terça-feira, 22 de maio de 2012

Disputa na definição do pré-candidato da FPA em Sena Madureira pode gerar dissidências



A disputa para decidir o sucessor do prefeito Nilson Areal [PR], em Sena Madureira, esta cada vez mais acirrada.
Na manhã deste último sábado (19/05), a Frente Popular do Acre [FPA] daquele município fez uma reunião com a participação de seus pré-candidatos na busca de um entendimento menos traumático. A reunião foi articulada pelo prefeito Nilson Areal, visando uma definição amigável entre os nomes que ainda disputam a indicação da cabeça de chapa para candidato a prefeito.
Mas, segundo fontes seguras do Acrealerta.com, os pré-candidatos estão longe de estabelecer um entendimento pacífico.

No páreo
O PR, partido do prefeito, tem como pré-candidato o vereador Mano Rufino. O PDT ainda insiste no nome do atual vice-prefeito Jairo Cassiano. Os camaradas do PCdoB têm o ex-vereador Hermano Filho na disputa e, ainda, o PT com o jornalista Jota Guimarães, a grande surpresa entre os pré-candidatos, pois sequer possui histórico político no município.
Um dos candidatos afirma que “a cobra vai fumar”, pois o prefeito espera indicar Mano Rufino como representante da frente popular na cidade.
Os partidos dizem que, com Mano, não dá pra embarcar, pois ele não agrega nenhum apoio além da afirmarem que ele seria muito fraco para disputar o pleito.
Correndo "por fora", o professor Hermano Filho [PCdoB] tem buscado costurar alianças com o PV e o PSB em torno de sua candidatura, inclusive com um apoio do médico Alan Areal [PSB], que também é da família do prefeito.
Já o atual vice-prefeito Jairo Cassiano [PDT], ganhou uma sobrevida na disputa. Após muita insistência, os oráculos da FPA em Rio Branco autorizaram que ele colocasse novamente seu nome na mesa de discussões.
Por último, o jornalista Jota Guimarães [PT] que, mesmo sem chances reais, já sairia no lucro, pois teria estabelecido um pré-entendimento com o PCdoB, seguindo inclusive uma orientação da direção geral do seu partido.

Entre a cruz e a espada
Como ficará a composição da FPA depois dessas rodadas de reuniões ainda é uma incógnita, pois o processo não está tão simples como se pensa. Se o prefeito interceder na disputa e inviabilizar as candidaturas dos demais pré-candidatos da FPA, pode deixar graves seqüelas na unidade. Um dos impactos dessa interferência poderia ser exatamente a migração natural de parcela dos pré-candidatos para a oposição.
Uma de nossas fontes no município, que acompanha a disputa de perto e preferiu não se identificar, foi incisivo com a nossa reportagem: “ou ele (prefeito) muda o candidato, ou estamos fora”, afirmou.
Na tarde de hoje (20/05), uma nova reunião foi articulada pelo pré-candidato comunista Hermano Filho, somente com os nomes que ainda disputam a cabeça de chapa. O objetivo da reunião seria a busca de um entendimento entre eles na definição do nome mais adequado para disputar a cabeça de chapa, uma tentativa de livrar o prefeito Nilson Areal da interferência direta, evitando um descontentamento entre aqueles que por ventura venham a ser desconsiderados.
Na próxima quarta-feira (23/05), uma nova reunião estaria agendada entre os pré-candidatos da FPA no município, novamente no gabinete do prefeito, para tentar chegar a uma solução para o embate.
Até lá, Nilson Areal deve ainda perder algumas noites de sono, pois se comenta que, dependendo de quem seja o seu sucessor, diversos outros novos processos contra ele poderão ser abertos, inviabilizando-o, inclusive, politicamente.

Matéria: Redação do Acrealerta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário