quinta-feira, 23 de junho de 2011

Governo traz equipe médica para atendimentos de oftalmologia

Programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos é lançado pelo governador Tião Viana


 lancamento_cuidando_seus_olhos_foto_gleilson_miranda_1.jpg
 lancamento_cuidando_seus_olhos_foto_gleilson_miranda_6.jpg
 
lancamento_cuidando_seus_olhos_foto_gleilson_miranda_7.jpg
O Cuidando dos Seus Olhos é uma ação específica para problemas oftamológicos e vai atender todo o estado através do Saúde Itinerante (Fotos: Gleilson Miranda)
Maria de Nazaré Oliveira não enxergava mais há alguns anos. A catarata, doença comum a partir dos 60 anos de idade, é causada pelo envelhecimento do cristalino e causa a perda da visão. Maria de Nazaré é uma das pacientes do programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, do Governo do Estado.
O programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos é uma iniciativa do governo do Acre com apoio do Ministério da Saúde e em parceria com o Centro Oftalmológico de Referência Humanizada de Ribeirão Preto (SP). O Acre é o segundo estado a ter este tipo de iniciativa. A Bahia desenvolve um programa semelhante.
O Cuidando dos Seus Olhos é uma ação específica para problemas oftamológicos e vai atender todo o estado através do Saúde Itinerante. Ele está programado para durar 52 semanas (1 ano). Serão duas bases de referência, uma na capital e outra em Cruzeiro do Sul. Municípios que não têm ligação terrestre com os núcleos do programa serão atendidos com equipes médicas in loco. A ação começou em caráter experimental no dia 15 deste mês e nesta quarta-feira foi lançada oficialmente pelo governador Tião Viana. Até a noite do dia 21 foram realizados 5.335 atendimentos e 1.088 cirurgias.
“Quando eu tirei o curativo do olho, abri os olhos e me dei conta de que estava enxergando e vendo tudo direitinho a primeira coisa que fiz foi olhar pra cima e agradecer a Deus. Eu voltei a enxergar”, disse Maria de Nazaré.
A primeira etapa do projeto Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos está voltada para o atendimento geriátrico e dá prioridade a pacientes com mais de 50 anos. Para ser atendido basta procurar o Hospital das Clínicas com o documento de identidade e o Cartão SUS, que pode ser tirado nos centros de saúde ou no próprio HC, desde que não seja feriado ou final de semana.
“O atendimento será feito do dia 15 a 28, todos os meses. As cirurgias acontecem entre 20 e 28 de cada mês. Os municípios terão uma agenda que será divulgada conforme a atividade do programa. São dias corridos, então podem vir nos feriados, sábados e domingos que estaremos aqui”, explicou a coordenadora do projeto, Dora Lima.
O atendimento é voltado para todos os problemas de oftamologia. O paciente chega, faz um cadastro, passa pela consulta e é encaminhado para exames ou cirurgias, tudo marcado e realizado no mesmo local, gratuitamente. Exames ou encaminhamentos anteriores não são necessários, pois o paciente inicia todo o procedimento dentro do programa.
“A única coisa que o governo está pedindo às pessoas é que não deixem nenhum velhinho sem atendimento. Quem tiver um idoso em casa ou conhecer algum que não enxerga direito, que tem problemas de visão, tragam pro Hospital das Clínicas. Nós não sabemos quantos atendimentos serão feitos, mas queremos atender todas as pessoas que precisarem”, disse o governador Tião Viana.
A oftamologia é uma das áreas consideradas como um “gargalo” no HC. Em Rio Branco a estimativa é de que haja pelo menos cinco mil cirurgias “represadas”. No interior não há como estimar. “Com esse atendimento sendo feito aqui nós zeramos o TFD nesta área. A vantagem disso é que o paciente não precisa sair da sua casa e ir para outro estado, muitas vezes sem condições de arcar com as despesas de alimentação e hospedagem. Tudo é feito aqui e de graça, com o carinho e a atenção do Governo do Estado e da família de cada paciente”, disse a secretária de Saúde, Suely Melo.
Dentro do programa os pacientes são consultados, fazem exames e, se preciso, a cirurgia de qualquer problema de visão. Os equipamentos são os mais modernos e utilizam a melhor tecnologia existente. As cirurgias de catarata, por exemplo, duram cerca de meia hora.
“O sucesso da recuperação de cada paciente se resume a duas ações: o uso do colírio e a higiene do local. Quem tiver dúvidas sobre o atendimento ou sobre a recuperação pode ligar no telefone gratuito 0800 647 04 04”, disse o chefe da equipe do Centro Oftalmológico de Referência Humanizada, Luciano Goulard.
Segundo o coordenador do HC, Carlos Eduardo, o número de atendimento no Hospital das Clínicas passou de uma média de dois mil para quatro mil/dia.
Fonte agencia.ac.gov.br
* Se tem uma coisa que o governo fez de bom até agora, foi fazer no Acre esse programa, muitos dos nossos pais e avôs batalhadores, agora vão ter a oportunidade de voltar a enchergar melhor; quando se faz algo bom, tem que ser elogiado...parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário