sexta-feira, 8 de novembro de 2013

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS, QUANDO NÃO TEM SAMU, O QUE FAZER? S.O.S CHAMA A POLÍCIA!

MEMO/D.E/Nº 1720/2013
Quase todos os dias, o que mais se escuta na central da Polícia Militar (190) em sena Madureira, são ligações da população solicitando que a Rádio Patrulha (RP), faça a condução de alguma pessoa doente  ou acidentada. Na maioria das vezes, as solicitações são atendidas.
De acordo com orientações e entendimentos dos militares,  já que não somos preparados para tal situação e que em alguns casos podemos até responder ou agravar o estado de saúde do paciente, se algo de anormal acontecer dentro da RP, a melhor maneira de resolver a situação, seria passar no Hospital João Câncio Fernandes e solicitar um Técnico de Enfermagem ou um Enfermeiro, para acompanhar no auxílio.
Mas preste atenção no que diz o memorando assinado pela Diretora Executiva da SESACRE Celena Maria Prado Maia, em resposta a uma orientação quanto a liberação de Técnico de Enfermagem, para acompanhar os Militares na viatura, feito pela Diretora Executiva do Hospital João Câncio Fernandes Francisca Cileuda B. das Neves.
Confira o trecho a seguir:
"Informamos a Vossa Senhoria que o resgate de pacientes somente poderá ser realizado pela ambulância do SAMU ou pela ambulância de remoção existente na unidade"
"Informamos ainda que não poderá ser disponibilizado técnico de enfermagem para acompanhar a viatura policial por ser ilegal."
Agora vem a parte mais interessante: Informações extra oficiais dão conta de que uma pessoa ligada ao hospital local, teria solicitado ao comando do Batalhão, que em um determinado dia, quando na cidade ficaria sem SAMU, que o transporte de pacientes seja feito pelas viaturas policias.
ALGUNS QUESTIONAMENTOS:
Sabemos que a Saúde é uma obrigação do Estado, assim como também a Segurança. Mas de quem é a obrigação de conduzir pacientes ao hospital?
Se um Técnico de Enfermagem, que em tese é preparado, não pode acompanhar os militares na viatura (pois é ilegal), para atender um chamado de um enfermo. É legal os militares fazerem esse atendimento?
Será que os Técnicos de Enfermagens, os Médicos ou os motoristas da SAMU atenderiam uma "ocorrência policial?"
Como vai ficar sem SAMU em sena por um ou alguns dias. A viatura policial pode fazer esses atendimentos ou seria preciso vir outra pra substituir?
Não se pode levar um Técnico de Enfermagem na viatura para atender um paciente (ilegal). Será que podemos fazer esses atendimentos sozinho?
Com tantas ocorrências que acontecem em Sena Madureira, não seria isso, mais uma carga para os militares?
Ou será que os moradores ligam para o 190, pelo fato de ser de graça e dizerem o telefone do hospital, na maioria das vezes não atende?
COM A PALAVRA A POPULAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário