terça-feira, 8 de maio de 2012

8º BPM REALIZA OPERAÇÃO FRONTEIRA-BRASIL/PERU



MISSÃO E EFETIVO EMPREGADO
A Policia Militar do Acre, representada por Militares do 8º BPM – SM, fez no período de 26 a 30 de Abril de 2012, um reconhecimento do trecho fluvial entre os municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, alem de reforçar o Policiamento na cidade de Santa Rosa do Purus durante as festividades de seu 20º aniversário.
Para a execução da missão foram utilizados 10 (dez) policias, sendo 01 (um) TEN, 05 (cinco) SGT’s e 04 (quatro) SD’s.
DESLOCAMENTO E AÇÕES DESENVOLVIDAS
Durante o deslocamento de Manoel Urbano até Santa Rosa do Purus, que ocorreu em embarcações tipo EPG, com motor de 115 HP, com saída as 08h00min do dia 26 e retorno as 20h00min do dia 30 de Abril, varias ações foram desenvolvidas. Além do patrulhamento fluvial, foram verificados pontos relevantes para a segurança pública, identificação e mapeamento das principais comunidades e aldeias indígenas, bem como de igarapés, mapeamento de possíveis locais para pouso de Helicóptero, foi possível também identificar, dentre outras situações, possíveis ponto de acesso do Rio Purus com a BR 364.
Já no município de Santa Rosa do Purus, no dia 28.04, em comemoração ao aniversário da cidade, os militares participaram do desfile cívico-militar, fato esse ocorrido pela primeira vez na cidade.
Aproveitando a ocasião, o TEN PM OE ASSIS, comandante da operação, ministrou instrução de tiro policial e de tiro embarcado aos militares do 2º PEL PM.
RESULTADO DAS AÇÕES
No deslocamento e patrulhamento fluvial, foram visitadas 19 (dezenove) comunidades, 17 (dezessete) Barcos e 03 (três) Balsas Abordadas, além da verificação de 04 (quatro) locais seguros para pouso de Helicóptero.
Em toda a missão foram realizadas varias abordagens e fiscalizadas todas as festas realizadas durante as festividades do Aniversário de Santa Rosa do Purus.
O MAJ PM Moncada, comandante do 8º BPM – SM, que esteve presente ao aniversário da cidade, relatou que esse Policiamento no primeiro momento serve para fazer um mapeamento do local e que faz parte do Patrulhamento de Fronteira, que visa combater a entrada de drogas e armas em nosso estado através de alguns locais de risco de nossa fronteira. O Major afirmou ainda, que outras ações como essa irão acontecer durante todo o ano, mas com caráter mais repreensivo, “esse primeiro momento foi como se pode dizer, um reconhecimento do terreno”.
Confira imagens da Operação Fronteira e da solenidade do aniversário de Santa Rosa do Purus:

Nenhum comentário:

Postar um comentário