que você pode se envolver, inúmeras operações emergenciais, que exigem que o policial haja com rapidez, correção e precisão.
Na frase aonde se ler “errar é humano”, não cabe na vida de um policial. A sociedade e as autoridades exigem que o policial seja perfeito em suas ações e reações, sem admitir erro, não se lembrando, que o policial veio da mesma sociedade que pode falhar como a maioria da população. O policial trabalha no limite; fazendo algo a mais, peca pelo excesso, se fizer algo de menos é omisso.
Às vezes ser policial chega também a ser engraçado, quando estamos longe, fazemos falta, mas quando estamos perto, atrapalhamos. Ainda somos maltratados, pisoteados, humilhados por alguns, mas na hora da necessidade, eles recorrem à polícia, muitas das vezes em casos que nem fazem parte da nossa obrigação. A falta de segurança do mundo é culpa dos policiais. Ah, só chegaram agora... a briga já acabou. Seria ótimo se as pessoas avisassem da briga antes de começar, assim teríamos tempo suficiente para chegarmos antes.
Apesar de tudo, boa parte da população reconhece que estamos prestando um bom serviço, e que às vezes podemos errar, assim como todos humanos, porque nós somos humanos. E que muitas das vezes saímos de casa para proteger as outras pessoas até com a propria vida e deixamos em casa nossos familiares angustiados. Enfim, isso é ser POLICIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário