quinta-feira, 17 de maio de 2012

Diretor denuncia contratos de aluguel em escola da rede pública, em Sena Madureira


Quando assumiu a direção da escola Dom Júlio Mattioli em Sena Madureira, o professor Ricardo Lira iniciou uma briga para reparar um problema que percebeu quando ainda era um dos professores do quadro. Em um levantamento simples, constatou que mais de oito professores lotados na escola há muito tempo não entravam na sala de aula, mas a carga horária sob a responsabilidade destes, vinha sendo cumprida.
O novo diretor sabia que professores da escola alugavam os contratos para garantirem a continuidade do contrato de trabalhos. A coisa funcionava assim: o professor de uma determinada disciplina teria que aplicar 32 horas/aulas semanais, mas como não tinha interesse em ficar na sala de aula, contratava um professor sem vínculo com o estado para substituí-lo na jornada de trabalho. O dono contrato pagava cerca de R$ 800,00 para o professor substituí-lo e ficava com o restante do salário de R$ 2.500,00.
Entre os professores que alugavam os contratos, estão esposas de pessoas que ocupam gerencias do governo na cidade, empresários e parentes de políticos. Em pelo menos sete disciplinas a direção da escola verificou a ausência o verdadeiro detentor do contrato na sala de aula.
O aluguel dos contratos foi informado a coordenação do ensino fundamental da Secretaria de Educaçao do Estado, que até agora não se manifestou sobre o assunto.
Hoje a situação dos alunos da única escola que oferece a formação do ensino médio em Sena Madureira é preocupante, já que se aproxima o final do primeiro semestre e em muitas matérias, a escola não atingiu 50% da carga horária.
Faltam professores nas disciplinas de biologia, artes, matemática, física  e química. Para tentar diminuir a falta de professores, já que depois da denúncia os professores que alugaram os contratos sumiram, o próprio diretor está indo pra sala de aula ministrar aulas.
Matéria: Jairo Barbosa/ac24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário