sábado, 30 de junho de 2012

Alan Areal, médico acreano recebe certificado europeu para realizar exames de prevenção a hepatites




Alan Areal alerta para os vários níveis de hepatites que atingem os acreanos/Fotos: Cedidas
Alan Areal alerta para os vários níveis de hepatites que atingem os acreanos/Fotos: Cedidas
O médico infectologista Alan Areal, pretende apresentar em breve ao governador Tião Viana um projeto para aquisição para o estado do Acre do aparelho Fribroscan, um equipamento moderno que tende a substituir a biópsia hepática quantificando a elasticidade hepática do fígado em seus diferentes níveis de fribose, crescimento do tecido conjuntivo em nível hepático, relacionado à ação de agentes agressores do fígado, como os vírus hepatotrópicos.

Doutor Alan, que é um dos infectologistas mais jovens do Acre, esteve durante um mês na Europa, participando ativamente de importantes encontros e aprendizados: Estando no Congresso Europeu de Hepatites (EASL 2012), em Barcelona, na Espanha,  de um Encontro Luso Brasileiro, em Coimbra-Portugal, promovido pela Associação Portuguesa Para Estudos do Fígado,e realizou ainda um estágio no principal serviço de Gastro-hepatologia do Hospital Santa Maria de Lisboa em Portugal, atuando na realização do exame de Elastografia Hepática Transitória ( Fibroscan), modalidade que usa a emissão de ondas de ultrasson e imagens para diagnósticos, sem os cortes e sem a anestesia local indispensáveis à biópsia de células do fígado.

“Esse é um exame que o SUS ainda não oferece à população, e custa caro, entre 1 mil e 1,5 mil. A maioria dos planos de saúde também não o oferecem aos seus clientes. No entanto, ele é essencial para o Acre porque somos um dos estados mais afetados pelas hepatites, e várias pesquisas mostram que somos, proporcionalmente, o estado com maioria dos casos de hepatites. Por isso, é necessário avançar no sentido de prevenir, diagnosticar de forma precoce e tratar essas doenças”, alerta o Infectologista.

A elastografia hepática ainda não é realizada em nenhum estado do Norte do Brasil, sendo encontrado apenas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, segundo informou o infectologista. 


"Acreditando que com o compromisso do atual governador e sua sensibilidade com a causa e os avanços que o estado vem mostrando na area da saúde, penso que em breve estaremos oferecendo esse importante e inovador exame, na visão de otimizar ainda mais nosso serviço especilaizado", comentou.

Em Portugal, o médico acreano foi recebido pelo Professor Doutor Ruy Marinho, do Hospital Santa Maria, em Lisboa, chefe do serviço do referido hospital, que entregou a ele o certificado europeu com habilitação para realização do exame em pacientes em diversos níveis de fibrose hepatica.

O médico Alan Areal é natural de Sena Madureira, formou-se na Universidade Federal de Medicina de Guaiaquil-Equador aos 23 anos. Tem em seu currículo a especialização em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília (UNB) e inúmeros cursos na área de infectologia, especialidade que atua no Serviço de Assistência Especializada (SAE) no Hospital das Clínicas, em Rio Branco e no municipio de Sena Madureira.

À Agência ContilNet, Alan Areal disse que há vários reconhecimentos de que as hepatites são um grupo de doenças negligenciadas e que os avanços realizados no Acre mostram que é possível conscientizar a própria população e os agentes públicos da necessidade de orientação e tratamento urgente contra a enfermidade.

“Precisamos manter o trabalho que já vem sendo realizado, mas precisamos de mais investimentos e insistência no que diz respeito a esclarecimentos à sociedade sobre as hepatites, pois são doenças que matam lentamente e têm dizimado milhões de vidas em todo mundo. Existem razões para nossa preocupação, pois é possível evitá-las e garantir aos acreanos uma vida com mais qualidade e muito mais saudável”, afirmou ele.

Matéria:Contilnet.com.br

*Parabéns, Dr. Alan...continue sempre assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário