domingo, 27 de fevereiro de 2011

INDÍGENAS, O QUE AINDA PRECISA ACONTECER...?

Charge: Nathan Almeida/nathandesenhos.blogspot.com

A situação dos índios em Sena Madureira é no mínimo preocupante, de vez em quando acontece um tipo de confusão com alguns indígenas que preocupa não só a mim, mas com certeza, a  toda população. O último acontecimento foi chocante.
A reportagem do oaltoacre.com, já presenciou os mesmos pedindo esmolas e mendigando nos bares e restaurantes da nossa cidade e até foram ameaçadas por um índio com um pedaço de tijolo. E eu também já vi diversas vezes, essas pessoas denunciadas na reportagem pedindo dinheiro em bares e restaurantes.
Em outra reportagem, dessa vez no jornal Ecos da Noticia, foi divulgada a noticia de que um mecânico vivia sofrendo ameaças e até tentativa de homicídio por parte de alguns índios que estavam em visível estado de embriaguês e armados. Não sendo difícil ver índios bêbados por nossa cidade e que até às vezes quando abordados, dizem: “o que é que tem, eu tenho documento, ninguém pode me impedir”.
Uma briga entre índios da etnia Kulina que estavam em visível estado de embriaguês e travando luta corporal, terminou com a morte de um dos envolvidos. Fato este que aconteceu em uma das cabanas que os mesmos moram, na beira do rio Iaco, próximo da Praça 25 de Setembro e registrado pelo jornal oaltoacre.com.
Outra briga envolvendo índios foi destaque inclusive em noticiários da capital, no caso o programa foi o Gazeta em Alerta, e a briga entre os índios, resultou em corte no rosto e na orelha de um dos envolvidos, feito com uma peixeira.
Não é difícil ver também, os índios revirando caixas de lixos pela cidade em busca de alguns alimentos.
Já teve também, índio morto por Policial, que em defesa da vida de outrem, atirou contra o índio que estava atacando um açougueiro e não obedeceu a ordem do Policial de cessar o ataque.
Mas o que aconteceu na última semana, com uma família de indígenas, foi ainda mais lamentável, pois se tratou de uma criança de apenas 12 anos, que acompanhada dos avós, que também ingeriam bebida alcoólica, chegou a adormecer por causa do efeito do álcool. Fato este presenciado por um membro do Conselho Tutelar, que considerou o fato lastimável, mas também freqüente em Sena Madureira, prometendo tomar as providencias necessárias e possíveis para que fato com este não volte a acontecer, inclusive com ajuda do Ministério Público.
Espero que esse fato tenha sido a gota d’água, para que todos os problemas referentes aos indígenas sejam resolvidos.
Assim como eu, creio que a maioria da população também espera que essas situações com os indígenas sejam resolvidas de maneira rápida e corretas para todos, pois da maneira que está fica difícil de agüentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário