terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sena Madureira: MP/AC aguarda posicionamento da prefeitura para regularização dos serviços públicos

O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), por meio da promotora de Justiça Vanessa Muniz, alertou a Prefeitura de Sena Madureira, desde o inicio do ano de 2011, quanto à irregularidade na contratação de servidores temporários e por serviços prestados. Ainda naquele ano, a promotoria tentou por meio de Termos de Ajustamentos de Conduta (TAC) solucionar o problema. Como resultado, o MP/AC obteve decisão favorável na ação que pedia a demissão desses servidores irregulares.
No município, foi realizado concurso público apenas para os cargos de médico, enfermeiro e odontólogo. Outro TAC para contratação dos demais profissionais não foi assinado e a promotoria ingressou com uma ação judicial a fim de que as irregularidades fossem sanadas, dadas as atribuições constitucionais e a própria missão institucional do Ministério Público de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Devido a decisão judicial de 5 de novembro de 2012, os funcionários temporários e prestadores de serviço da Prefeitura de Sena Madureira foram demitidos. Com o efeito da decisão os serviços públicos estão comprometidos, uma vez que os gestores municipais não fizeram qualquer tipo de remanejamento ou adequação para manter o atendimento à população até a contratação de servidores permanentes.
Em Sena Madureira, o cenário é de abandono nos serviços públicos e, de acordo com a promotora de Justiça Vanessa Muniz, apesar de existir mais de 700 servidores efetivos nos quadros, a maioria era de provisórios e prestadores de serviço, ficando os serviços de recepção, secretaria, acolhimento, vigia e limpeza desguarnecidos. O quadro mais grave é na saúde, onde os nove postos de saúde do município não estão atendendo à população, apesar da existência de médicos e enfermeiros contratados efetivamente.
Com a decisão judicial, cerca de 500 servidores contratados irregularmente já foram demitidos. Ainda segundo a promotora, em nenhum momento a Administração Municipal procurou o MP pessoalmente ou por meio judicial durante a instrução do processo para buscar qualquer tipo de acordo. “O MP sempre está aberto ao diálogo e ainda estamos aguardando a presença de alguém da administração municipal para o bem de Sena Madureira”, afirmou.
Os outros setores da administração municipal também estão com os seus atendimentos comprometidos. Na educação, os gestores escolares estão se revezando e cumprindo outras funções para não prejudicar o ano letivo. Apesar de muitos professores e barqueiros também estarem contratados irregularmente, as suas demissões devem ocorrer apenas ao final do ano escolar.

Agência de Notícias - MP/AC
Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário