terça-feira, 3 de julho de 2012

SENA MADUREIRA SEDIA CURSO NACIONAL DE PROMOTOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA

Está sendo realizado em Sena Madureira o primeiro Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, iniciou ontem (2) às 8: horas, no Centro de Educação Permanente (Cedup) o Curso  de Ações Integradas de Segurança Pública.

Visando restabelecer a tranquilidade em Sena Madureira. A iniciativa faz parte do conjunto de ações voltadas para este município, onde, segundo o resultado do trabalho de analistas criminais da Sesp, está sendo identificado um repentino aumento nos índices de criminalidade. O estudo identifica local, horário, motivação do crime, arma usada para a prática do delito e o perfil social e criminal do infrator.

Como solução do problema, houve a necessidade de instalação de Bases Comunitárias de Segurança Móvel (BCSM) nos bairros Pista, Vitória e Cristo Libertador, regiões identificadas como recorrentes de ações de gangues e de traficantes e têm gerado sensação de insegurança no município.

A força policial atuará de forma integrada e ocupará as regiões críticas com policiais civis e também com militares do 8º Batalhão, baseado em Sena Madureira. No máximo até agosto, receberá o reforço de cerca de 20 a 27 policiais militares que estão concluindo o curso de formação em Rio Branco.

O coordenador do Programa de Polícia Comunitária de Rio Branco, major Almir Lopes, da Polícia Militar, explicou que a ação integrada das polícias em Sena Madureira irá trabalhar com a mesma filosofia das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro e de outras nomenclaturas usadas por comandos militares do resto do país, dentro do conceito da Polícia Comunitária.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) já garantiu os recursos para aquisição de duas Bases Comunitárias de Segurança Móvel. Elas ficarão nos bairros escolhidos o tempo necessário ao restabelecimento da segurança.

O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, informou que a determinação do governador Tião Viana é resgatar a paz e garantir a segurança da comunidade de Sena Madureira. “Não vamos economizar esforços. O governador está garantindo toda a estrutura necessária ao desempenho dos nossos agentes de polícia. Sena voltará ao clima de tranquilidade que sempre foi orgulho da população”, garantiu.

Além da autoridades citadas acimas, estiveram presentes no evento de abertura do curso o Comandante Geral da Polícia Militar Cel Anastácio, o Comandante do 8º BPM Major Moncada, a Juiza de Direito da Vara Criminal e Cível de Sena Madureira Zenice Mota Cardozo e a promotora de Justiça Vanessa Macedo. 
Com informações de reportesena.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário