terça-feira, 5 de junho de 2012

Feriado de Corpus Christi terá frio no Acre, previsto para chegar nesta quarta

Friagem chegará ao Acre nesta quarta-feira no Acre/Foto: Ilustração
Friagem chegará ao Acre nesta quarta-feira no Acre/Foto: Ilustração


Frente de massa de ar polar será responsável pela queda de temperatura que pode chegar a 19 graus com sensação térmica de oito.

Uma frente de intensa massa de ar frio, de origem polar, atingirá o Acre durante esta semana, tendo seu ápice na quinta-feira (7) e começando nesta terça-feira (5). A temperatura chegará a 19 graus com sensação térmica de oito e ainda acompanhada de rajadas de ventos acima de 50 km por hora, é o que diz o meteorologista Davi Friale.

Friale diz que ainda na noite desta terça-feira os ventos passam a soprar da direção Sudeste atingindo o Estado como frio. “Os ventos passam a soprar inicialmente fracos, porém a tendência é que vá se intensificando”, afirmou o meteorologista.

Segundo Davi Friale, nas três primeiras noites em Rio Branco a mínima ficará entre 11 e 13 graus. Em Brasiléia, será ainda mais frio, com a mínima entre nove e 11 graus. Em Cruzeiro do Sul, a mínima ficará entre 14 e 16 graus.

Davi Friale alerta ainda para os cuidados que os acreanos devem tomar durante esta semana de frio. “As pessoas devem tomar cuidados com os raios ultravioletas e a baixa umidade”, alertou.

Vale lembrar que dados dão conta que nos últimos dias a umidade relativa do ar está em torno de 35 % e com a frente fria a tendência é que essa umidade baixe ainda mais, causando doenças respiratórias da população, dentre outros problemas de saúde.

Friale diz que até a segunda-feira (12) da próxima semana os acreanos ainda acordarão com manhãs frias.

Feriado será com friagem no sul da Amazônia
O feriado de Corpus Christi será de temperaturas mais amenas com a chegada de uma friagem no sul da Amazônia, que abrange os estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre.

O tempo começa a mudar com a entrada de uma frente fria nesta quarta-feira (06/06) e há previsão de muitas nuvens no céu e chuvas em algumas áreas no decorrer do dia, mas as temperaturas só devem baixar sensivelmente na quinta-feira.

A instabilidade no tempo trará chuva forte para estes estados.  “É necessário alertar a população quanto à grande possibilidade de chuva forte, com ventanias, em toda a região”, revela o meteorologista Luiz Alves. Esta friagem será a mais forte do ano até agora, portanto, deverá baixar significativamente os termômetros.

A madrugada de sexta-feira registrará as mais baixas temperaturas mínimas deste fenômeno. No Mato Grosso, os termômetros deverão registrar o mínimo de 12ºC em Alto Araguaia e Lambari d´Oeste e de 13ºC na capital Cuiabá. Rondônia terá mínimas variando de 11 ºC em Vilhena a 16ºC em Porto Velho. No Acre, as mínimas serão de 12ºC em Brasiléia e 13ºC em Rio Branco.

O tempo ameno deverá se manter somente até a sexta-feira em Mato Grosso e Rondônia e poderá se estender até o sábado no Acre. (Com informações do Sipam).

Matéria:  Gina Menezes, da Agência ContilNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário