domingo, 13 de novembro de 2011

População de Sena Madureira está com água e combustível racionados

As torres foram arrancadas pelo vento porque suas bases estavam sem os parafusos
Deputada questiona justificativa da Eletrobrás e quer instalar comissão na Assembléia Legislativa para investigar o que realmente aconteceu com as duas torres que tombaram na última sexta-feira (10).
As torres foram arrancadas pelo vento porque suas bases estavam sem os parafusos
As torres podem ter sido sabotadas, acreditam técnicos da Eletrobrás/Fotos: Selmo Melo
As torres podem ter sido sabotadas, acreditam técnicos da Eletrobrás/Fotos: Selmo Melo
A cidade de Sena Madureira ficou totalmente às escuras, outra vez, na noite deste domingo, quando o gerador de emergência instalado pela Eletrobrás para abastecer alguns bairros pifou por não ter capacidade de atender a demanda dos bairros Segundo Distrito e São Francisco.

Desde a última sexta-feira (10) o município enfrenta grandes dificuldades devido a queda de duas torres de energia do Linhão, no Ramal da Cispere. A direção da Eletrobrás no Acre informou que os equipamentos foram sabotados por vândalos, que roubaram seus parafusos de sustentação.

Devido a falta de energia, a população está com o abastecimento de água e combustíveis racionado e os alimentos perecíveis como carne e frios já começam a faltar nos supermercados.

Até mesmo para recarregar os telefones celulares, os moradores têm que aproveitar a hora em que a Eletrobrás aciona a energia em seus bairros. “Estou usando o telefone da minha esposa porque o meu já descarregou e a energia só volta amanhã, aqui onde moro”, informa um empresário.

Toinha Vieira quer urgência na solução do problema
Toinha Vieira quer urgência na solução do problema
Deputada quer comiissão da Aleac investigando
A deputada Toinha Vieira (PSDB) disse que vai acionar a Assembléia Legislativa para instalar uma comissão e pedir informações oficiais a Eletrobrás sobre os reais motivos que levaram a queda das duas torres que deixaram o município na situação difícil em que se encontra.

“Não é possível que qualquer pessoa possa ter acesso e equipamentos sofisticados para afrouxar parafusos que sustentam uma estrutura tão grande e derrubar uma torre que abastece um município inteiro, como é o caso de Sena Madureira”, questiona.

Toinha quer que a Eletrobrás providencie equipamentos de segurança para impedir que apagões como esse volte a se repetir. “Ainda não conversei com os técnicos da Eletrobrás para saber como este problema vai ser resolvido, mas adianto que uma providência tem que ser tomada e com urgência.”, disse.

A parlamentar também quer o retorno dos equipamentos da antiga usina de energia elétrica que abasteceu a cidade de Sena Madureira durante muitos anos. “Se não for possível o retorno desta usina, que a Eletrobrás instale geradores que possam atender a uma emergência como essa”, sugere.

Município está sem energia desde a última sexta-feira
Eram duas horas da tarde de sexta-feira (10) quando o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em Sena Madureira, que é o terceiro maior do estado.

O desespero tomou conta da população quando a Eletrobrás anunciou que a energia não ia voltar tão cedo porque ‘vândalos tinham derrubados duas torres que sustenta o Linhão, que distribui energia para maioria dos municípios acreanos.

Depois de mais de 24 horas sem energia, a Eletrobrás conseguiu instalar um gerador de médio porte para atender alguns bairros da cidade. O racionamento virou um tormento, principalmente para os proprietários de panificadoras, postos de combustíveis, supermercados e frigoríficos.

A situação ficou bem pior na noite deste domingo, quando o gerador não suportou a demanda de dois barros e pifou, deixando a cidade totalmente às escuras.
Matéria:Wânia Pinheiro/Agência Contilnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário