sábado, 12 de fevereiro de 2011

SISTEMA DE ESGOTO...?

A água é uma substância fundamental em nossas vidas. Por isso precisa ser tratada de forma especial e cuidadosa. Para garantir a vida saudável dos habitantes de nossa cidade, dependemos do perfeito funcionamento do sistema de água e esgoto.
Rede de esgotos é um conjunto de canalizações subterrâneas que atravessam a cidade, recolhendo as águas servidas de cada habitação.
Em uma das rondas que fazemos pela cidade durante o serviço policial, vi uma cena que me chamou muito a atenção.
O novo sistema de esgoto que está sendo instalado no Bairro Cidade Novo, que é pra ser uma solução de problemas, pode daqui a pouco ser um problema muito maior. Registrei em meu celular, acompanhado de um amigo essas imagens abaixo, confira as fotos em sequencia:

Saída do Esgoto
Caminho percorido pela Sujeira

Local aonde era pra ser depósitado a sujeira
Se continuar sendo armazenado assim



Vai acabar caindo no Cafezal, aonde essas pessoas estavam pescando


Analisando tais imagens temos muitos questionamentos a serem feitos, mas o principal é para que servirá tal sistema se continuar a poluir de forma visível a natureza? Mesmo que o serviço ainda não esteja finalizado, não se pode usar tal argumento para continuar a fechar os olhos para o prejuízo que está sendo causado a toda à população.
Ressalte-se que, o vazamento que vemos nas fotos ocorre a poucos metros do Igarapé Cafezal, local de onde é tirada a água que abastece a cidade, além de servir como diversão para algumas pessoas da comunidade, que aproveitam para tomar banho e pescar. Como se não bastasse tais argumentos, há pouco tempo estava sendo realizada uma campanha para a limpeza e conservação do referido Igarapé, depois disso, como o mesmo ficará agora? Principalmente porque estamos no período do inverno e logo esse buraco irá transbordar e toda sujeira irá cair no Igarapé Cafezal.
O correto seria que toda rede de esgoto tivesse uma estação de tratamento, mas infelizmente, isso é o que menos acontece. O "normal", o mais comum, é o esgoto ser descartado “in natura”, despejado parcial ou integralmente onde for mais fácil.
A população à alguns dias, estava reclamando das ruas e quintais que estavam sujos  pelo material do esgoto. Mas não adianta cobrir um santo e descobrir outro, tem que ser feito um trabalho de qualidade, que não prejudique, a natureza, assim como também a população. Tira-se dos quintais e das ruas e joga-se tudo dentro de um local da onde é tirada a água da população beber.
Vamos ficar de olhos abertos e atento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário