segunda-feira, 14 de março de 2011

CONSELHO TUTELAR DENÚNCIA SITUAÇÃO CALAMITOSA DOS INDÍOS EM SENA MADUREIRA

Crianças Indígenas catando Lixo/Foto: Conselho Tutelar

Na manhã desta Segunda-feira, 14.03.2011, membros do Conselho Tutelar protocolaram junto ao Ministério Público local, denúncia sobre a situação caótica em que vivem os indígenas em Sena Madureira-Ac.
Em um documento assinado por todos os membros, os conselheiros relacionam os muitos problemas envolvendo indígenas, inclusive as situações desonrosa em que os mesmos vivem. Juntamente com o documento foi enviado um relatório em que os conselheiros destacam a mendicância, o consumo de bebida alcoólica e a constante presença de índios catando restos de comida nas caixas de lixo. Os conselheiros, de forma geral, defendem uma intervenção urgente das autoridades competentes, em busca de que esse quadro seja revertido, o mais rápido possível.

CONSELHEIROS E TOINHA VIEIRA

Ofício com igual teor foi repassado a Deputada Estadual Toinha Vieira (PSDB), durante reunião realizada com os conselheiros na manhã de hoje, na sede do Conselho Tutelar.
Conselheiros Sincléia, Edeclan e Antonio Leite com a Deputada Toinha Vieira
Durante a reunião, os conselheiros pediram apoio da deputada Toinha para cobrar junto ao Governo Estadual ações práticas em relação aos índios em Sena Madureira. A deputada garantiu se pronunciar já na sessão de amanhã, 15.02.2011, sobre o assunto, e disse também, que será preciso unir forças e lutar para que essa situação seja mudada.

Na próxima quarta-feira, 16.03.2011, os conselheiros irão se dirigir a Rio Branco e se reunir com uma comissão da Assembléia Legislativa, reunião agendada pela  Deputada Toinha Vieira. O conselheiro Antônio Leite destacou o seguinte: 'Não se trata de preconceito ou discriminação com os indígenas. O que queremos é que eles possam viver em melhores condições, '

No relatório enviado ao Ministério Público e a Deputada Toinha Vieira, os conselheiros anexaram várias fotografias de índios catando restos de comidas nas caixas de lixo e outros vivendo as margens do rio Iaco em pequenas barracas. Consta também no relatório, a situação de uma índia de 12 anos, que foi encontrada completamente embriaga pelas ruas da cidade.
Em um post meu no dia 27.02.2011, denominado INDÍGENAS, O QUE AINDA PRECISA ACONTECER...?, eu já tinha me expressado sobre esses fatos e outros mais, agora como é o Conselho Tutelar, junto com o Ministério Público e a Deputada Toinha Vieira, espero que esta situação seja resolvida.
Confira abaixo, algumas fotos e um vídeo envolvendoalguns indígenas em Sena Madureira:
Indía menor embriagada/Foto:Conselho Tutelar
Indía  embriagada em uma das noites de Carnaval


Nenhum comentário:

Postar um comentário