terça-feira, 25 de setembro de 2012

PARABÉNS SENA MADUREIRA PELO SEUS 108 ANOS



SENA MADUREIRA é um município brasileiro do estado do Acre. Foi o primeiro município da Regional Purus, situa-se às margens do rio Iaco, tendo como principais afluentes os rios Macauã e Caeté. É o terceiro município mais populoso do estado e o segundo em extensão territorial.
HISTÓRIA

A cidade foi fundada em 25 de setembro de 1904. Recebeu muitos migrantes, pricipalmente migrantes nordestinos.
Durante os ciclos da borracha cidade se fortaleceu, tornou-se capital do Departamento do Alto Purús, chegando a ser um importante centro político de todo o Acre, até então, um território do Brasil.
GEOGRAFIA

ACESSO

Fica a cerca de 145 km da capital do estado do Acre, pela Rodovia federal BR-364. Sendo hoje o pólo mais importante da Região do Alto Purus, e uma das principais cidades do Estado. Possui uma área de 25 296,70 km², equivalente a 16,62% da área total do Estado. Sua população em 2010 era de 37 993 habitantes, sendo que 62,39% estão localizados na zona urbana e 37,61% na zona rural, gerando uma densidade demográfica de 1,43 hab/km².

LIMITES

  • Norte com o estado do Amazonas;
  • Sul, com o município de Assis Brasil;
  • Leste, com os municípios de Bujari, Rio Branco, Xapuri e Brasiléia;
  • Oeste com o município de Manuel Urbano;
  • Sudoeste, com o Peru;

ECONOMIA
As atividades econômicas do município estão baseadas na agricultura, pecuária, esse dois tornaram-se, com o passar dos anos, um dos principais motores da economia. A extração de madeira, castanha e borracha também continuam a ser importantes a cidade, mas não mais como antes. O aquecimento econômico vem do funcionalismo público, comércio e pequenas indústrias, setores estes que vêm crescendo acentuadamente. A cidade já dispõe de vários supermercados de grande porte como o Supermercado Ponto da Economia, Mercearia Júnior, Mercearia Nascimento, São Felipe, Stock e Supermercado Central; e de hotéis como Rio sena, Avenida e Central.
Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário