segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Imac multa Álcool Verde em mais de R$ 80 mil

Alccol_Verde2013Queima de cana de açúcar foi o motivo da multa; A empresa queimou mais de 80 hectares

Usina Álcool Verde teria praticado crime ambiental (Foto: Agência de Notícias do Acre)O Instituto do Meio Ambiente do Acre, o Imac, multou a usina  Álcool Verde em R$ 82 mil por queimar cana de açúcar. Depois de receber uma denúncia feita pelo telefone, há cerca de 15 dias, os agentes do órgão foram avisados de que havia uma grande nuvem de fumaça próxima a usina e quando chegaram ao local constataram que 82 hectares de cana de açúcar haviam sido queimados.

Uma ação civil pública dos Ministérios Públicos Estadual e Federal proíbe qualquer tipo de queimada em todo o Estado, com exceção dos cinco municípios do Vale do Juruá. Naquela região é permitido queimar um hectare, mas somente com a autorização do Imac.

No caso da Álcool Verde, além de não obedecer a determinação dos ministérios públicos, também descumpriu uma das cláusulas do termo de ajustamento de conduta, firmado entre a empresa e o Governo do Estado, na qual a usina se comprometia em realizar colheita mecanizada.

No Nordeste, o processo de colheita é realizado por meio da queima das palhas. O sistema de colheita por cana queimada elimina a matéria seca e aumenta a concentração de gás carbônico na atmosfera.  Mas uma das exigências para que a empresa pudesse atuar no Estado era realizar a colheita mecanizada.

No Acre, nesta época do ano em especial, uma pequena queimada poderia se propagar rapidamente e causar um incêndio florestal trazendo danos irrecuperáveis ao meio ambiente.

"A gente tem chamado a atenção da população para todo o tipo de queimada. Qualquer uma. Tanto urbanas quanto rurais estão proibidas e nosso papel é fiscalizar e garantir a segurança da população. Um incêndio florestal ou uma queimada de grandes proporções poderia ser prejudicial de diversas formas", relembrou o diretor o Imac, Fernando Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário