quinta-feira, 16 de junho de 2011

A força da lua faz nascer 41 bebês numa única noite nas maternidades de Rio Branco

Apesar do conhecimento empírico e ser divertido imaginar que a influencia da Lua Cheia ou virada de estação do satélite tem influencia direto com o aumento no número de partos nos hospitais maternidades, a crença parece mesmo ser comprovada pelo número de mulheres que dão a luz durante a passagem do fenômeno.
bebesbebes_in1Mesmo não havendo nenhuma comprovação ou explicação científica para isso, o número de bebês que nasceram de ontem (14) para esta quarta-feira (15), [Lua Cheia], nas duas maiores maternidades do Acre por exemplo, soma nada menos que 21 bebês no Hospital Santa Juliana e outros 20 na Maternidade Bárbara Heliodora, totalizando 41 novas vidas.
A enfermeira Obstetra Maria Suares, que trabalha na maternidade Bárbara Heliodora faz 25 anos, disse não acreditar na superstição. Na casa de saúde, segundo a enfermeira, existem 60 leitos e mais 8 para as parturientes. “De ontem para hoje, embora esse número de leitos seja mais que suficiente para a demanda em dias normais, ficou tão lotado que tivemos que colocar algumas mamães nas enfermarias. Agora vou passar a olhar mais para a Lua”, disse sorrindo.
A estudante Eluana Leite Marinho, de 19 anos, disse que durante os exames de pré natal foi dito pelo médico que ela só iria ganhar o seu bebê entre os dias 25 e 30 desse mês, mas inexplicavelmente, relata, que “quando foi por volta das 20h de ontem eu entrei em trabalho de parto e foi tudo muito rápido. Graças a Deus meu filho [Mizael], nasceu saudável e cheio de vida,” conta.
O médico ginecologista obstetra Eduardo Adad, com 29 anos de experiência, desconfia que pode haver mesmo algum tipo de interferência lunar sobre o aumento no número de partos na Lua Cheia.
Para justificar a sua tese, “nós obstetras temos um calendário próprio que varia entre 38 e 42 semanas de gestação e é bastante impressionante como a maioria dos partos se dá geralmente no período da noite ou na madrugada, as vezes nos surpreendendo quanto a hora da criança nascer. Pode ser sim que tenha algo há ver mesmo com a força da Lua”, diz ele.
Sobre o número de bebês nascidos em apenas um único dia, Dr. Eduardo concorda que não é muito comum, pois “a média tanto na Maternidade Barbara Heliodora quanto no Hospital Santa Juliana é entre  15 e 20, mas 41 partos é realmente um número bem significativo”, explicou.
A Lua Cheia, entra em sua fase principal exatamente as 17h25 de hoje e para alegria dos mais supersticiosos, ocorrerá o fenômeno do eclipse Lunar Total com duração de quase duas horas no seu primeiro ciclo formando um arco ao redor do satélite com variações de cores e o eclipse inteiro vai durar 5 horas e meia.

Matéria:Salomão Matos - da redação de ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário