terça-feira, 10 de abril de 2012

VOCÊ SABE O SEU PESO IDEAL?

Imagem:emagrecamais.com.br
Para caucular o seu Peso Ideal, usaremos como base o IMC (Índice de Massa Corporal), uma formúla simples para a pessoa saber se estar magra, com o peso idela ou com sobrepeso.
O IMC (Índice de Massa Corporal), que foi desenvolvido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), nada mais é do que o resultado da seguinte equação: IMC = Peso / (altura xaltura), ou seja, seu peso em quilos, dividido pela sua altura ao quadrado. Exemplo: Peso = 80, Altura 1,76. Equação = 80/1.76 x 1.76(3,0976) = 25,8264 (sobrepeso).
O IMC por sí só, não resolve todos os problemas, esse caúculo é apenas um indicador e não determina exatamente se você estar abaixo ou acima do peso ideal, alguns fatores (como sexo, condicionamento físico e idade) devem ser lavados em conta. Portanto, se o seu IMC aponte que você precisa perder peso, não se desespere.
 TABELA DE IMC
Abaixo do peso
Abaixo de 18,4
Peso normal
18,5 a 24,9
Sobrepeso
25,0 a 29,9
Obesidade grau I
30,0 a 34,9
Obesidade grau II
35,0 a 39,9
Obesidade grau III
Acima de 40

Existe outras maneiras de você saber se precisa perder peso:
Uma delas é a proporção cintura-quadril, meça sua cintura na altura do seu umbigo. Em seguida, meça os quadris no ponto mais largo (em torno do bumbum). Divida o primeiro valor pelo segundo. Exemplificando, se sua cintura mede 96 cm e seus quadris medem 102 centímetros, sua proporção cintura-quadril é 0,94. O ideal é atingir uma proporção de 0,92 ou inferior.
O método mais eficiente para você saber se precisa perder peso, é a porcentagem de gordura corporal, pois ele considera não somente o seu peso, como também, o quanto dele corresponde à gordura. Infelizmente esse método é difícil de ser utilizado, pois tem que ser realizado por profissionais e com aparelhos específicos (medidor de dobras cutâneas).
Em todos os casos, se você realmente identificar que estar abaixo do peso, acima do peso ou com sobrepeso, não saia por ai comendo demais ou fazendo qualquer tipo de dieta, procure um profissional qualificado (Médico, Nutricionista, Profissional de Educação Física).

Nenhum comentário:

Postar um comentário