terça-feira, 24 de abril de 2012

Série Especial: Em Sena Madureira, em média, acontece 2,5 flagrantes ao dia. 60% deles envolve menores

Há muito tempo se ouve e lê que “a polícia prende e o juiz solta”. Esta máxima talvez explique o que vem ocorrendo na cidade de Sena Madureira, município localizado a 144 km de Rio Branco. Sede do Iaco, no início da região central do Acre, em apenas quatro meses a Policia Militar efetuou 308 flagrantes, uma média de 77 por mês. Se comparados a Rio Branco, uma cidade com mais de 300 mil habitantes, os números correspondem ao trabalho de um dia das policias militar e civil, mas para uma cidade com pouco mais de 33 mil habitantes, isso é sinônimo de terror.
É das 18 até as 22 horas que os homens da Policia Militar tem mais trabalho. Entre as ocorrências, o porte de arma e o tráfico de entorpecentes encabeçam uma extensa lista registrada nos livros da instituição. Entre os agentes envolvidos 60% são menores, dos quais, 138 provocaram algum tipo de crime e 47 foram vitimas da própria violência.
- Das 126 apreensões de menores infratores em situação de grande potencial ofensivo, foi verificado que apenas 03 encontram-se recolhidos na Unidade Sócio Educativo Purus, o resto todos estão soltos – explica o Major Moncada.
Para se ter ideia do trânsito entre as delegacias, o Judiciário, as Penitenciárias e a comunidade, um dos menores envolvido com o tráfico de drogas, conhecido como Meleca, que tinha sido preso 28 vezes e mesmo assim ainda se encontrava em liberdade, foi morto com um tiro de escopeta. Os dados exclusivos foram informados pelo comando militar. Outros três não tiveram a mesma sorte, entraram para as estatísticas como vitimas do crime organizado. Foram assassinados.
Leia mais sobre a série:

Geovane Silva dos Santos, 21 anos de idade, residente no bairro da Pista, em Sena Madureira foi executado com pelo menos três perfurações durante o Carnaval deste ano. Weverton Santos da Silva, 18 anos, Ricardo Ferreira, 19 anos e um adolescente de 17 anos de idade envolveram-se no assassinato.


Além de exibirem idade entre 18 e 34 anos, o perfil dos jovens que praticam violência no Iaco está ligado aos moradores dos bairros da Pista ou Vitória, onde duas gangues lideradas por Cleisson do Nascimento Alves e Hermínio Neto Pessoa Lima disputam o tráfico de drogas e incentivam  as rixas entre os menores.
- Foi a partir desses dois, o Cleisson e o Hermínio que começou a guerra entre os menores. Isso extrapolou, atinge outros bairros e até salas de aulas – declarou o Major Moncada.
Ainda de acordo a autoridade policial, graças ao policiamento repreensivo e ostensivo feito pela corporação, os registros de homicídios e de violência são suportáveis. Nos quatro meses foram 10.800 abordagens feitas em pessoas e veículos. Uma das maiores operações comandada pelo major especialista em gestão da segurança, chamada de Saturação, teve como efeito 39 prisões em flagrantes.
- A Policia Militar tem se esforçado para cumprir metas, nosso maior desafio é o trânsito de presos entre o presídio e a liberdade. A tal da lei penal brasileira que precisa ser revista urgentemente – acrescentou Moncada.
Matéria: Jairo arioca/ac24horas.com

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Isto é uma vergonha!! Menor pode tudo, só não pode trabalhar e responder pelos seus próprios crimes!!

    ResponderExcluir