terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SEMÁFOROS VÃO AJUDAR...MAS O QUE VALE MESMO É A EDUCAÇÃO E RESPEITO AS LEIS DO TRÂNSITO

Imagem:autoescolarainhadapaz.com
De acordo com a Wikipédia, Semáforo (também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol ou sinal luminoso) é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres ou peões nas grandes cidades em quase todo o mundo. Utiliza uma linguagem simples e por isso de fácil assimilação. É composto geralmente por três círculos de luzes coloridas. O controle semafórico permite alternar o direito de passagem na zona de conflito de uma interseção. O cálculo dos tempos no controle são gerados a partir das limitações físicas das vias que se interceptam e dos tempos perdidos no controle. Tempos perdidos no controle são aqueles que efetivamente não são utilizados pelos veículos ou pedestres para cruzar a interseção, tal como os tempos de amarelo ou de vermelho de segurança (todos os grupos focais permanecem indicando a cor vermelha), por exemplo.
A placa de sinalização em destaque acima (R-1 ou Parada Obrigatória) que regulamenta a parada obrigatória, já existe em vários locais de Sena Madureira, o que falta mesmo à população e aos motoristas, principalmente, é o respeitos as leis de trânsito e a boa e velha educação, pois o efeito, tanto do sinal luminoso (semáforo) como da placa de regulamentação (PARE), é pra ser o mesmo, tanto que no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Capítulo XV, que trata das infrações, consta no Artigo 208, que: Avançar o Sinal Vermelho do Semáforo ou o de Parada Obrigatória, é infração Gravíssima e o condutor estar sujeito a ser penalizado com Multa (autuação).
Diante do exposto acima, ficam esses meus questionamentos:
O Semáforo instalado no encontro das Avenidas Avelino Chaves com a Brasil resolverá mesmo o problema dos acidentes de trânsito nesse local?
Será que quem já desrespeitava a placa de regulamentação de Parada Obrigatória, não continuara desrespeitando a luz vermelha do Semáforo?
Será que como em escolas e em outros locais da cidade, que não seria preciso o uso do efetivo Policial, esse local, só será respeitado quando da presença de policiais?
Será que para respeitar as leis de trânsito os condutores precisam ser realmente "vigiados" e autuados?
Depois destes questionamentos, volto mais uma vez a afirmar: Semáforos podem até fazer com que a cidade fique mais atualizada, mais bonita, mas se não houver o respeito pela sinalização, seja ela luminosa ou através de placas de sinalização; se não houver o respeito pelo próximo (cidadão) e a boa e velha educação, nada irá impedir que os acidentes de trânsito continuem a acontecer em Sena Madureira ou em qualquer lugar do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário