sábado, 12 de maio de 2012

Sena é a rota principal do tráfico de armas no Acre; até pistola de uso exclusivo do Exército foi apreendida


A cidade de Sena Madureira, distante 144km da capital do Acre vive dias de medo. Desde a última quinta-feira (10) que a rotina da cidade mudou e nas ruas homens do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Acre transitam de um lado para outro em busca de criminosos e suas armas que tiraram a tranquilidade do lugar nos últimos meses. O clima tenso chegou a ser debatido na Assembleia Legislativa do Acre e obrigou o secretário de segurança pública do Estado, Renir Graebner, anunciar medidas urgentes de combate ao crime organizado. A medida coincide com números de um estudo sobre o mapa da violência no Brasil que aponta o descontrole para as cidades interioranas com mais de 20 mil habitantes. No Acre, o aumento da criminalidade nesta faixa foi de 172%.
Documentos conseguidos pela reportagem mostram que das 39 armas de fogo apreendidas este ano, entre os meses de janeiro a abril, 11 são escopetas e 08 foram espingardas roubadas, segundo a Policia Militar, de produtores rurais dos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano onde o crime organizado aproveita a fragilidade das famílias e ausência do Estado. Até uma pistola de 9mm de uso exclusivo do exército foi apreendida pela ação dos militares. Os envolvidos no crime de porte ilegal de arma estão em liberdade.
Ainda de acordo informações repassadas, 04 foram os números de homicídios registrados na sede do Iaco, dois deles dolosos, outros dois corpos foram encontrados na região, suspeitos de extermínio. Foram sete os disparos com armas de fogo em Sena Madureira. Além das espingardas e escopetas roubadas na zona rural, tudo indica que os meliantes também encontram facilidades na hora de comprar munição para as armas. A fiscalização dos estabelecimentos que vendem munição é de responsabilidade da Policia Federal. Segundo o Major Moncada, comandante da Policia Militar de Sena Madureira, é farta a quantidade de munição apreendida junto com as armas utilizadas pelo crime organizado.
Quem não consegue uma arma de fogo, se arma com facas e terçados. Foram 44 apreendidos. 42 eram facas. Pelo menos uma arma é apreendida a cada dois dias. Os dados engrossam as estatísticas do mapa da violência. Do ano de 2000 para 2010, o salto de assassinatos no interior do Acre foi de 5,3 mortes para 14,3.
O aumento positivo levou o Estado novamente a ser comparado com o Piaui. Não restou outra saída ao comando da segurança se não o de enviar 37 homens do Exército para combater o porte ilegal de arma de fogo e o tráfico de drogas. A operação que iniciou na BR 364 está dentro dos bairros da cidade de Sena Madureira. O tenente coronel Danilo Mota Alencar é quem comanda a estratégia unificada com o Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar.
Matéria: Jairo Carioca/redação de ac24horas
* Não adianta esse pessoal todo vir para Sena Madureira, passar um, dois, três dias ou até mais e depois ir embora, o que tem que ser feito é aumentar o efetivo policial, que fique bem claro, não é aumentar as horas trabalhadas pelo policial e sim o efetivo policial; e também que haja leis mais rigorosas e que sejam cumpridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário