quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sena Madureira vira cidade refém de gangues que matam e ameaçam moradores


Cidade que há pouco abrigava uma população pacata e tranquila agora fica refém do medo (Foto:Tiago Queiroz/AE)
A cúpula da Secretaria de Segurança se prepara para combater a audácia de duas gangues de Sena Madureira, que implantaram o terror no município. Em quatro bairros da cidade, os bandidos impuseram a lei do silêncio, onde ninguém tem coragem de denunciar a ação dos marginais. Quase todos os dias acontecem tiroteios e lutas corporais entre membros de dois bairros vizinhos. A região dos bairros Vitória e Pista, é hoje uma área de guerra.
As gangues conseguiram adeptos em outros dois bairros: Praia do Amarilho e Bom Sucesso. Na semana passada um morador que ousou falar de uma das gangues, teve a casa incendiada. Ao todo, nove residências foram queimadas em Sena Madureira. Na maioria das vezes, os grupos tentam matar o rival dentro de casa ou se vingam de quem pensa em denunciar qualquer ato de violência do grupo.
Na semana passada um jovem de 21 anos foi morto a tiros. Ele estava no centro da cidade quando foi identificado por uma gangue rival. Ele foi perseguido e morto por sete homens. Nesses bairros, ninguém fala sobre os crimes. Apenas uma senhora de 70 anos nos disse que não aguenta mais o local e vai voltar para o seringal onde morava. “Tenho medo que essa violênca chegue até minha casa”, alarmou.
PM conhece os bandidos
O serviço de inteligência da Polícia Militar identificou os líderes das gangues e como eles atuam. Todos os envolvidos, que estão nos relatórios, já foram presos mais de uma vez, mas segundo o major Moncada, Comandante da PM em Sena Madureira, assim que são presos, logo conseguem a liberdade. De acordo com o oficial, a certeza da impunidade faz com que os jovens voltem a delinqüir. “Nosso trabalho parece perdido, nos prendemos e poucos dias depois encontramos o acusado andando livremente nas ruas, e para piorar, a maioria tem menos de 18 anos de idade”, completou.
Este ano foram registradas 35 tentativas de homicídios por causa dos conflitos entre gangues. Desde que iniciou a disputa pelos territórios nove pessoas morreram. Nove Também é o número de casas incendiadas.
Nos quatro primeiros meses desse ano, 48 armas de fogo foram apreendidas pela PM e 11 pela Polícia Civil. A maioria é escopeta, mas existem também pistolas.
O Prefeito Nilson Areal conseguiu uma reunião com a cúpula da Segurança Pública do Estado. Uma operação está sendo preparada para combater e tirar o poder dos bandidos. A prefeitura se comprometeu em melhorar e abrir as ruas para facilitar a passagem das viaturas policiais.
Outra obrigação, colocar iluminação pública em várias ruas e becos que servem como rota de fuga das gangues. Nesta sexta-feira, será realizada uma audiência pública em Sena Madureira. Representantes dos bairros serão ouvidos. Com essas informações a Secretaria de Segurança vai começar a agir e espera o comprometimento do Ministério Público e do Judiciário.




Manchetes de sites locais sobre o terror no município
materiaadailson

Matéria:www.agazeta.net
OPINIÃO:
Já falei isso, mais vou continuar falando.


* Muitas ações podem serem feitas, mas o que precisamos mesmo são de leis mais severas, enquanto as leis forem fracas e os infratores se sentirem a vontade(impunes) para continuarem agindo, pouco vai adiantar o trabalho das polícias; leis mais rigorosas, implicam em um medo maior dos infratores de agirem, serem e continuarem presos; leis fracas, mais a vontade os infratores estarão para agirem, sabendo que vão passar pouco ou nenhum tempo presos.
Vale lembrar ainda que a Lei nº 12.403/2011, também conhecida como Lei da Fiança e que dificulta mais ainda a manutenção de um infrator preso, foi aprovada sem vetos, pelos nossos representantes no congresso nacional (deputados e senadores) e sancionada pela nossa Presidente Dilma Rousseff, colocando imediatamente em liberdade cerca de 100 mil infratores que estavam presos.
No meu pensamento, hoje o maior objetivo das leis são, não popular e ainda esvaziar os presídios, fazendo com que os governos (federal e estadual) não gastem muito com os infratores.
Enquanto for esse prende/solta...quem vai sofrer é a população de bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário