quarta-feira, 1 de junho de 2011

Em defesa de Palocci, Dilma negocia suavização da lei anti-homofobia

Presidência da República/ Roberto Stuckert FilhoDilma pode mudar até a definição da criminalização da homofobia
Segundo informações do jornal “Folha de S. Paulo”, a presidente Dilma Rousseff decidiu rever junto aos evangélicos determinados pontos da lei contra a homofobia. As possíveis alterações no projeto que tramita no Senado, suavizando a criminalização do preconceito contra os homossexuais, são uma das saídas encontradas pelo governo para defender o ministro Antônio Palocci (Casa Civil), em meio a uma polêmica referente à sua evolução patrimonial.

Os parlamentares evangélicos ameaçaram convocar Palocci, que pode enfrentar uma CPI. Outra manobra do Planalto para prevenir mais crises no Congresso é evitar temas polêmicos nos próximos 15 dias. Na semana passada, a presidente já sucumbiu à pressão e mandou suspender a distribuição do polêmico "kit gay" do Ministério da Educação.

A relatora do projeto, Marta Suplicy, já teria se mostrado aberta a atender as reinvindicações dos religiosos. Ainda de acordo com a “Folha”, a principal mudança deve ser quanto à definição da homofobia. A proposta atual é que o crime seja entendido como "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito" de orientação sexual ou identidade de gênero. Mas o projeto pode acabar definindo-o apenas como o ato de "induzir alguém à prática de violência de qualquer natureza motivado pelo preconceito de sexo, orientação sexual ou identidade de gênero".

Matéria:pop.com.br/popnews/noticias/politica

Nenhum comentário:

Postar um comentário