sexta-feira, 3 de maio de 2013

INFORMAÇÃO DO CMT DO 8º BPM MAJ PM MONCADA QUANTO A APREENSÃO GRANADA (ARTEFATO EXPLOSIVO)


A granada de especificação ABC-M25A2 (RIOT) apreendida hoje a tarde pelos policiais do 8º BPM em Sena Madureira trata-se de um artefato explosivo (granada) de fabricação Norte Americana onde a mesma é utilizada em motim, ou seja é fabricada com o intuito de controle de Distúrbios Civis, dispersar multidões. A mesma tem o corpo de plastico e em seu interior  tem o gás CS. 
Deixo informado a população que pode ficar tranquila que o risco  é maior para quem vai usar por não conhecedor das técnicas de utilização, embora sabemos, que o mal uso pode causar danos a terceiros, pois é um artefato explosivo que só deve ser usado por forças policiais e militares e por profissionais especializados.
O que nos deixa mais preocupado é como este material está chegando a mão de Pessoas civis (delinquentes, infratores), e isso a Policia Militar não vai medir esforços em investigação para elucidar a origem deste explosivo, inclusive, dando ciência a outras instituições como Policia Civil, Exercito Brasileiro e Policia Federal para juntos chegarmos a origem do explosivo. 
Afinal, o que significa a sigla CS? Na verdade, ela foi instituída para abreviar o nome um tanto complicado: 2-clorobenzilideno malononitrilo. Esse composto faz parte da galeria de substâncias que causam irritação à pele, assim como o gás CN (chloroacetophenone), gás CR (dibenzoxazepine) e o Spray de Pimenta.
O CS é classificado como arma “não letal” utilizada por policiais para dispersar multidões e conter manifestantes sem causar fatalidades (mortes). O CS é aplicado na forma de spray gasoso, causando mal-estar à vítima, mas como a concentração é controlada, se torna incapaz de deixar marcas ou causar óbitos.
Estrutura molecular do CS:

                                            CS (2-clorobenzilideno malononitrilo).
A estrutura química revela a presença de um anel benzênico conectado a um átomo de cloro (Cl) e dois grupos ciano (C≡ N).
Efeitos da substância no organismo
O gás CS em contato com os olhos produz uma reação involuntária de lacrimação, ele age diretamente sobre o terminal nervoso da membrana mucosa ocular. A vítima passa então a produzir um enorme fluxo de lágrimas, com o intuito de expulsar as moléculas ofensivas. O incômodo inibe qualquer ação, e assim a vítima permanece limitada por cerca de 15 minutos.

* Como o nosso comandante diz acima: " o que mais me deixa preocupado é como este material está chegando a mão de Pessoas civis (delinquentes, infratores)", também é o meu medo e o da maior parte da nossa população, pois de onde saiu essa, pode sair outras e com efeitos maiores. Principalmente agora que eles (infratores) sabem que podem ter sido enganados por seus fornecedores. E ainda mais, mesmo se tratando de um artefato não letal, isso é uma crime gravíssimo, pois alem de tudo é produto de origem Norte Americana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário