quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Treino de resistência ajuda fumantes a abandonarem o vício

Imagem:psicologianaatualidade.blogspot.com

Chances de parar de fumar são dobradas quando comparadas a quem não levanta peso.

Um treino de resistência, que consiste em levantamento de peso, faz mais do que construir músculos: ele também ajuda fumantes a largarem o vício, segundo estudo do Miriam Hospital's Centers for Behavioral and Preventive Medicine, nos Estados Unidos. O trabalho, publicado no periódico Nicotine & Tobacco Research, foi o primeiro a analisar os efeitos de um treino de resistência em prol do ato de parar de fumar.

De acordo com os resultados, homens e mulheres fumantes que completaram 12 semanas de treinamento de resistência, como parte de um programa de tratamento contra o tabagismo, têm duas vezes mais chances de parar de fumar, em comparação com aqueles que não levantam pesos regularmente.

Para chegar a essa conclusão, foram analisados 25 homens e mulheres entre 18 e 65 anos que declararam fumar ao menos cinco cigarros por dia. Todos os participantes receberam um aconselhamento de 15 a 20 minutos, com dicas para parar de fumar, bem como uma oferta de oito semanas de adesivo de nicotina, antes de serem divididos aleatoriamente em dois grupos.

O grupo do treino de resistência passou por duas sessões de treinos semanais de 60 minutos cada, durante 12 semanas. A rotina envolvia 10 exercícios, onde a cada três semanas os pesquisadores aumentavam gradualmente o peso e a intensidade. Já o grupo de controle assistiu a um breve vídeo de saúde e bem-estar, duas vezes por semana.

Ao final das 12 semanas, 16% dos fumantes do grupo que se exercitava não apenas pararam de fumar, mas também diminuíram o peso e a gordura corporal. Em comparação, 8% dos indivíduos do grupo de controle pararam de fumar, embora tenham ganhado mais peso e gordura corporal.

Esses efeitos também aparentam ser duradouros: depois de três meses da conclusão do estudo, 15% dos participantes do grupo do treino de resistência permaneceram sem fumar, contra 8% do grupo de controle. 

Pare de fumar: o corpo agradece

Quer parar de fumar, mas precisa de um incentivo? Então veja como o seu corpo agradece quando você não acende o cigarro:

- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
-Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
- Após 2 dias, o olfato e o paladar melhoram;
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
- Após 1 ano, o risco de morte de infarto do miocárdio já se reduz pela metade;
- Após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Fonte:minhavida.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário