sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

COMO EVITAR DORES NA COLUNA - POR FREI RINALDO STECANELA

Queridos leitores. Deus o abençoe sempre mais com paz, saúde física e espiritual. Nesse mês vamos falar sobre a Nossa Coluna Vertebral.
Devemos a ela o bom ou o mau funcionamento das estruturas: ósseo ligamentar, muscular, nervosa e partes do corpo que a ela são ligadas. Continuam sendo um alvo preferencial de agressões neste século, principalmente no aspecto muscular.

Porque, às vezes, a sobrecarregamos com excesso de peso ou movimentos rotineiros no trabalho, mas ocorre também de irmos a outro extremo: não fazemos nada de exercício, e quando necessitamos do músculo para executar algum movimento, com peso, ou mesmo sem peso, sofremos as consequências que são as dores ou doenças que nos trazem os incômodos e preocupações.
Antigamente havia menos problemas relacionados à coluna vertebral porque as pessoas se movimentavam mais, caminhando, trabalhando no campo, praticando esportes, fazendo educação física, ginástica, natação e até correndo. Hoje 80% da população brasileira apresenta problemas de coluna e as dores tem afetado a jovens, pessoas de meia idade e principalmente idosos, em razão da degenaração óssea e outros distúrbios naturais ao idoso. Isso se deve ao sedentarismo da era moderna.
Atualmente, encontramos pessoas que para ir ao trabalho ou à mercearia que fica a dois quarteirões de casa ao invés de ir caminhando, para exercitar articulações e músculos do corpo, vão de automóvel. Hoje qualquer movimentação é feita de automóvel, ônibus, motos, etc. deixando de lado os movimentos essenciais para manter a forma física. O sedentarismo também apresenta, com frequência, dores que sobrevem pela falta de movimento e devido ao acúmulo de tensão nervosa, principalmente na região dos ombros, cervical e musculatura paravertebral.
Deve-se salientar que não é sendo sedentário por um ou dois dias que vai trazer transtornos físicos, mas a continuidade de uma vida sedentária por meses ou anos, que vai acarretar um somatório de problemas à coluna vertebral como: fraqueza ou retração musculares, flacidez, tensão muscular, nódulos, isso sem considerar o aparecimento de: lombagias, escolioses, cifoses, lordoses, hérnias de disco e outros males da coluna vertebral.
Além do sedentarismo temos, ainda, vários fatores que poderão resultar em dores na coluna: traumatismos por acidentes, mudança de um trabalho sedentário para um ativo, falta de aquecimento para exercício, artrite, dor localizada causada por fraturas e abcessos na região paravertebral, dor espinhal por neoplastia postural, ou ainda dores por escoliose, cifose, hiperlordose ou hérnia de isco, entre outros.
Algumas dicas para manter sua coluna em forma:
- Caminhe 2 a 4 km por dia ou 30 minutos; 
- ande o mais reto possível olhando sempre para o horizonte e com a musculatura glútea e abdominal contraída; 
- durma 8 h por noite em colchão confortável, com 5 a 7 cm de espessura ou densidade de 33 a 35; 
- no escritório, evite torcer o corpo para atender o telefone, pegar objetos ou dar marcha a ré no carro; 
- faça ginástica ou natação orientadas, pelo menos 3 vezes por semana; 
- sempre que for ou agachar-se, flexionar as pernas; 
- use sempre assentos do carro, cadeiras de escritório e de sua casa, o mais anatômicos possível, evitando assentos muito moles; 
- sobretudo, não vá além do limite de sua coluna, não exija dela mais de que ela pode dar. 
- Se perceber que não possui estrutura muscular para suportar um peso, vá fortalecendo seus músculos fracos até alcançar seus objetivos. 
- Faça isso sempre com orientação de um profissional.

Dicas para tirar as dores na coluna vertebral:
Compressas quentes, banho de luz infravermelha, hidromassagem. banho de piscina térmica, massagem relaxante, banho de imersão, exercícios leves e relaxantes, bolsa de água quente, etc.
Estou até vendo você feliz da vida e nunca mais reclamando das dores inoportunas da coluna.

Cuide bem do seu corpo, ele é Templo do Espírito Santo de Deus.
Com carinho e bençãos
Frei Rinaldo, osm
Matéria: freirinaldo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário