quinta-feira, 30 de junho de 2011

RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO DA AME EM SENA MADUREIRA

imagem:aroeirasonlinenoticias.blogspot.com

Como já era esperado e foi anunciado aqui nesse blog, a Chapa 1, foi a grande vencedora nas Eleições da AME (Associação dos Militares do Acre), aqui em Sena Madureira.
O resultado Final foi o seguinte: Chapa 01, 47 (quarenta e sete) votos, Chapa 2, 01 (um) voto, Chapa 3, 01 (um) voto e 01 (um) voto nulo.
Só resta agora esperar o resultado geral da votação, para o pessoal da Chapa 1, começar a fazer a festa.
Parabéns aos novos comandantes da AME e que tudo possa ser feito com a maior transparência possível.
Até o momento, o resultado parcial geral, é o seguinte: Chapa 1, 383 (trezentos e oitenta e três) votos; Chapa 2, 150 (cento e cinquenta) votos; Chapa 3, 18 (dezoito) votos e Nulo (um) voto.

ELEIÇÕES DA AME EM SENA MADUREIRA

Sgt Rodrigues, se preparando para votar/Foto:Breno Campelo
Acontece hoje, 30.06.2011, durante todo o dia (das 08h00min às 17h00min), as Eleições para presidência da AME (Associação dos Militares Estaduais), seção realizada na sede do 8º BPM-SM (Sena Madureira).
A eleição está ocorrendo de forma tranqüila e com boa participação dos associados, até o presente momento, mais de 50% (por cento) dos Associados já compareceram para depositar o seu voto,  lembrando que são em torno de 80 (oitenta) militares associados aptos a votarem, informou o 1º Tem PM Josenilson, presidente da seção de Sena Madureira.
Sgt Rodrigues, já comemora vitória da Chapa 1/Foto:Breno Campelo
De acordo com minha avaliação (Gilberto Monteiro), e depois de conversar com vários associados, acredito que a “Chapa 1” será a grande vencedora em Sena Madureira, pouquíssimos votos serão contrários a essa chapa. A maioria absoluta, em torno de 95% (por cento) dos associados estão fechados com a “Chapa 1”.
Muitos dos associados, já dão como certa a vitória da Chapa 1, inclusive o Sgt Pm Rodrigues, que já comemorava, fazendo o "V" da vitória, na hora da votação.

Morales exige que estudantes brasileiros fixem residência na Bolivia

Imagem:correiodoestado.com.br
Cerca de 700 estudantes acreanos que fazem o curso de medicina na cidade de Cobija, na Bolivia, foram surpreendidos pelas novas regras impostas pelo presidente Evo Morales que passou a exigir visto de permanência dos brasileiros, obrigados a morarem na província. Cada estudante precisa investir cerca de R$ 1.000,00 para se regularizar e ter direito a fazer os exames finais.
Representantes dos estudantes estiveram ontem na Sessão da Aleac em Brasileia, onde foram pedir ajuda dos deputados. Eles querem a interferência dos parlamentares junto ao consulado da Bolívia no Brasil
- De início queremos o cumprimento do acordo internacional e a garantia de podermos fazer as provas que iniciam dia 15 de julho – disse Thiago Kolenda, o representante do grupo.
Reunidos com os deputados após a sessão solene, ficou definida de imediato uma reunião com os estudantes na próxima quinta-feira, quando a Mesa Diretora tentará também ser recebida pelo governo de Pando.
Os deputados acreanos querem flexibilizar a exigência do atestado de vida e residência que passou a ser exigido pelos bolivianos com o endereço fixo no território estrangeiro. A situação pegou muitos brasileiros de calças curtas. O deputado Edvaldo Souza puxou o debate e disse que o caso é de extrema emergência.
- Isso não pode deixar para ser resolvido depois. Aliás já existiram várias reuniões e os brasileiros são sempre prejudicados – destacou Souza.

Matéria:Jairo Carioca – da redação de ac24horas

"Presidente Dilma"...Agora é Lei. Detentos poderão descontar um dia de pena a cada 12 horas de aula

Imagem:portalternurafm.com.br
Governo publicou nesta quinta (30) alteração na Lei de Execução Penal. Dias trabalhados, que já podiam ser descontados, continuam valendo.
Uma alteração na Lei de Execução Penal publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União autoriza detentos que frequentam a escola a abater o tempo de estudo da pena a qual foi condenado.
Assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelos ministros da Justiça e da Educação, a mudança na lei aponta que cada um dia de condenação poderá ser trocado pela participação em 12 horas de frequência escolar. Tanto condenados em regime fechado ou semiaberto poderão ser beneficiados.
A nova redação dos artigos mantém a possibilidade de trocar dias de trabalho por tempo de condenação. Segundo o texto, três dias de trabalho poderão abater o equivalente a um dia de pena. Desde que sejam compatibilizados os horários, não haverá impedimento para que o preso acumule o desconto da pena com horas de estudo e de trabalho.
Presencial ou à distância
Além dos três ciclos (ensino fundamental, médio ou superior), também poderão ser consideradas as aulas de cursos profissionalizantes ou de requalificação profissional. De acordo com a lei, as aulas poderão ser presenciais ou à distância.
A lei prevê  ainda um bônus para o caso de o detento concluir, na prisão, um dos três ciclos.  "O tempo a remir em função das horas de estudo será acrescido de 1/3 (um terço) no caso de conclusão do ensino fundamental, médio ou superior (...) desde que certificada pelo órgão competente do sistema de educação."


A partir de agora, caso o detento cometa alguma infração disciplinar, o juiz poderá revogar até um terço do tempo remido. Antes da alteração publicada nesta quinta, o artigo 127 apontava que o condenado que fosse punido por falta grave perderia "o direito ao tempo remido", sem impor o limite de um terço.
Presos estudantes
Levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça responsável pelo sistema carcerário do país, aponta que apenas 40.014 presos possuem uma atividade educacional no Brasil. O número representa cerca de 9% do total dos detidos custodiados no sistema penitenciário, que chegava a 445.705 em dezembro de 2010.
Segundo o Depen, 9.583 detentos estão sendo alfabetizados. A maioria cursa o ensino fundamental: 22.028. Já no ensino médio são outros 6.468. Apenas 265 detentos no país possuem autorização judicial para deixarem suas celas e irem à faculdade. Outros 1.670 também deixam as prisões para fazer cursos técnicos.
Até janeiro de 2011, 63,5% dos presos no Brasil não tinham o ensino fundamental completo. Pelo menos 25.319 eram analfabetos e outros 55.783 dos 445,7 mil sabiam apenas ler e escrever.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que certifica estudantes no ensino fundamental e foi aplicado em 13 de maio, teve 14.841 candidatos inscritos em unidades prisionais e socioeducativas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, que certifica estudantes no ensino médio, recebeu 14.473 inscrições de internos em cerca de 500 presídios e instituições correcionais. Cerca de dez mil desses inscritos compareceram à prova.
Segundo dados do Inep divulgados em fevereiro, com as notas do Enem 2010, foram registradas 99 inscrições de presos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com seis matrículas. No Programa Universidade para Todos (ProUni), houve 81 inscrições e dez aprovações. Obtiveram nota para certificação no ensino médio, em pelo menos uma área, 4.046 detentos.

*Mais uma medida para esvaziar os presídios, pois com tal ato, os poucos presos que ainda irão ficar encarcerados, depois da Lei 12403, de 04 de Maio de 2011 (onde até os que estão presos poderão requerer os benefícios), agora poderão passar o dia trabalhando e estudar a noite, que obterão a sua liberdade mais rápido. Ex: A cada 06 (seis) dias trabalhados e estudados, ficarão 03 (trrês) dias a menos na cadeia.
Em vez de o Governo construir presídios e estruturá-los, cria leis que possibilitam cada vez mais que pessoas que cometeram crimes, até muita vezes barbáros, voltem a sociedade sem sequer passar por um analíse, hoje os presídios servem mesmo é para criar novos infratores, e que a partir de hoje estarão de volta mais rapidamente para a rua.
Quem vai realmente ficar preso, é o cidadão de bem, que com medo de sair para rua, vai ficar trancado em casa.
Quem é que vai ter medo de ser preso?

Matéria:g1.globo.com

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Baixaria, ataques e vaias entre deputados:"Eu tenho pena desse louco!"

Bate-boca esquenta e presidente da Aleac, Élson Santiago ameaça suspender a sessão no pequeno expediente, caso visitantes não parassem de vaiar parlamentares da base governista.

O petista Jonas Lima, indignado com os discursos anteriores dos parlamentares oposicionistas Wherles Rocha e Gilberto Diniz, pediu aos colegas que parassem de subir à tribuna daquela casa para proferir mentiras contra o governador Tião Viana.

Direcionando severos ataques ao deputado Gilberto Diniz, Jonas Lima tenta dá uma lição de moral no colega, e é vaiado pelas pessoas que assistiam os discursos no Salão Marina Silva.

 “Você tá vindo aqui mentir, não suba nesta tribuna pra falar bobagens. O senhor não sabe falar sério, só fala fazendo gracinha, com brincadeiras! Respeite este governo não seja irresponsável”, disparou Jonas Lima que recebeu contínuas vaias ao longo de seu discurso inflamado em defesa da gestão petista.

Com direito de resposta, Gilberto Diniz não economizou seu vocabulário e começou chamando Jonas Lima de louco. “Eu tenho pena deste louco! Você não tem necessidade de se prestar a um papel de puxa saco. Se coloque no seu lugar e respeite este parlamento. Estou aqui pra defender os trabalhadores que lutam por seus direitos e por melhores salários”.

Para encerrar seu discurso, Gilberto Diniz avaliou o governo petista como falido, ele ressaltou ainda, o fato de que o PT tenta impor um mundo de faz de conta à população.

“Este governo não se dá conta que já está falido, uma prova disto são inúmeras greves que tem pipocado no Estado. E ainda estão tentando limitar o censo crítico da população tentando criar um mundo do Walt Disney, uma fantasia que tá tudo bem, tudo lindo!”, encerra.

O bate-boca esquentou os ânimos dos parlamentares e dos visitantes que a cada defesa do governo petista não economizavam nas vaias. O presidente da Aleac, Élson Santiago, ameaçou suspender a sessão, caso os visitantes não parassem com as manifestações inconvenientes.

Matéria: Ângela Rodrigues, da Agência ContilNet

ARMAS E MENOR ENVOLVIDOS EM HOMICÍDIOS SÃO APREENDIDOS


02 (duas) das armas usada no homicídio e capsulas deflagradas e uma intacta/Foto:Breno Campelo
Por volta das 17h30min de hoje, 28.06.2011, depois de passar o dia em perseguição dos envolvidos no homicídio ocorrido na quadra Poliesportiva Aurino Brito, Policiais Militares e Civis, conseguiram apreender mais um menor, este com 16 anos, que estava envolvido no assassinato e ainda duas das armas que foram usadas na execução. Eu falei “duas das armas”, pois segundo informações do menor apreendido, ainda existe outra arma, que está em poder de outro menor, que ainda não foi capturado.
As armas apreendidas foram uma Garrucha calibre 22 e um Revólver calibre 32, que o menor entregou sobre grave ameaça, quando estava fugindo para Antonio Marcos, 18 anos. O menor foi capturado na casa de sua Avó, confessou o crime, disse que disparou a Garrucha no primeiro momento e depois quando a vítima tentou subir na grade atirou com o Revólver 32 e que ainda existe outra arma com outro menor e ainda que ambos cometeram o crime, e que o maior Sebastião Alef, 18 anos e outro menor muito conhecido das Polícias, apenas teriam auxiliados na fuga após o crime.

* Me respondam algumas perguntas, meus caros seguidores e internautas.
Alguém em sã consciência duvidaria que os menores fossem assumir o crime e livrar o maior?
Não entendo outro fato, existe o crime de Corrupção de Menores (Art. 244-B, do Estatuto da Criança e do Adolescente). Mais como nesses casos os menores sempre conseguem convencer o maior a “apenas” ajudá-lo?
Como seriam esses menores capazes de tanto poder de persuasão?
Pra finalizar, um esclarecimento, segundo esse mesmo artigo (244-B, do ECA), quem induz, pratica ou ajuda, também é passivo de punição, e acredito que esses maiores não podem se livrarem totalmente.

E voltando ao assunto das armas, já são 50 (cinqüenta) armas apreendidas em nossa cidade apenas pela Polícia Militar. E novamente deixo aqui um apelo; mães, pais, avós, avôs ou qualquer pessoa responsável pelos seus filhos, quando você desconfiar que o seu filho tenha uma arma em casa, denuncie, entregue as armas para as Polícias, tanto faz ser para a Polícia Militar ou Polícia Civil, pois mais tarde quem pode está chorando a perda de um filho pode ser você.
Se você quiser pode até passar um e-mail para esse blog, usando o e-mail blogdogilbertomonteiro@gmail.com, garanto que seu nome e nem o seu e-mail, serão revelados.

terça-feira, 28 de junho de 2011

MAIS UMA ARMA APREENDIDA, JÁ SÃO 48, MAIS UMA NA MÃO DE MENOR.


Revólver 32 Taurus e 03 Munições (batidas)/Foto:Gilberto Monteiro

Na tarde de hoje por volta das 14h00min, e depois de mais uma denúncia anônima, Policiais Militares do serviço reservado, aprenderam mais uma arma. Dessa vez, um revólver calibre 32 Taurus, e três munições e que estava em poder de um menor de apenas 13 (treze) anos de idade, que mora no final da Rua Beira Rio, parte mais nova da Invasão.
Arma apreendida/Foto: Breno Campelo

No momento da apreensão, o menor se contradisse primeiro afirmou que não sabia de quem era a arma, depois disse que era dele e que o mesmo teria comprado a mesma por R$ 200,00 (duzentos reais), pra em seguida dizer que a mesma pertencia à outra pessoa, apenas conhecida por “Boca”.
A mãe do menor encontra-se em Rio branco em tratamento de saúde e o padrasto do menor afirmou que o mesmo sempre ameaçava o mesmo dizendo que ainda iria lhe dar um tiro.

QUARTETO INVADE QUADRA DE ESCOLA E ACERTA CONTAS COM DESAFETO

Local exato aonde a vítima caiu/Foto: Gilberto Monteiro
Na manhã de hoje, 28.06.2011, por volta da 11h10min, Policiais Militares foram acionados para atender uma ocorrência de disparo de Arma de Fogo na quadra Aurino Brito.
Ao chegar no local, os militares já encontraram a equipe da SAMU que estava próximo ao corpo de Janderson Ávila de Alencar, 20 anos( também conhecido por Negão) e já confirmaram que o mesmo estava sem vida.
A partir desse momento, os militares colheram informações de pessoas que estavam pelas proximidades e descobriram que os participantes dos disparos teriam sido 04 (quatro) elementos, conhecidos por Smile, Macaulin, Alef e Perutioe, e deram as características dos mesmos e ainda que, dois teriam saído para o lado do Bairro Bosque e os outros dois para lado do Bairro Pista, imediatamente os Policiais saíram atrás dos possíveis envolvidos.
Outra guarnição de serviço ficou isolando o local, até a chegada do Perito, e ainda descobriram através de outra testemunha, detalhes de como teria acontecido o homicídio. A testemunha relatou o seguinte: “estava eu aqui próximo do portão, quando a vítima entrou, junto com a sua irmã, imediatamente entraram mais quatro pessoas atrás, todos dobraram para o lado direito da quadra, em frente aos vestiários, onde a irmã de negão teria alertado a vítima gritando “Negão”, quando a vítima olhou, percebeu quatro pessoas, que efetuaram vários disparos contra a mesma, que ainda tentou correr e subir em uma grade para pular para dentro da Escola, quando foi novamente alvejada e caiu de cima da grade. Depois disso os acusados, saíram em fuga”.
Uma irmã da vítima também informou que o mesmo já vinha sendo seguido, razão pela qual tinha entrado na quadra, a fim de tentar se livrar da morte, acrescentando ainda, que a vítima já tinha sido ameaçada de morte.
Foto:sena24horas.com.br
Depois da chegada do Perito, foi confirmado que pelo menos duas armas, foram usadas nessa ação.
Logo em seguida Policiais Militares e Civis conseguiram prender Sebastião Alef Feitosa, 18 anos, (foto ao lado) um dos acusados, mais ainda continuavam a perseguição aos demais.
Confira mais algumas fotos da vítima e do local dos disparos.



Local da arquibancada aonde atingido por disparo

Pedaço de chumbo no chão

Outro local da arquibancada atingido por disparo







Outro local da arquibancada aonde atingido por disparos.
 *Vale ressaltar que no momento dos disparos existia várias pessoas de um time de futsal local, que estavam treinando na quadra e que se os tiros tivessem saídos em outra direção, poderia atingir alguns dos desportistas.

Maria Bonfim lembra Aniversário de Paulo Guedes

Foto do arquivo da família.
Saudades do meu amigo Paulo Guedes

A saudade não pode ser considerada como um sentimento tão ruim, visto que, a mesma reflete uma lembrança de momentos bons.
Hoje foi um 28 de junho diferente nos últimos 15, não fiz uma ligação, nem uma visita para entregar uma lembrança de aniversário. Ah! Também não provei de um bolo gosto feito pela Dona Clotilde.
É amigo, saudade pode ser expressada, um aperto do peito, algumas lágrimas rolando no rosto, um choro em silencio, só quem sente saudade sabe.
Mas, o que me conforta no meio da dor da saudade é saber que você está no céu, longe da violência que estava vivendo e que as verdadeiras amizades não morrem, o que precisamos fazer é aprendermos a viver com as lembranças e a saudade.

Texto enviado por Maria Barboza Bonfim

* Eu não ia colocar nada no blog, porque estou preparando toda a documentação para publicar aqui, daqui alguns dias e também para não machucar mais ainda, mais diante de uma homenagem tão bonita e sincera dessa, tive que abrir mão.
Dentro de 03 (três) dias, vão fazer 08 (oito) meses que o meu Pai faleceu, e uma sindicância que foi feita aqui no Hospital Local, com prazo de 30(trinta) dias para se resolver, nós da família, ainda não fomos comunicados do resultado...alguém me disse extra oficialmente, que o resultado da sindicância foi o que os docuemntos mostram..., não fizeram nada de atendimento pelo meu pai...em breve mostrarei os documentos aqui. Aguardem.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MAIS UMA ARMA APREENDIDA EM SENA MADUREIRA, JÁ SÃO 47 ARMAS SOMENTE ESSE ANO


Escopeta e munições dentro de um saco, no local da apreensão/Foto: Breno Campelo
Na manhã de hoje, 27.06.2011, por volta das 10h00min, depois de receber uma denúncia anônima, Policiais Militares do Serviço Reservado apreenderam uma escopeta calibre 36, com 07 (sete) Cartuchos intactos e ainda mais 05 (cinco) Balotes.Todo o material foi apreendido em um terreno baldio, no Bairro Rosa Gonçalves.
Arma e munições entregues na delegacia/Foto:Breno Campelo

O Balote é bolinho de massa explosivo que, embrulhado em papel e atirado em uma superfície dura, estala (muito procurado é usado em festas juninas); mas nesse caso, a fabricação é usada para o mal, se tornando uma espécie de munição de fabricação caseira, em que se colocam vários objetos dentro do cartucho, como pólvora, pregos, etc., hoje, foram apreendidos vários parafusos cortados, pronto para construção de novas munições.
Com a ajuda da População fica mais fácil encontrar as inúmeras armas que ainda existem em nossa cidade.
As polícias agradecem a colaboração da população e continuam no combate da criminalidade, já foram 47 armas apreendidas neste ano, somente pela Polícia Militar.

CHEGUEI A PENSAR QUE IA SER DIFERENTE...NINGUÉM SEGURA MESMO ESSE MENOR INFRATOR

Imagem:visaopanaramica.com
Quando o menor terror dos Bairros Praia do Amarilho/Vila Militar, foi apreendido quinta-feira, 23.06.2011, por ameaças e pertubação da tranquilidade, em um Bar pertencente ao Sr. José Pereira e depois de mais uma vez reagir a prisão, e depois de ser autuado em flagrante, cheguei a pensar que dessa vez a história seria diferente; engano...o menor no momento em que estava sendo apreendido, relatou que era chegado de uma autoridade, não acredito nisso, pois as nossas autoridades não precisam de favores de um menor que só pratica infrações e deixa os moradores de dois bairros aterrorizados...mas para uma pessoa que já expulsou moradores do bairro, rouba e furta frequentemente, além de outras muitas infrações, moradores dos Bairros me ligaram e disseram que o mesmo já está na Rua de novo, pronto para praticar mais algumas infrações...o que será preciso acontecer para que esse menor infrator, seja recolhido a pousada e fique um bom tempo por lá? Os moradores dos bairros Praia do Amarilho e Vila Militar, não sabem o que fazer e já estão mais uma vez convivendo com o medo, pois ele já está na rua.
Em uma dessas ocorrências com esse menor, uma senhora que reside do outro lado do cafezal, chegou a relatar que ele teria furtado o seu Bode e teria levado para sua casa e já estava procurando venda para o animal, ai, ela foi lá e trouxe o animal de volta, que estava próximo a residência do menor, amarrado por uma corda, foi quando a mesma disse: "se ele voltar a entrar lá na minha casa, eu já sei o que vou fazer com ele, ele vai entrar andando, mais vai sair morto".
Será que as nossas autoridades estão esperando isso acontecer, um pai ou mãe de família se desesperar, tirar a vida desse menor e ai ter que responder processo por causa de uma pessoa com essas qualidades?
Depois de algo acontecer, vai ser tarde para remediar.

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2007; SERÁ QUE UM DIA VAI SER APROVADO?

Imagem/senado.gov.br
Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.
O CONGRESSO NACIONAL decreta:
Art. 1º Os agentes públicos eleitos para os Poderes Executivo e Legislativo federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal são obrigados a matricular seus filhos e demais dependentes em escolas públicas de educação básica.
Art. 2º Esta Lei deverá estar em vigor em todo o Brasil até, no máximo, 1º de janeiro de 2014.
Parágrafo Único. As Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas Estaduais poderão antecipar este prazo para suas unidades respectivas.
JUSTIFICAÇÃO
No Brasil, os filhos dos dirigentes políticos estudam a educação básica em escolas privadas. Isto mostra, em primeiro lugar, a má qualidade da escola pública brasileira, e, em segundo lugar, o descaso dos dirigentes para com o ensino público.
Talvez não haja maior prova do desapreço para com a educação das crianças do povo, do que ter os filhos dos dirigentes brasileiros, salvo raras exceções, estudando em escolas privadas. Esta é uma forma de corrupção discreta da elite dirigente que, ao invés de resolver os problemas nacionais, busca proteger-se contra as tragédias do povo, criando privilégios.
Além de deixarem as escolas públicas abandonadas, ao se ampararem nas escolas privadas, as autoridades brasileiras criaram a possibilidade de se beneficiarem de descontos no Imposto de Renda para financiar os custos da educação privada de seus filhos.
Pode-se estimar que os 64.810 ocupantes de cargos eleitorais – vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e seus suplentes, governadores e vice-governadores, Presidente e Vice-Presidente da República – deduzam um valor total de mais de 150 milhões de reais nas suas respectivas declarações de imposto de renda, com o fim de financiar a escola privada de seus filhos alcançando a dedução de R$ 2.373,84 inclusive no exterior. Considerando apenas um dependente por ocupante de cargo eleitoras.
O presente Projeto de Lei permitirá que se alcance, entre outros, os seguintes objetivos:
a) ético: comprometerá o representante do povo com a escola que atende ao povo;
b) político: certamente provocará um maior interesse das autoridades para com a educação pública com a conseqüente melhoria da qualidade dessas escolas.
c) financeiro: evitará a “evasão legal” de mais de 12 milhões de reais por mês, o que aumentaria a disponibilidade de recursos fiscais à disposição do setor público, inclusive para a educação;
d) estratégica: os governantes sentirão diretamente a urgência de, em sete anos, desenvolver a qualidade da educação pública no Brasil.
Se esta proposta tivesse sido adotada no momento da Proclamação da República, como um gesto republicano, a realidade social brasileira seria hoje completamente diferente. Entretanto, a tradição de 118 anos de uma República que separa as massas e a elite, uma sem direitos e a outra com privilégios, não permite a implementação imediata desta decisão. Ficou escolhido por isto o ano de 2014, quando a República estará completando 125 anos de sua proclamação. É um prazo muito longo desde 1889, mas suficiente para que as escolas públicas brasileiras tenham a qualidade que a elite dirigente exige para a escola de seus filhos.
Seria injustificado, depois de tanto tempo, que o Brasil ainda tivesse duas educações – uma para os filhos de seus dirigentes e outra para os filhos do povo -, como nos mais antigos sistemas monárquicos, onde a educação era reservada para os nobres.
Diante do exposto, solicitamos o apoio dos ilustres colegas para a aprovação deste projeto.
Sala das Sessões,
Senador CRISTOVAM BUARQUE

*Esse Projeto obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas.
Uma idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque. Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, Deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.
Mas falando sério, será que alguém acredita que eles, os políticos, irão parovar essa lei, sinceramente eu torço para que seja aprovada, mas não acredito que seja.

Fonte: Senado Federal

MAIS UMA VEZ O MENOR TERROR DA PRAIA DO AMARILHO/VILA MILITAR É APREENDIDO E REAGE À APRENSÃO

Imagem retirada do Site: www.acordacidade.com.br
Na tarde da última quinta-feira, 23.06.2011, mais uma vez o menor que é o terror dos Bairros Praia do Amarilho/Vila Militar, foi APREENDIDO e mais uma vez deu muito trabalho para os Policiais.
Os militares foram acionados via 190, par atender uma ocorrência de Perturbação da Tranqüilidade e Ameaça no Bar do Sr José Pereira (mais conhecido como José Capelão), ao chegar no local, foi comprovada a presença do menor e também as ameaças contra o dono do Bar.
O Sr José Pereira, afirmou que tudo começou, quando o menor tentou comprar Bebida Alcoólica em seu estabelecimento e o mesmo não vendeu, pois não é permitido por lei vender esse tipo de bebidas para menores; ai o menor, que é conhecido por vários furtos e até por expulsar moradores do bairro e que não aceita não como resposta, resolveu ameaçá-lo de morte e perturbar a todos que estavam presentes no bar.
Com a chegada da Polícia Militar, quem pensou que o menor iria se acalmar, se enganou, como de costume do mesmo, que já chegou até a derrubar alguns, o mesmo começou a reagir à prisão com socos e pontapés, inclusive chegando a atingir um dos militares, deixando uma escoriação em seu braço; foi feito o uso da força moderada, assim como também, foi feito o uso de algemas, para poder controlar o menor, que ainda deu muito trabalho, até que fosse conduzido para a Delegacia Local; em um desses momentos em que estava reagindo à prisão, o menor ainda relatou para um dos integrantes da apreensão, que não ficaria por muito tempo preso, pois tinha uma autoridade que gostava muito dele.
Na Delegacia Local, o Dr. Alceste realizou o flagrante do mesmo e o encaminhou para a Pousada e o mesmo ira aguardar a decisão da Justiça.
A comunidade dos Bairros Praia do Amarilho e Vila Militar, esperam que ele fique recolhido por muito tempo, só assim os moradores terão uma tranqüilidade maior.

*Não se sabe até quando o mesmo ficará recolhido, pois já não é a primeira vez que o menor em questão vai parar na pousada; sendo que na outra vez o mesmo não passou nem uma semana recolhido e foi posto em liberdade.
Espero que para o bem dos moradores dos bairros, os seus antecedentes sejam levados em conta e que esse menor passe um bom tempo na pousada.
Abaixo, você confere outros casos desse mesmo menor, já relatado aqui nesse blog.

domingo, 26 de junho de 2011

Alimentos para combater o mau-humor

Imagem:exoterico-rosyluzes.blogspot.com

Melhor que remédio! Veja como acabar com aquela nuvenzinha negra.

Existem alimentos que podem ajudar a diminuir o nervosismo, a ansiedade e o cansaço, eles têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, diminuir a irritação e espantar a tristeza.


Alface: Ótima para amenizar a irritação. O talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, a falta deste mineral pode causar depressão, confusão mental e cansaço.

Banana: Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranqüilo. Tudo isso graças à boa quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina
B6, um dos responsáveis por produzir energia.

Espinafre:
Contém potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão. E ajuda a estabilizar a pressão arterial, além de garatir um bom funcionamento do sistema nervoso, graças as vitaminas A, C e do complexo B, fosfato e magnésio.

Frutos do mar: Os alimentos vindos do mar são ricos em zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo ansiedade e cansaço. Também são boas fontes de ômega-3(gordura que auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea) e proteínas, ambos essenciais para o bom funcionamento do coração.

Mel: Estimula a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

Laranja: Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, isso devido as boas concentrações de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Essa fruta ainda é energética, previne a fadiga e hidrata.

Uva: A vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardamo envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim . Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso.é rica em glicose, por isso é um bom energético.

Jabuticaba: É rica em carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Também é repleta de ferro não heme e vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo e suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos.

Ovos: As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade.

Alexandre Mota "Chora" Morte de Bandido

sábado, 25 de junho de 2011

No Acre, pobreza ainda é maior que a de outros estados, diz IPEA

Enchente do rio Acre: retrato da miséria no AC. Em pobreza extrema, famílias erguem casas em áreas de risco (Foto: Agência de Notícias do Acre)

Números do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) mostram que no Acre, as famílias mais pobres nas áreas urbanas têm renda ainda inferior aos pobres de outros estados do País.

“A diferença em desfavor do Acre se aprofunda ainda mais quando analisamos os números da zona rural. Estamos falando de miséria absoluta”, afirmou o vice-presidente do IPEA, Jorge Abrahão de Castro, no 11º Fórum Internacional em Saúde e 3º Fórum de Saúde Coletiva do Acre.

Ainda de acordo com Castro, “a pobreza da zona rural do Acre é um dos fatores de manutenção da pobreza na zona urbana”.

O evento, realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), teve como tema “A inclusão social e a saúde na Amazônia Ocidental”, além de debater os indicadores sociais, a educação e a inclusão social.

A iniciativa é do Mestrado em Saúde Coletiva da Ufac e tem como objetivo ampliar o conhecimento dos mestrandos com o objetivo de auxiliar o Governo do Estado na erradicação dos problemas da área.

No segundo debate do dia, assunto diferente, mas polêmica parecida. O presidente nacional das Associação dos Pais e  Amigos dos  Excepcionais (Apaes), Eduardo Luiz Barros Barbosa, que também é médico, alertou para “os riscos das políticas mal conduzidas e associadas a superficialidade dos estudos”.

Ele fez uma referência clara sobre o programa de inclusão dos especiais nas Rede Pública de ensino: “Não adianta colocar as pessoas com deficiência intelectual nas escolas públicas sem um arcabouço que garanta o desenvolvimento deles”.

“Temos que questionar se a educação que estamos fornecendo servirá para a independência dessas pessoas ou se estamos apenas contribuindo para favorecer a estatística dos governos”, pontuou.

“O politicamente correto transformou um programa que poderia ser excelente, numa discussão rasa”, salienta Barbosa, que solicitou uma análise mais técnica e aprofundada do problema, alertando que as necessidades têm níveis diferenciados e, portanto sucessos variados ou fracassos, dependendo do caso.

“Alguns podem ter avanços na rede pública de ensino, outros necessitam das escolas especiais, e, outros ainda, infelizmente o maior número, aparece nas estatísticas dos governos, mas permanecem invisíveis para a sociedade”.

Para o coordenador do Fórum, professor doutor Creso Machado Lopes, é de fundamental importância encarar os problemas de frente: “nós temos que buscar soluções urgentes para esses problemas. A pobreza nos níveis que nos foram apresentados não pode aguardar por soluções a médio e longo prazo”, declarou.

Matéria:agazeta.net

GUANGUE DE MENORES EXECUTA PEÃO DE FAZENDA NA PRAÇA DO BAIRRO ANA VIEIRA

Vítima caida no chão/Foto: Gilmar Monteiro
Na noite de ontem, por volta das 20h30min, mais um crime chocante, e que tem menores como autores, aconteceu em nossa cidade.
Policiais Militares foram acionados para atender uma ocorrência de disparos de arma Fe fogo, na Praça do Ana Vieira, e quando chegaram ao local, já encontraram a vítima caída e sem vida, na referida praça.
ENTENDA O CASO
Segundo informações das testemunhas, a vítima José Ronildo Lima da Silva, 25 anos, estava na Praça do Bairro Ana Vieira e por algum motivo (provavelmente por causa de uma Bicicleta) se envolveu em uma discussão com um rapaz conhecido apenas por “Donizete”; que após a discussão, “Donizete” saiu do local e depois de alguns instantes, retornou com uma arma de fogo e efetuou alguns disparos contra José Ronildo, que já caiu na praça, irmãos da vítima ainda tentaram intervir, tentando segurar o autor dos disparos, mais outros três menores, inclusive uma menina, partiram pra cima dos irmãos da vítima, que felizmente conseguiram fugir. Bombeiros e SAMU foram acionados, mas o rapaz já estava sem vida.
O local foi isolado até a chegada da perícia, que conduziu em seguida o corpo para o IML em Rio Branco.
Revólver utilizado para praticar o crime/Foto: Breno Campelo
PERSEGUIÇÃO E PRISÃO DOS ACUSADOS
Logo após o acontecido, equipes de Policiais Militares e Civis, saíram em perseguição ao autor dos disparos e seus comparsas. E conseguiram apreender os 04 (quatro) menores envolvidos e também a arma utilizada para praticar o crime, que estava na casa de um dos integrantes da gangue.
A arma utilizada para no crime, foi um revólver calibre 38 Taurus e que ainda tinha duas munições intactas.
Menores infratores e a arma do crime foram entregues na Delegacia Local.


*Mais um ........ praticado por menores, mas como eles têm “Transito Livre” e as Leis os amparam, não estranhem se amanhã (hoje) mesmo eles estejam soltos por ai e cometendo mais alguns pequenos Atos Infracionais (como têm que ser chamados os crimes que eles cometem).
Aonde vamos parar...em breve em outro Post, comentarei sobre outros casos envolvendo um  menor infrator da Praia do Amarilho, que já cometeu inúmeros, vários, diversos crimes, corrigindo, Ato Infracionais e que continua solto e aprontando.
Aqui mesmo no Blog já existe várias matérias, sobre o mesmo.

Mais algumas fotos da vítima, as imagens são muitos fortes e proibidas para menores de 18 anos, e são de Gilmar Monteiro.







PERSEGUE E ROUBA CELULAR DE MENOR E ACABA PRESO


Ilaelte Silva Marciel, 25 anos, roubou celular da menor/Foto: José Machado

Na noite de ontem, 24.06.2011, por volta das 19h50min, Policiais Militares foram acionados para atender uma ocorrência de Roubo, próximo a Igreja Presbiteriana, no Bairro Bosque.
Chegando ao local, os militares receberão informações da vítima e também de uma testemunha, que um rapaz de nome Ilaelte Silva MaRciel, 25 anos, teria lhe seguido de Bicicleta por um tempo e tomou um celular dela, uma menor de 15 anos de idade e disse ainda, que o infrator, sempre está em frente à Escola que a mesma estuda, e fica ameaçando de tomar a sua Bicicleta.
Depois do acontecido, um irmão da vítima juntamente com uma testemunha seguiram o infrator e acionaram a Polícia, que ao localizar o infrator e realizar uma busca pessoal no mesmo,encontrou em um dos bolsos de sua roupa o referido celular.
De imediato foi dada voz de prisão ao infrator e o mesmo foi conduzido a delegacia local.

Quanto ganham as principais autoridades do Poder Executivo Estadual Acreano (penúltimo pior PIB do Brasil)

Imagem:unisinos.br 
O presente estudo visa levar ao conhecimento dos contribuintes acreanos os valores das remunerações pagas às principais autoridades ocupantes de cargos no Poder Executivo do Estado do Acre.

Constitui a primeira fase de um levantamento mais aprofundado que almeja apurar se tais valores guardam coerência com o Produto Interno Bruto local – hoje penúltimo do Brasil - em comparação ao que é pago em outros Estados da Federação e seus respectivos PIBs.

O ponto de partida, para que possamos chegar aos demais, é o subsídio pago à maior autoridade do Estado do Acre: o “Governador”.

O Chefe do Poder Executivo recebe, por força da Lei Estadual 2.411, de 22 de dezembro de 2010, o valor corresponde a 100% do subsídio pago aos Desembargadores do Tribunal de Justiça.

Os Desembargadores, por seu turno, recebem 90,25% - pelo menos esse é o teto – inciso XI, do art. 37 da Constituição Federal - do subsídio pago aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, que hoje corresponde a R$ 26.723,13. Feitas as contas, os Desembargadores do TJ-AC recebem R$ 24.117,62. Logo, o Governador do Estado recebe R$ 24.117,62.

Tal valor, em razão do malfadado artigo 77 da Constituição Estadual, é o mesmo que vem sendo pago aos ex-governadores e viúvas a título de pensão vitalícia.

É de se destacar, que o salário do governador do Acre supera em mais de R$ 5 mil, o valor pago (R$ 18.700,00) ao governador do Estado de São Paulo, que detém o maior PIB do Brasil.

Continuando...

O Vice-Governador do Acre, por sua vez, ganha 95% do subsídio do Governador, o que equivale a R$ 22.911,73.

Já os Secretários de Estado recebem 80% do subsídio do Governador: R$ 19.294,09.

Os Secretários Extraordinários, o Procurador-Geral do Estado, o Defensor Público-Geral, o Controlador-Geral, o Chefe do Gabinete Civil, o Chefe do Gabinete Militar, o Comandante da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e o Delegado-Geral da Polícia Civil, por força da Lei Complementar 191, de 31 de dezembro de 2008, recebem o mesmo valor pago aos Secretários de Estado: R$ 19.294,09.

Os Secretários Adjuntos e os Assessores Especiais recebem 90% da remuneração dos Secretários de Estado, o que equivale a R$ 17.364,68. (art. 25, inciso I, da Lei Complementar 191).

O Ouvidor do Estado e os Diretores recebem 80% do valor pago aos Secretários de Estado (art. 25, inciso II, da Lei Complementar 191): R$ 15.435,27.

Na administração indireta, a remuneração dos dirigentes máximos obedecerá as regras abaixo (art. 30 e incisos, da Lei Complementar 191):

- Deracre e Hospital das Clínicas – 100% da remuneração dos Secretários de Estado: R$ 19.294,09.

- Acreprevidência, Deas, Detran, Fundação Elias Mansour, Funtac, Idaf, Instituto Dom Moacir, Imac, Iteracre, Iapen, Instituto Sócio-Educativo e Juceac – 90% da remuneração dos Secretários de Estado: R$ 17.364,68.

- Agência Reguladora de Serviços Públicos, Fades, Fundação Escola do Servidor Público, Funbesa e Fundação de Desenvolvimento Humano de Recursos Humanos, da Cultura e do Desporto – 80% da remuneração dos Secretários de Estado: R$ 15.435,27.

A remuneração do Diretores do Deracre, Hospital das Clínicas, Acreprevidência, Deas, Detran, Fem, Funtac, Idaf, Idm, Imac, Iteracre, Iapen, Ise e Juceac, corresponde a 80% da remuneração dos Secretários de Estado (Parágrafo Primeiro, do art. 30 da Lei Complementar 191): R$ 15.435,27.

A remuneração dos Diretores da Ageac, Fades, Fespac, Funbesa e Fdrhcd corresponde a 70% da remuneração dos Secretários de Estado (Parágrafo Segundo, do art. 30 da Lei Complementar 191): R$ 13.505.86.

Cargos Comissionados

Na estrutura administrativa do Estado do Acre existem quinhentos e sessenta cargos em comissão, divididos em 05 categorias (art. 26, da Lei Complementar 191):
CEC - 1: R$ 1.680,00
CEC - 2: R$ 2.240,00
CEC - 3: R$ 3.360,00
CEC - 4: R$ 4.480,00
CEC - 5: R$ 5.600,00

Funções de Confiança

Existem ainda as funções de confiança, exercidas, exclusivamente, por servidores efetivos da administração direta e indireta, escalonadas em 10 níveis (art. 28, da Lei Complementar 191):
FC1: R$ 100,00
FC2: R$ 200,00
FC3: R$ 300,00
FC4: R$ 400,00
FC5: R$ 500,00
FC6: R$ 600,00
FC7: R$ 700,00
FC8: R$ 800,00
FC9: R$ 900,00
FC10: R$ 1.000,00

Cargos de representação comissionados

Existem 48 Cargos em Comissão Intermediários, com remuneração de R$ 750,00 e que se destinam, conforme diz a Lei Complementar 191, à garantia da efetiva prestação dos serviços públicos estaduais no interior do Estado.

Custo mensal do primeiro escalão

- Um governador: R$ 24.117,62.
- Um Vice-Governador: R$ 22.911,73.
- Dezessete Secretários de Estado: R$ 327.999,53
- Dois Secretários Extraordinários: R$ 38.588,18
- Dezesseis Secretários Adjuntos: R$ 277.834,88
- Um Secretário de Governo: R$ 19.294,90
- Um Chefe do Gabinete Civil: R$ 19.294,90
- Um Chefe do Gabinete Militar: R$ 19.294,90
- Um Controlador-Geral do Estado: R$ 19.294,90
- Um Ouvidor do Estado: R$ 15.435,27.
- Quatorze Assessores Especiais: R$ 243.105,52
- Vinte e um Diretores: R$ 324.140,67

O Estado do Acre gasta mensalmente R$ 1.351.312,90 para manter o salário dos 76 membros do primeiro escalão do governo. A despesa anual, 13º. incluso, é de R$ 16.217.105,00. Em quatro anos a despesa chega a pouco mais de R$ 64 milhões.


Post retirado do Blog edineimuniz.blogspot.com
 
* Então é por isso que o Estado não tem dinheiro par dar aumento para os funcionários, no caso "menos importantes". Viver com alguns desses salários é muito Fácil, e ainda  tem varias vantagemns, como viagens, telefones, etc. Queria ver era eles sobreviverem, ganhando entre um salário minímo e 2 mil reais e ainda tendo que pagar luz, telefone, etc.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

BR 364, a rodovia de R$ 1 bilhão está virando uma “colcha de retalhos”

balsa

Um bilhão de reais. Esse será o valor final da BR 364 após sua conclusão.  Uma das estradas mais caras do Brasil está se transformando em uma verdadeira “colcha de retalhos” no trecho de quase 150 quilômetros entre os municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Frentes de serviços do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura, Hidroviária e Aeroportuária do Estado do Acre [DERACRE] tentam tampar os buracos que desfazem o discurso do Governo ao justificar todos os anos o custo da obra.
As irregularidades começam na chegada ao município de Tarauacá. Há informações de que o terreno desapropriado para a construção da ponte sobre o rio Envira ainda não foi pago ao seu proprietário. O trecho de responsabilidade da empresa Construmil é um dos principais entraves para quem  entra e sai de Tarauacá. Em fase de acabamento, uma simples chuva já deixa as cidades praticamente isoladas. A lentidão na conclusão das obras irrita os moradores de Tarauacá. A travessia ainda é feita com a ajuda de balsas.
- Essa Construmil está há mais de dez anos nesta região só comendo o dinheiro do povo do Acre – disse seu Dalcides, um experiente caminhoneiro do trecho.
Nos primeiros 19 km da cidade de Tarauacá rumo a Cruzeiro do Sul a camada asfáltica que estava se soltando foi totalmente retirada. Máquinas da empresa Construmil trabalham na recuperação total no considerado pior trecho entre as duas cidades.
A partir do km 19 até o Rio Liberdade, próximo da Vila Santa Luzia, a viagem se torna lenta e perigosa. A camada de asfalto mais recente está se soltando e a rodovia está cheia de buracos. Há locais onde a erosão ajudou a formar grandes crateras. Quem transita pelo trecho é obrigado a andar em baixa velocidade e com muita paciência para não provocar acidentes.
asfalto
Durante o deslocamento de nossa reportagem ontem, apenas duas equipes faziam a Operação Tapa Buracos. Os trechos da pista em desnível são os maiores problemas. Os caminhoneiros culpam o Estado de fazer terraplanagem mal feita e de colocar asfalto de péssima qualidade. A reclamação dos profissionais do volante foram constatadas pelo TCU. Assim como o custo da obra, as irregularidades apontadas pela auditoria do TCU também são grandes. A análise aponta ilegalidades que vão do pagamento superfaturados por serviços, execução de trabalhos não previstos em contrato e irregularidades graves em preços ou pagamentos.
A Variante que liga a BR 364 ao município de Cruzeiro do Sul também não foi concluída. Até a tarde de ontem, não havia máquinas trabalhando no trecho no lado do bairro Miritizal. A garantia do DERACRE é de pavimentação da região nesta estiagem.
Em Cruzeiro do Sul, o escritório do DERACRE não abriu durante o feriado de quinta-feira. As informações que foram solicitadas para a assessoria de imprensa do governo também não foram enviadas à redação. Não há informações dos custos que estão sendo aplicados na reforma dos trechos entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
Matéria: Jairo Carioca, da redação de ac24horas

PM abre sindicância para apurar desaparecimento de criança no RJ

Imagem:pmerj.org
A Polícia Militar abriu uma sindicância para apurar se houve envolvimento de PMs no desaparecimento do menino Juan, de 11 anos, durante uma operação policial. Segundo a família, ele sumiu depois de ser baleado num tiroteio entre PMs e um traficante.
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio decidiu investigar o sumiço do menino. Os PMs que participaram da operação contaram na 56ª DP (Comendador Soares) que não viram Juan, apenas o irmão dele, que foi atingido por duas balas perdidas, no ombro e na perna. A mãe do menino diz que ele conta que viu o irmão baleado, mas não conseguiu socorrer porque também estava ferido.

Wesley, de 14 anos, está internado no hospital. Segundo os médicos, o estado de saúde dele é estável, e o garoto não corre risco de morrer. A comissão também pediu à Polícia Civil proteção para o irmão, que atua como testemunha no caso. Nesta sexta-feira (24), o presidente da comissão, deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) foi ao hospital visitar Wesley. E descobriu que outra vítima do confronto, um jovem de 19 anos que levou três tiros pelas costas, também está internado no hospital. Ele está sob custódia, como traficante, mas se diz trabalhador.

“Tanto um quanto o outro viram o menino de 11 anos ser atingido e estar caído no local. E óbvio, as evidencias apontam pra uma atuação da Polícia Militar”, disse Freixo.
O comandante do batalhão informou que abriu uma sindicância para apurar o que houve durante a ação. Mas que até agora não houve acusação formal contra os policiais, por isso, eles não foram afastados. Os policiais ficarão de fora do Grupo de Ações Táticas (GAT), para não terem que voltar à comunidade.

Dados de GPS

A Polícia Militar do Rio de Janeiro solicitou os dados do GPS da viatura de agentes do GAT do 20º BPM (Mesquita).
De acordo com a polícia, a corporação também vai dar aos agentes da 56ª DP (Comendador Soares), que investiga o caso, todas as informações apuradas pela sindicância do 20º BPM. O objetivo é tentar esclarecer o que ocorreu no dia da operação.
Matéria:g1.globo.com

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Governo traz equipe médica para atendimentos de oftalmologia

Programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos é lançado pelo governador Tião Viana


 lancamento_cuidando_seus_olhos_foto_gleilson_miranda_1.jpg
 lancamento_cuidando_seus_olhos_foto_gleilson_miranda_6.jpg
 
lancamento_cuidando_seus_olhos_foto_gleilson_miranda_7.jpg
O Cuidando dos Seus Olhos é uma ação específica para problemas oftamológicos e vai atender todo o estado através do Saúde Itinerante (Fotos: Gleilson Miranda)
Maria de Nazaré Oliveira não enxergava mais há alguns anos. A catarata, doença comum a partir dos 60 anos de idade, é causada pelo envelhecimento do cristalino e causa a perda da visão. Maria de Nazaré é uma das pacientes do programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, do Governo do Estado.
O programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos é uma iniciativa do governo do Acre com apoio do Ministério da Saúde e em parceria com o Centro Oftalmológico de Referência Humanizada de Ribeirão Preto (SP). O Acre é o segundo estado a ter este tipo de iniciativa. A Bahia desenvolve um programa semelhante.
O Cuidando dos Seus Olhos é uma ação específica para problemas oftamológicos e vai atender todo o estado através do Saúde Itinerante. Ele está programado para durar 52 semanas (1 ano). Serão duas bases de referência, uma na capital e outra em Cruzeiro do Sul. Municípios que não têm ligação terrestre com os núcleos do programa serão atendidos com equipes médicas in loco. A ação começou em caráter experimental no dia 15 deste mês e nesta quarta-feira foi lançada oficialmente pelo governador Tião Viana. Até a noite do dia 21 foram realizados 5.335 atendimentos e 1.088 cirurgias.
“Quando eu tirei o curativo do olho, abri os olhos e me dei conta de que estava enxergando e vendo tudo direitinho a primeira coisa que fiz foi olhar pra cima e agradecer a Deus. Eu voltei a enxergar”, disse Maria de Nazaré.
A primeira etapa do projeto Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos está voltada para o atendimento geriátrico e dá prioridade a pacientes com mais de 50 anos. Para ser atendido basta procurar o Hospital das Clínicas com o documento de identidade e o Cartão SUS, que pode ser tirado nos centros de saúde ou no próprio HC, desde que não seja feriado ou final de semana.
“O atendimento será feito do dia 15 a 28, todos os meses. As cirurgias acontecem entre 20 e 28 de cada mês. Os municípios terão uma agenda que será divulgada conforme a atividade do programa. São dias corridos, então podem vir nos feriados, sábados e domingos que estaremos aqui”, explicou a coordenadora do projeto, Dora Lima.
O atendimento é voltado para todos os problemas de oftamologia. O paciente chega, faz um cadastro, passa pela consulta e é encaminhado para exames ou cirurgias, tudo marcado e realizado no mesmo local, gratuitamente. Exames ou encaminhamentos anteriores não são necessários, pois o paciente inicia todo o procedimento dentro do programa.
“A única coisa que o governo está pedindo às pessoas é que não deixem nenhum velhinho sem atendimento. Quem tiver um idoso em casa ou conhecer algum que não enxerga direito, que tem problemas de visão, tragam pro Hospital das Clínicas. Nós não sabemos quantos atendimentos serão feitos, mas queremos atender todas as pessoas que precisarem”, disse o governador Tião Viana.
A oftamologia é uma das áreas consideradas como um “gargalo” no HC. Em Rio Branco a estimativa é de que haja pelo menos cinco mil cirurgias “represadas”. No interior não há como estimar. “Com esse atendimento sendo feito aqui nós zeramos o TFD nesta área. A vantagem disso é que o paciente não precisa sair da sua casa e ir para outro estado, muitas vezes sem condições de arcar com as despesas de alimentação e hospedagem. Tudo é feito aqui e de graça, com o carinho e a atenção do Governo do Estado e da família de cada paciente”, disse a secretária de Saúde, Suely Melo.
Dentro do programa os pacientes são consultados, fazem exames e, se preciso, a cirurgia de qualquer problema de visão. Os equipamentos são os mais modernos e utilizam a melhor tecnologia existente. As cirurgias de catarata, por exemplo, duram cerca de meia hora.
“O sucesso da recuperação de cada paciente se resume a duas ações: o uso do colírio e a higiene do local. Quem tiver dúvidas sobre o atendimento ou sobre a recuperação pode ligar no telefone gratuito 0800 647 04 04”, disse o chefe da equipe do Centro Oftalmológico de Referência Humanizada, Luciano Goulard.
Segundo o coordenador do HC, Carlos Eduardo, o número de atendimento no Hospital das Clínicas passou de uma média de dois mil para quatro mil/dia.
Fonte agencia.ac.gov.br
* Se tem uma coisa que o governo fez de bom até agora, foi fazer no Acre esse programa, muitos dos nossos pais e avôs batalhadores, agora vão ter a oportunidade de voltar a enchergar melhor; quando se faz algo bom, tem que ser elogiado...parabéns.