sexta-feira, 29 de março de 2013

VIROU ROTINA: SEGURANÇA DO PRESÍDIO APREENDE DROGA JOGADA POR CIMA DA MURALHA



A segurança do presídio Evaristo de Moraes voltou a apreender droga que teria como destino os detentos da unidade, na tarde desta sexta-feira, 29. Vários tabletes de entorpecentes foram apreendidos dentro de uma sacola jogada por cima da muralha.
Segundo a PM, uma denuncia anônima ao 190 possibilitou a apreensão. A informação repassada por telefone indicava que uma sacola havia sido jogada por cima da muralha. A central de polícia repassou a noticia via rádio para os PMs na penitenciária que constataram o embrulho no pátio da unidade.
Os agentes penitenciários foram informados e ao verificar o embrulho suspeito constataram se tratar de certa quantidade de entorpecente.
Como o presídio não dispõe de vigilância da muralha, frequentemente a segurança tem encontrado droga jogada por cima da muralha. A polícia militar deixou de realizar o trabalho de vigilância na muralha desde que um laudo da vigilância sanitária atestou que o ambiente é totalmente insalubre para permanência dos profissionais no local. O caso é de conhecimento da direção do IAPEN, no entanto, providencias ainda não foram tomadas.
Além da droga, nesta sexta-feira, a fiscalização conseguiu localizar e apreender também um aparelho de telefone celular, cujo o uso é proibido por lei nos presídios brasileiros.
Com informações de Aldejane Pinto

PADRE PAOLINO E A SUA SAÚDE..."PREOCUPAÇÃO DE ALGUNS" OU APENAS OUTROS INTERESSES?

Há mais ou menos uns 50 (cinquenta) dias um dos padres mais querido do Acre e do Brasil, acho que posso falar assim, vem passando por alguns problemas de saúde, muito por seus trabalhos incansáveis pelos rios, assim como também, pela sua idade, já um pouca avançada.
Padre Paolino Maria Baldassari ou apenas Padre Paolino, que  no próximo dia 02 de Abril irá fazer 87 Anos (se Deus quiser) e vive no Brasil a mais de 60, agora não pode mais sentir muitas emoções e a cada dia que passa, se preocupa com a possibilidade de não poder voltar mais para a sua querida terra Sena Madureira.
Já quase que totalmente recuperado e acreditando que poderia esta presente na Dramatização da Semana Santa, evento realizados pela comunidade Católica de Sena Madureira e do qual ele admira muito, viu essas possibilidades se reduzirem com negativa dos médicos em não quererem liberá-lo para vir para a sua querida cidade, pelo fato de em Sena Madureira não existir um Médico Cardiologista e também pelo fato de nos últimos dias ter sofrido uma crise de Bronquite.
Fico eu aqui pensando: Sendo um dos seus maiores prazeres na vida, se não o maior, evangelizar e esta perto do povo de Sena Madureira, apesar de no Convento São Sebastião, o Padre Paolino receber várias visitas de pessoas de nossa comunidade e cidade, ele longe disso não seria pior pra sua saúde e estado emocional?
Agora vou mais além e talvez causar um pouco de Polêmica: Sabendo-se do apego que o Padre Paolino tem com as suas causas e com a Igreja Católica, será que seria é interessante para a saúde do Padre  Paolino receber uma simples visita de "cordialidade" e nesta visita ser solicitado ao mesmo que se desfizesse de um dos patrimônios da Igreja (Quadra da Igreja Católica ou Quadra da Escola Eliziário Távora) para que ali seja construído um Ginásio Poliesportivo? 
Acredito eu, que quem fez isso foi no mínimo IMPRUDENTE e não se preocupa muito com a saúde do Padre, pois em sabendo que ele não pode ter emoções forte, umas dessas pode até lhe tirar a vida.
Ainda vou mais além: Seria interessante construir um Ginásio Poliesportivo, que naturalmente serviria para realizar alguns grande eventos, e mesmo pequenos eventos, quase que grudados em uma Escola de Ensino Fundamental, no caso a Escola Eliziário Távora, e também quase que grudada na Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição?
QUEM SABE ESSE NÃO FOI O MOTIVO DE SUA ÚLTIMA CRISE.
QUEM FEZ ESSA VISITA, E SEI QUE FIZERAM, POIS A FONTE É FIDEDIGNA E POR UM ACASO EU TAMBÉM SOU MUITO AMIGO DO PADRE, NÃO DEVE TER PENSADO MUITO NA SUA SAÚDE E SIM EM OUTRAS COISAS.
A MAIOR PARTE DA COMUNIDADE CATÓLICA QUE SABE DESSES FATOS, FICOU INDIGNADA COM ESSA ATITUDE.
*Um último detalhe: Ouvi dizer que enquanto ele vivo for, não sede nem um milimetro do terreno para a Prefeitura ou qualquer outro orgão, pois outros terrenos ao lado da Igreja, já foram cedidos, agora chega.

SEXTA FEIRA "DA PAIXÃO" SANTA

Dramatização, Jesus crucificado/ Foto: Gilberto Monteiro

Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.
Dramatização, Jesus é entregue por Pilatos aos guardas para ser crucificado/Foto: Gilberto Monteiro
Igreja Católica
 
Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

Celebração da Paixão do Senhor

No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo fato de não ter Oração Eucarística, a mais importante parte da missa católica.
Toda a liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma ação livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade.
A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.
A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis com Cristo crucificado. O fato de se comungar do pão consagrado no dia anterior vem exprimir e reforçar a unidade de todo o Tríduo Pascal.
Além da celebração da Paixão do Senhor, rezam-se as diversas horas litúrgicas da Liturgia das Horas.
Algumas pessoas acompanham a procissão descalços, em forma de penitência/ Foto: Gilberto Monteiro
Sinais de penitência
 
A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne e qualquer tipo de ato que se refira a Prazer.
Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

Fonte: pt.wikipedia.org

quinta-feira, 28 de março de 2013

MANOEL URBANO...AÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL, TERMINA COM A APREENSÃO DE ARMA E INFRATORES

No dia de ontem (27), por voltas das 16h30min, uma guarnição da Polícia Militar recebeu uma denuncia que um menor teria tentado contra a vida do indígena Carlos Saldanha Padilha Jaminawa e que por sorte da vítima, a arma não teria disparado, a guarnição de serviço ainda saiu em perseguição ao autor da Tentativa de Homicídio, mas o mesmo tomou rumo ignorado.
Hoje, por volta das 10h30min a vítima ligou novamente para os militares afirmando que recebeu mais uma ameaça, em que o menor, dizia: "desta vez a arma não vai falhar".
Diante dos fatos, uma guarnição de militares composta pelos SD's PM Domingos e M Gomes, juntamente com o Agente de Polícia Civil Márcio, se deslocaram até a residência do infrator, que mora junto com seu primo Francisco Gláuber da Silva Lopes, 18 anos. Ao realizar uma busca minuciosa na residência, foi encontrado uma Escopeta Calibre .28, 05 (cinco) cartuchos intactos e 01 (um) deflagrado, além de todo o material necessário para recarregar munições. Ainda foram encontrados na residência, 02 (dois) Punhais.
Todo o material apreendido, assim como também o menor e  Francisco Gláuber, foram conduzidos para a Delegacia Local.

GRUPAMENTO GIRO TIRA MAIS UM DE CIRCULAÇÃO


Na noite de ontem (27), por volta das 21h00min, o grupamento GIRO da Polícia Militar de Sena Madureira, recebeu uma denuncia de que na Rua Siqueira Campos, bem próximo aonde os mesmos teriam prendido um infrator há dois, existia uma outra pessoa traficando drogas.
Imediatamente o grupamento GIRO se deslocou até o local e encontrou Paulo César Costa da Silva, também conhecido pela alcunha de "PC"(foto ao lado), 22 anos, ao realizarem a abordagem no mesmo, foi encontrado com 04 Trouxas de Cocaína, que pesou 1 grama, prontamente foi dado voz de prisão ao cidadão.
Diante dos fatos e sabendo por denuncias que o local citado é bastante frequentado por pessoas que vendem drogas, os Militares conduziram  e entregaram "PC" na Delegacia Local, juntamente com a droga, um celular e um cordão amarelado.

Fotos: Jair Verissimo

quarta-feira, 27 de março de 2013

GRUPAMENTO GIRO DA POLÍCIA MILITAR APREENDE DROGA, ARMA E INFRATORES

Nas últimas 48 horas, o Grupamento Giro da Polícia Militar apreendeu em Sena Madureira, 10,2 Gramas de Pasta Base de Cocaína e um Revolver calibre .38.
COMO OCORRERAM OS FATOS

No dia 25.03.2013, por volta das 20h30min, depois de várias denuncias de que existia "uma pessoa que estava traficando drogas" próximo a sua residência, localizada nas proximidades da Rua Maranhão/Siqueira Campos, o grupamento GIRO se deslocou até o endereço citado e encontrou Sebastião Alif Feitosa Derze, 20 anos (foto ao lado), o mesmo se encontrava com um frasco de desodorante na mão e ao ser realizada uma busca minuciosa, foi encontrado no interior do Frasco, 10,2 Gramas de Pasta Base de Cocaína. Além do fato ocorrido e também por causas de inúmeras denuncias existente contra o infrator, foi dada voz de prisão ao mesmo, que foi conduzido e entregue na Delegacia Local, juntamente com uma quantidade em dinheiro e um Celular, posteriormente, o Sebastião foi conduzido a Unidade de Recuperação Social Evaristo de Moraes.

Na noite de ontem (26/03) a guarnição do grupamento GIRO realizava uma ronda de rotina pela Rua santa Helena, no Bairro Cristo Libertador, quando se depararam com dois indivíduos, que ao visualizarem o grupamento, tentaram empreender fuga, imediatamente Weverton Maceno de Souza, 19 anos (foto ao lado), foi capturado e em sem poder encontrava-se um Revolver calibre .38, sem numeração e com um cartucho pronto para o disparo. Ao ser abordado pela guarnição, o mesmo informou que juntamente com o seu "parceiro", eles iam matar um desafeto, que tinha lhe agredido anteriormente. O infrator também comentou que só conhece o seu desafeto pela alcunha de "Neguim".
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao infrator e o mesmo, juntamente com a arma e a munição, foram entregues na Delegacia Local, para que as demais providências cabíveis ao caso fossem realizadas.

terça-feira, 26 de março de 2013

ORIGEM E HISTÓRIA DA QUINTA FEIRA SANTA

A Quinta-feira Santa ou Quinta-feira de Endoenças é a quinta-feira imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, da Semana Santa.
Este dia marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo pascal na celebração que relembra a ultima ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos.
Na Quinta-Feira de Endoenças, Cristo ceou com seus apóstolos, seguindo a tradição judaica do Sêder de Pessach, já que segundo esta deveria cear-se um cordeiro puro; com o seu sangue, deveria ser marcada a porta em sinal de purificação; caso contrário, o anjo exterminador entraria na casa e mataria o primogênito dessa família (décima praga), segundo o relatado no livro do Êxodo. Nesse livro, pode ler-se que não houve uma única família de egípcios na qual não tenha morrido o primogênito, pelo que o faraó permitiu que os judeus abandonassem do Egito, e eles correram o mais rápido possível à sua liberdade; o faraó rapidamente se arrependeu de tê-los deixado sair, e mandou o seu exército em perseguição dos judeus, mas Deus não permitiu e, depois de os judeus terem passado o Mar Vermelho, fechou o canal que tinha criado, afogando os egípcios. Para os católicos, o cordeiro pascoal de então passou a ser o próprio Cristo, entregue em sacrifício pelos pecados da humanidade e dado como alimento por meio da hóstia.
A quinta-feira santa e sempre lembrda, por um calendário em que varia cada ano para buscar a coincidência da Semana Santa com a primeira lua cheia posterior ao equinócio de outono.
A QUINTA FEIRA SANTA

A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no misterio da Paixão de Cristo, já que quem deseja seguí-lo deve sentar-se à sua mesa e, com o máximo recolhimento, ser espectador de tudo o que aconteceu na noite em que iam entregá-lo.
E por outro lado, o mesmo Senhor Jesus nos dá um testemunho idôneo da vocação ao serviço do mundo e da Igreja que temos todos os fiéis quando decide lavar os pés dos seus discípulos.
Neste sentido, o Evangelho de São João apresenta a Jesus 'sabendo que o Pai pôs tudo em suas mãos, que vinha de Deus e a Deus retornava', mas que, ante cada homem, sente tal amor que, igual como fez com os discípulos, se ajoelha e lava os seus pés, como gesto inquietante de uma acolhida inalcansável.
São Paulo completa a representação lembrando a todas as comunidades cristãs o que ele mesmo recebeu: que aquela memorável noite a entrega de Cristo chegou a fazer-se sacramento permanente em um pão e em um vinho que convertem em alimento seu Corpo e seu Sangue para todos os que queiram recordá-lo e esperar sua vinda no final dos tempos, ficando assim instituída a Eucaristía.
A Santa Missa é então a celebração da Ceia do Senhor na qual Jesus, um dia como hoje, na véspera da su paixão, "enquanto ceava com seus discípulos tomou pão..." (Mt 26, 26).
Ele quis que, como em sua última Ceia, seus discípulos se reunissem e se recordassem dEle abençoando o pão e o vinho: "Fazei isto em memória de mim" (Lc 22,19).
Antes de ser entregue, Cristo se entrega como alimento. Entretanto, nesta Ceia, o Senhor Jesus celebra sua morte: o que fez, o fez como anúncio profético e oferecimento antecipado e real da sua morte antes da sua Paixão. Por isso "quando comemos deste pão y bebemos deste cálice, proclamamos a morte do Senhor até que ele volte" (1Cor 11, 26).
Assim podemos afirmar que a Eucaristia é o memorial não tanto da Última Ceia, e sim da Morte de Cristo que é Senhor, e "Senhor da Morte", isto é, o Resuscitado cujo regresso esperamos de acordo com a promessa que Ele mesmo fez ao despedir-se: "Um pouco de tempo e já não me vereis, mais um pouco de tempo ainda e me vereis" (Jo 16, 16).
Como diz o prefácio deste dia: "Cristo verdadeiro e único sacerdote, se ofereceu como vítima de salvação e nos mandou perpetuar esta oferenda em sua comemoração". Porém esta Eucaristia deve ser celebrada com características próprias: como Missa "na Ceia do Senhor".
Nesta Missa, de maneira diferente de todas as demais Eucaristias, não celebramos "diretamente" nem a morte nem a ressurreição de Cristo. Não nos adiantamos à Sexta-feira Santa nem à noite de Páscoa.
Hoje celebramos a alegria de saber que esta morte do Senhor, que não terminou no fracasso mas no êxito, teve um por quê e um para quê: foi uma "entrega", um "dar-se", foi "por algo"ou melhor dizendo, "por alguém" e nada menos que por "nós e por nossa salvação" (Credo). "Ninguém a tira de mim,(Jesus se refere à sua vida) mas eu a dou livremente. Tenho poder de entregá-la e poder de retomá-la." (Jo 10, 18), e hoje nos diz que foi para "remissão dos pecados" (Mt 26, 28c).
Por isso esta Eucaristia deve ser celebrada o mais solenemente possível, porém, nos cantos, na mensagem, nos símbolos, não deve ser nem tão festiva nem tão jubilosamente explosiva como a Noite de Páscoa, noite em que celebramos o desfecho glorioso desta entrega, sem a qual tivesse sido inútil; tivesse sido apenas a entrega de alguém mais que morre pelos pobres e não os liberta. Porém não está repleta da solene e contrita tristeza da Sexta-feira Santa, porque o que nos interessa "sublinhar" neste momento, é que "o Pai entregou o Seu Filho para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"(Jo 3, 16) e que o Filho entregou-se voluntariamente a nós apesar de que fosse através da morte em uma cruz ignominiosa.
Hoje há alegria e a Igreja rompe a austeridade quaresmal cantando o "glória": é a alegria de quem se sabe amado por Deus; porém ao mesmo tempo é sóbria e dolorida, porque conhecemos o preço que Cristo pagou por nós.
Poderíamos dizer que a alegria é por nós e a dor por Ele. Entretanto predomina o gozo porque no amor nunca podemos falar estritamente de tristeza, porque aquele que dá e se entrega con amor e por amor, o faz com alegria e para dar alegria.
Podemos dizer que hoje celebramos com a liturgia (1a. Leitura) a Páscoa. Porém a da Noite do Êxodo (Ex 12) e não a da chegada à Terra Prometida (Js 5, 10-ss).
Hoje inicia a festa da "crise pascoal", isto é, da luta entre a morte e a vida, já que a vida nunca foi absorvida pela morte, mas sim combatida por ela. A noite do sábado de Glória é o canto à vitória, porém tingida de sangue, e hoje é o hino à luta, mas de quem vence, porque sua arma é o amor.

Fonte: pt.wikipedia.org/acidigital.com

MINISTÉRIO PÚBLICO ACOMPANHARA ATRAVÉS DE PROCEDIMENTO INVESTIGATIVO CONTRATAÇÕES EMERGÊNCIAiS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SENA MADUREIRA



Confira na Integra o conteúdo da portaria que instaura PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO para acompanhar as contratações emergenciais para suprir a necessidade de servidores municipais, depois das demissões por determinação judicial ocorrida na Prefeitura Municpal de Sena Madureira, no final do ano 2012.
ESTADO DO ACRE
MINISTÉRIO PÚBLICO
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE SENA MADUREIRA
PORTARIA Nº. 004/2013.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ACRE, por intermédio da Promotoria de Justiça Substituta, VANESSA DE MACEDO MUNIZ, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 127, caput e artigo 129, inciso III, ambos da Constituição Federal, bem como no artigo 25, inciso IV, alínea “a” e artigo 26, inciso II, alíneas, da Lei Federal nº. 8.625/93, e ainda os arts. 9º, 10 e 11 da Lei Federal nº 8.429/92;
CONSIDERANDO o disposto no artigo 129, inciso III, da Constituição da República, o qual atribui ao Ministério Público à função de promover o Inquérito Civil, para proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;
CONSIDERANDO a demissão em massa ocorrida neste município em novembro de 2012, por determinação judicial, o Município de Sena Madureira realizou a contratação emergencial de funcionários para suprir a necessidade que havia no quadro de servidores, até a realização de concurso público;
CONSIDERANDO a necessidade da realização do acompanhamento de tais contratações por este Órgão Ministerial, a fim de que artigo 37 da Constituição Federal/1988 não seja violado, evitando quaisquer irregularidades na forma de contratação por parte do Executivo;
RESOLVE instaurar PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO determinando as seguintes providências:
I - Que seja autuada esta Portaria e devidamente registrada e publicada, devendo, ainda, providenciar a juntada de toda documentação pertinente ao caso, já disponível nesta Promotoria de Justiça;
II - Seja Afixada a presente portaria no átrio da sede do Ministério Público ou em local adequado de grande circulação, pelo prazo de 15 (quinze) dias;
III - Nomear, sob compromisso, servidor lotado na Promotoria de Justiça de Sena Madureira, para secretariar os trabalhos e dar regular andamento                         ao feito;
Providenciadas as medidas preliminares, retornem os autos para posteriores determinações.
Autue-se. Registre-se. Publique-se.
Sena Madureira - AC, 22 de fevereiro de 2013.
Vanessa de Macedo Muniz
Promotora de Justiça
Fonte: Diário Oficial do Acre do dia 21.03.2013.
*Essa pratica de acompanahmento é muito boa para todo mundo, pois vai mostrar realmente o que está acontecendo, se existe alguma irregularidade ou não. Algo mais do que normal, pois o Ministério Público é o responsável pela fiel observância das Leis (Constituição Federal), que bom se fossem sempre assim.

segunda-feira, 25 de março de 2013

URGENTE...MILITARES APREENDEM "GANGUE" COM ARMAS, MUNIÇÕES E GASOLINA, PRONTA PRA QUEIMAR RESIDÊNCIA NO 2º DISTRITO

COMO OS FATOS OCORRERAM
Era por voltas da 15h30min quando a central da Polícia Militar recebeu a denuncia de que no 2º Distrito, uma “quadrilha” que se encontrava dentro de uma canoa, iria tentar atear fogo em uma residência do Bairro.
Diante das denuncias, uma guarnição comandada pelo SGT PM Rogério Lima se deslocou até o local e encontrou 07 (sete) pessoas, sendo 06 (seis) do sexo masculino e 01 (uma) do sexo feminino, dentro de uma canoa; quando foi solicitado aos mesmos que parassem para averiguações, um dos tripulantes da canoa tentou esboçar uma reação e pegar algo dentro da canoa, foi ai que o um dos integrantes da guarnição deu um golpe de segurança na arma de grosso calibre que estava em seu poder e mandou que os integrantes da suposta “quadrilha” ficassem todos quietos.
Depois de imobilizar os integrantes da “quadrilha” e após uma revista pessoal, foi encontrado em poder de Antonio José Freire de Lima, 22 anos (foto ao lado), 01 (um) Revolver, calibre .32, municiado com 04 (quatro) cartuchos, 01 (uma) Escopeta, calibre. 20, municiada e ainda com mais 02 (dois) cartuchos, 01(um) Tablete de maconha pesando 01 (uma) grama e ainda uma garrafa de refrigerante de 2 Litros, com aproximadamente 1 (um) Litro de gasolina. Além de Antonio José F. Lima, 22 anos, faziam parte da quadrilha, Aeliton Morais de Lima, 21 anos (foto abaixo) e mais 05 (cinco) menores, sendo que um desses menores portava a Escopeta.




* Mais uma ação rápida dos militares e com a ajuda da população que denunciou via 190, resultou na prisão e apreensão de pessoas que formavam essa “quadrilha” ou “gangue” e que pretendiam atear fogo em uma residência e quem sabe, com todo esse armamento, realizar um ação bem maior.
Infelizmente, sabemos que por motivos da fragilidades das nossas leis, não vai durar muito tempo a passagem de todos por trás das grades e logo todos estarão soltos tentando mais uma vez contra a vida de pessoas e bens.
Fotos: Aleykson Marques

domingo, 24 de março de 2013

SANTA ROSA DO PURUS... ÍNDIOS SÃO ALVEJADOS POR TIROS, POLÍCIA MILITAR AGE RÁPIDO E PRENDE INFRATOR E ARMA


Na noite de ontem (23), por volta da 21h40min, três índios forma alvejados por um tiro no município de Santa Rosa do Purus.
OS FATOS 
Três índios transitavam pela Rua Djalma Batista do Nascimento, no Bairro Cidade Nova, quando em certo momento foram alvejados por um tiro; o fato foi imediatamente repassado para os Policiais Militares de serviço, que se deslocaram até o local, ao chagar no local e verificarem as veracidades dos fatos, os militares, com ajuda de terceiros conduziram os índio atingidos pelos disparos para o Hospital Local; em seguida começaram a busca por informações sobre o autor dos disparos, foi quando encontraram Elissandro Nunes e o mesmo afirmou ser o seu pai, Evangelista Alexandre amador, vulgo "Bibi", o autor do disparo, imediatamente os militares se dirigiram até a residência do autor, chegando lá Evangelista "Bibi", informou: "tomeis umas bebidas e estava meio alucinado, por esse motivo efetuei o disparo". Depois da confissão do mesmo, foi dada voz de prisão ao infrator e autor foi conduzido a Delegacia Local, juntamente com o infrator, foi entregue na Delegacia Local, a arma do disparo,  uma Espingarda CBC, cal .28 e ainda dois cartuchos, um disparado e outro recarregado e intacto.
Os indígenas atingidos são:
Sebastião Rodrigues Kaxinawá, 47 anos, atingido no Joelho e Região Femoral;
Ventura Samora Kaxinawá, 37 anos, atingido na Região Iguinal(virila) Direita e Braço Direito;
Carlos Torres Kaxinawá, 21 anos, atingido na Região Epigástrica (região do estômago), Coxa Direita e Joelho.
De acordo com informações de populares, desde que se "perdeu na beira da mata", o autor dos disparo sofre com alucinações.
Estiveram empregados na ação que em menos de 01 (uma) hora resultou com a apreensão e segurança do autor do disparo e da arma de fogo, em torno de 14 Policiais Militares, 01 Policial Federal e 01 Policial Civil, dentre os militares que estavam em Santa Rosa do Purus, encontra-se o MAJ PM Moncada, comandante da operação e do 8º BPM/SM, ao qual o pelotão de Santa Rosa do Purus é diretamente subordinado.
Vale ressaltar também, que em santa Rosa do Purus, existe bastante indígenas e por esse motivo o Policiamento na Delegacia Local teve que ser reforçado, sendo preciso realizar um forte esquema de Segurança na  delegacia da cidade.
A transferência do autor do disparo, para Sena Madureira, se faz necessário para preservar a sua integridade e já foi autorizada pelo Secretário de Segurança.
Confira a seguir, algumas fotos de Rafael Tamburini e Renee Queiroz.








sábado, 23 de março de 2013

POLITICA OU ATRELAMENTO POLITICO?


Quando eu digo que não gosto de política (principalmente como é feita hoje em dia), vem alguns e dizem: "Se você não gosta de política, vai ser dominado por alguns que gostam". Cada dia mais me convenço de que estou certo, principalmente depois de uma declaração desta: "na política, você precisa ter um lado".
Na política correta, o que você precisa mesmo, é ter vergonha na cara e buscar os interesses coletivos da população, não ficar atrelado a Partido Político.
Na minha humilde opinião, nas eleições não deveria existir Partido Politico, que quiser ser candidato teria o seu nome previamente avaliado por uma comissão da Justiça Eleitoral, usaria recursos próprios para campanha e o seu poder de convencimento e no final da apuração, os mais bens votados seriam os eleitos.
Só assim se acabaria o "ATRELAMENTO POLÍTICO", e então, faríamos Política de verdade e viveríamos uma Democracia, em virtude da vontade do povo e não do interesse de grupos.

quinta-feira, 21 de março de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO TAMBÉM INVESTIGARÁ EXPEDIÇÕES DE LICENÇAS E CONCESSÕES DE PLACA DE TÁXI A PESSOAS LIGADAS A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE SENA MADUREIRA E QUE NÃO EXERCEM A ATIVIDADE


Confira a seguir, a integra da portaria que instaura INQUÉRITO CIVIL, para apurar possíveis irregularidades na concessão de placas de táxis em Sena Madureira.

ESTADO DO ACRE
MINISTÉRIO PÚBLICO
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE SENA MADUREIRA
PORTARIA Nº. 009/2013.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ACRE, por intermédio da Promotoria de Justiça Substituta, VANESSA DE MACEDO MUNIZ, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 127, caput e artigo 129, inciso III, ambos da Constituição Federal, bem como no artigo 25, inciso IV, alínea “a” e artigo 26, inciso II, alíneas, da Lei Federal nº. 8.625/93, e ainda os arts.9º, 10 e 11 da Lei Federal nº 8.429/92;
CONSIDERANDO o disposto no artigo 129, inciso III, da Constituição da República, o qual atribui ao Ministério Público à função de promover o Inquérito Civil, para proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;
CONSIDERANDO denúncia formalizada neste Órgão Ministerial, dando conta de que o Departamento de Transito Municipal estariam expedindo licenças e concessões de placas de táxi a pessoas ligadas diretamente à Administração Pública deste Município, pessoas estas que não atuam como taxistas, em desconformidade com o que dispõe a Lei Municipal nº. 306/2010.
RESOLVE instaurar INQUÉRITO CIVIL, determinando as seguintes providências:
I - Que seja autuada esta Portaria e devidamente registrada e publicada, devendo, ainda, providenciar a juntada de toda documentação pertinente  ao caso, já disponível nesta Promotoria de Justiça;
II - Seja Afixada a presente portaria no átrio da sede do Ministério Público ou em local adequado de grande circulação, pelo prazo de 15 (quinze) dias;
III - Nomear, sob compromisso, servidor lotado na Promotoria de Justiça de Sena Madureira, para secretariar os trabalhos e dar regular andamento ao feito;
IV – Sejam digitalizados e lançados aos autos eletrônicos do Sistema SAJ/MP todos os documentos relacionados ao procedimento.
Providenciadas as medidas preliminares, retornem os autos para posteriores determinações.
Autue-se. Registre-se. Publique-se.
Sena Madureira - AC, 18 de março de 2013.
Vanessa de Macedo Muniz
PROMOTORA DE JUSTIÇA
Fonte: Diário Oficial do Acre, do dia 21.03.2013.

MINISTÉRIO PÚBLICO INSTAURA PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO PARA APURAR POSSÍVEL ATO DE IMPROBIDADE OU FRAUDE BANCÁRIA ENTRE PREFEITURA DE SENA MADUREIRA E BANCO DO BRASIL


De acordo com a Portaria nº 010/2013, o Ministério Público do Acre, através da Promotora Vanessa de Macedo Muniz, instaurou procedimento preparatório para investigar possível ATO de IMPROBIDADE OU FRAUDE BANCÁRIA, com referencia a cheque 0852691 da Prefeitura Municipal de Sena Madureira, confira a seguir, a integra da portaria, publicada no Diário Oficial de 21.03.2013.


MINISTÉRIO PÚBLICO
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE SENA MADUREIRA
PORTARIA Nº. 010/2013.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ACRE, por intermédio de sua Promotora de Justiça Substituta VANESSA DE MACEDO MUNIZ, no uso de suas atribuições legais, com base no que preceituam os artigos 127 e 129, III, da Constituição Federal, artigos 1º e 25, inciso IV, da Lei 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público), bem como o art. 4º da Resolução nº 23, de 17 de setembro de 2007, do Conselho Nacional do Ministério Público e ainda, a Lei Federal nº 8080/1990, art. 227 da CF/88, Portaria nº 3.088/2011, Dec. Lei nº 7.508/2011 e, CONSIDERANDO o disposto no artigo 129, inciso III, da Constituição da República, o qual atribui ao Ministério Público à função de promover o Inquérito Civil e demais procedimentos para proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, bem como;
CONSIDERANDO o OF/PMSM/GABPRE Nº 373/2012 e OF/GAPRE/Nº 391/2012, que noticiam que em data de 17/12/2012, o Banco do Brasil teria autorizado o pagamento irregular do Cheque 0852691, oriundo das contas do Município de Sena Madureira, eis que o Prefeito interino já havia solicitado o bloqueio de senhas e movimentações financeiras naquela instituição;
CONSIDERANDO que os fatos narrados podem configurar ato de improbidade, ou ainda, fraude bancária, o que merece atenção por parte deste Órgão Ministerial;
RESOLVE instaurar PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO, determinando as seguintes providências:
I - Que seja autuada esta Portaria e devidamente registrada e publicada, devendo, ainda, providenciar a juntada de toda documentação pertinente ao caso, já disponível nesta Promotoria de Justiça;
II - Seja Afixada a presente portaria no átrio da sede do Ministério Público ou em local adequado de grande circulação, pelo prazo de 15 (quinze) dias;
III - Nomear, sob compromisso, servidor lotado na Promotoria de Justiça de Sena Madureira, para secretariar os trabalhos e dar regular andamento ao feito;
IV – Sejam digitalizados e lançados aos autos eletrônicos do Sistema SAJ/MP todos os documentos relacionados ao procedimento.
Providenciadas as medidas preliminares, retornem os autos para posteriores determinações.
Autue-se. Registre-se. Publique-se.
Sena Madureira - AC, 20 de março de 2013.
Vanessa de Macedo Muniz
Promotora de Justiça
Fonte:Diário Oficial do Acre, do dia 21.03.2013.

CONTRACHEQUE ON LINE de MARÇO, A DISPOSIÇÃO

Imagem:servidorfederal.blogspot.com

No mês de março, bem mais cedo do que se imaginava, para você que gosta de controlar e de visualizar os seus vencimentos, já se encontra disponível o CONTRACHEQUE ON LINE, na página do Governo do Estado do Acre, acesse o endereço www.ac.gov.br, vá na parte de Servidor Público/Informações Financeiras, cadastre sua senha ou se você já possuir, imprima ou visualize o seu contracheque.

terça-feira, 19 de março de 2013

Comarca de Sena Madureira condena Eletroacre por cobrança excessiva de consumo


 A juíza titular do Juizado Especial Cível da Comarca de Sena Madureira, Zenice Mota (foto ao lado), julgou procedente o pedido formulado pela autora Maria Dina do Nascimento para condenar a Companhia de Eletricidade do Acre - Eletroacre ao pagamento de indenização por danos morais, em razão de má prestação de serviço e cobrança excessiva de consumo.
De acordo com a decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico nº 4.874 (fls. 95 e 96), de último dia 15 de março de 2013, a empresa teria descumprido decisão judicial e interrompido indevidamente o fornecimento de energia elétrica da residência da autora.
Entenda o caso
Maria Dina do Nascimento alegou que recebeu duas faturas da Eletroacre, as quais apresentavam valores fora de sua realidade de consumo, referentes aos meses de julho e agosto de 2012.
Por discordar dos valores faturados, a autora procurou o JEC da Comarca de Sena Madureira, onde ajuizou a reclamação cível nº 0002302-48.2012.8.01.0011, requerendo a revisão dos débitos apresentados pela empresa e o pagamento de indenização por danos morais e materiais.
A autora também requereu, através de pedido liminar, que a Eletroacre se abstivesse de proceder à interrupção no fornecimento de energia, em razão do não pagamento das faturas contestadas, até que houvesse uma decisão da Justiça acerca da questão.
Decisão liminar
Em decisão datada do dia 3 de setembro de 2009, a juíza titular do JEC de Sena Madureira, Zenice Mota, deferiu o pedido liminar apresentado e determinou à Eletroacre que se abstivesse de proceder à interrupção do fornecimento de energia elétrica e realizasse uma aferição na unidade consumidora da residência da autora.
A empresa, no entanto, ignorou a decisão e interrompeu, em 24 de janeiro deste ano de 2013, o fornecimento de energia da residência da autora, que ficou totalmente às escuras por mais de um dia.
Sentença
Em sua sentença, Zenice Mota destacou que, se por um lado, a autora demonstrou que os valores contestados estão fora dos valores de consumo médio registrados nos meses anteriores, por outro, a Eletroacre não conseguiu demonstrar que não existiu erro na leitura das faturas questionadas pela autora. “A reclamada não juntou aos autos a comprovação de que houve a leitura correta e de que os meses anteriores não fora regularmente lidos e faturados. Por outro lado, a autora demonstrou que nos meses anteriores sua média de consumo não ultrapassou 134kWh, implicando em valor médio não superior a 50 reais”, destacou a magistrada.
Na opinião da juíza, os transtornos causados pelo corte indevido realizado pela Eletroacre caracterizam o dano moral experimentado pela autora. “Vislumbro a existência do dano moral, vez que ultrapassada a esfera dos meros aborrecimentos do cotidiano o transtorno sofrido pela autora diante da ausência de energia elétrica por período superior a 24 horas”. A magistrada, porém, ressaltou que o dano moral “não decorre da leitura equivocada, mas sim, do fato de cortar um fornecimento essencial à reclamante, mesmo estando ciente da determinação legal para não fazê-lo”.
Por fim, com base no art. 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê que “o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços”, a juíza Zenice Mota condenou a empresa Companhia de Eletricidade do Acre - Eletroacre ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de mil reais.
A magistrada também determinou que a empresa emita novas faturas referentes aos meses de julho e agosto, “considerando a média dos três meses anteriores - abril, maio e junho” e facultou à reclamante o direito de parcelar o débito, caso seja sua vontade.
A Companhia de Eletricidade do Acre - Eletroacre ainda pode recorrer da decisão.
Informações:tjac.jus.br

segunda-feira, 18 de março de 2013

REINCIDENTE...INFRATOR É PEGO COM ARMA DE FOGO PELA SEGUNDA VEZ EM 2103

Agora há pouco, por volta das 20h20min, o grupamento GIRO da Polícia Militar prendeu Jucerlandio Alves Chaves, 22 anos, o mesmo estava de posse de um Revolver calibre.38, com o tambor carregado com 05 munições.
OS FATOS
Depois de receber algumas informações de que na Rua Siqueira Campos, próximo ao comercio do "Sr. Lula" existia um trio que portava arma de fogo, o grupamento GIRO se deslocou até o local e encontrou os denunciados, que aos visualizarem os militares tentaram empreender fuga, mas não obtiveram exito, ppis em uma ação rápida o quarteto do GIRO conseguiu capturar o trio.
Ao realizar a revista no trio, foi encontrado em poder de Jurcelandio Alves Chaves, 22 anos (foto abaixo), 01 (um) revolver calibre 38, com cinco munições intactas no tambor. As outras duas pessoa que estavam com Jurcelandio, eram menores, um deles acabou de receber uma medida sócio educativa, em que teria que passar o dia no Centro Sócio Educativo Purus e a noite teria que esta em sua residência, algo que não  fez e ainda por cima estava em um local de alta periculosidade, aonde acontece ultimamente, alguns disparos de armas de fogo.
Depois de abordados e confirmado a infração, os envolvidos foram conduzidos a Delegacia Local para a realização do Flagrante. Juntamente com os envolvidos foram entregues 02 (dois) celulares.
Vale lembrar que Jurcelândio já foi preso esse ano com uma pistola 22 (confira no link a seguir:http://blogdogilbertomonteiro.blogspot.com.br/2013/01/voces-acreditamacao-das-policias.html) e o mesmo, por beneficias da lei, responde ao processo em liberdade, pronto para agir de novo.
Um último detalhe, com a apreensão desta arma já são 30 armas de fogo apreendidas somente pela Polícia Militar em 2013. Até o momento, aproximadamente a cada 2 dias e meio, uma arma de fogo é apreendida em nossa cidade.